???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8735
???metadata.dc.type???: Tese
Title: "Gosto mais de tá no rio, pegar banzeiro...": elementos para constituição da identidade de lugar em crianças de uma comunidade do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Zacarias, Elisa Ferrari Justulin 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Higuchi, Maria Inês Gasparetto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pato, Claudia Marcia Lyra
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mourão, Ada Raquel Teixeira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges
???metadata.dc.contributor.referee4???: Profice, Christiana Cabicieri
???metadata.dc.contributor.referee5???: Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
???metadata.dc.description.resumo???: A identidade de lugar (IdL) é um aspecto revelador do modo como a pessoa interage com o ambiente. É construída a partir da relação pessoa-ambiente e abarca uma complexa rede tecida por aspectos cognitivos, afetivos, aptidões comportamentais, experiências, aspectos culturais, relações interpessoais e a dimensão temporal. Quanto mais significativa a IdL, mais as pessoas se tornam favoráveis a adoção de práticas de proteção e cuidado ambiental. Assim, o estudo da IdL contribui na proposição de intervenções que otimizem relações pessoa-ambiente mais sustentáveis desde a infância. Por ser um conceito novo, há muito a ser pesquisado, em particular como tudo isso vai sendo construído ao longo dos anos. Assim, o objetivo geral deste estudo foi compreender as implicações da relação criança-ambiente na constituição da identidade de lugar na Comunidade São Francisco, Careiro da Várzea- AM. Para tanto, os objetivos específicos foram: a) Caracterizar o cotidiano da criança a partir da relação com o ambiente ribeirinho da várzea; b) Identificar o uso social dos espaços pelas crianças e c) a Verificar aspectos da identidade de lugar na conduta de cuidado ambiental do lugar. Tal compreensão fundamentou a elaboração de um modelo de IdL a partir da pesquisa teórica e empírica presente neste estudo. Para tanto foi realizado uma pesquisa exploratória com abordagem multimétodos. A primeira fase da pesquisa consistiu na aplicação da técnica de associação livre de palavras sobre os lugares frequentados na comunidade. A segunda etapa da pesquisa, consistiu na aplicação da técnica do desenho dirigido e entrevista. O protocolo da entrevista semiestruturada foi elaborado com questões abertas e fechadas sobre aspectos que caracterizam o modo de viver na comunidade e sobre as práticas ecológicas. Os dados possibilitaram conhecer lugares de maior afinidade (escola, casa e igreja), lugares de menor afinidade chato (nenhum) e lugares de menor afinidade perigosos (rio/lago, caminhos e mato); as categorias de percepção do cotidiano foram classificadas em habitual, singular e de diligência. A análise dos dados coletados revelou a necessidade de proposição de um novo modelo de IdL, é constituído por cinco dimensões entrelaçadas entre si – ambiental, interpessoal, cultural, pessoal e temporal. A partir desse modelo, verifica-se que a IdL das crianças está fortalecida nas dimensões interpessoal, pessoal, cultural, porém a dimensão ambiental pode ser estimulada. A inserção de aparatos e serviços que estão mais presentes e são próprios de outros lugares pode conferir à comunidade mais força de avaliação positiva. As crianças conseguem perceber o lugar onde vivem, estabelecem vínculos objetivos e subjetivos, reconhecem as peculiaridades do lugar e como se relacionam com ele nas diversas dimensões que vão forjando a IdL. No entanto, essa construção deve ser mantida tanto para o cuidado de si, dos outros e do próprio lugar.
Abstract: Place identity is a revealing aspect of the way a person interacts with the environment. It is built from the person-environment relationship and encompasses a complex network woven by cognitive and affective aspects, behavioral skills, experiences, cultural aspects, interpersonal relationships and the temporal dimension. The more significant place identity, the more people become in favor of adopting practices of environmental protection and care. Thus, the study of the place identity contributes to the proposition of interventions that optimize more sustainable person-environment relationships from childhood. As it is a new concept, there is a lot to be researched, in particular how all this is being built over the years. The general objective of this study was to understand the implications of the child-environment relationship in the constitution of place identity in the São Francisco Community, Careiro da Várzea-AM. Therefore, the specific objectives were: a) To characterize the daily life of the child from the relationship with the riverside environment of the floodplain; b) Identify the social use of spaces by children; c) Verify aspects of place identity in the conduct of environmental care in the place. This understanding was the basis for the elaboration of a place identity model based on the theoretical and empirical research present in this study. Therefore, exploratory research with a multimethod approach was carried out. The first stage of the research consisted of applying the technique of free association of words on the places frequented in the community. The second stage of the research consisted in the application of the technique of directed drawing and interview. The semi-structured interview protocol was designed with open and closed questions about aspects that characterize the way of living in the community and ecological practices. The data made it possible to get to know places of greater affinity (school, home and church), places of lesser affinity boring (none) and places of lesser affinity dangerous (river/lake, paths and bush); the categories of daily perception were classified into habitual, singular and diligence. The analysis of the collected data revealed the need to propose a new model of place identity, it consists of five dimensions intertwined with each other – environmental, interpersonal, cultural, personal and temporal. From this model, it appears that the children's place identity is strengthened in the interpersonal, personal, cultural dimensions, but the environmental dimension can be stimulated. The insertion of devices and services that are more present and typical of other places can give the community more strength for positive evaluation. Children are able to perceive the place where they live, establish objective and subjective bonds, recognize the peculiarities of the place and how they relate to it in the various dimensions that forge the place identity. However, this construction must be maintained for the care of oneself, others and the place itself.
Keywords: Várzeas - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA SOCIAL
???metadata.dc.subject.user???: Identidade de lugar
Várzea amazônica
Criança
Ambiente
Natureza
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: ZACARIAS, Elisa Ferrari Justulin. "Gosto mais de tá no rio, pegar banzeiro...": elementos para constituição da identidade de lugar em crianças de uma comunidade do Amazonas. 2022. 166 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8735
Issue Date: 15-Dec-2021
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_ElisaZacarias_PPGCASA.pdf4.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons