???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8761
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior
Other Titles: ThinkTEd Lab, a case of Creative Learning in Computing Science course
???metadata.dc.creator???: Pires, Fernanda Gabriela de Sousa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
First advisor-co: Seixas, Luma da Rocha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Falcão, Taciana Pontual
???metadata.dc.contributor.referee2???: Raabe, André Luís Alice
???metadata.dc.description.resumo???: Muito se tem discutido sobre as dificuldades relacionadas à educação em computação. Entre as preocupações estão as altas taxas de reprovação e evasão. Nos cursos de Licenciatura em Computação, somam-se as dificuldades com relação à identidade do curso. Isso se reflete na formação de parte dos estudantes, que enfrenta problemas para se encontrar nas carreiras relacionadas à área. Algumas das tentativas para mitigar esses problemas são: a aplicação de metodologias de aprendizagem ativas; espaços de trabalho colaborativos; desenvolvimento de soft skills; modernização dos currículos; fortalecimento das ações práticas; entre outras. Nesse sentido, esta dissertação, através de uma pesquisa qualitativa, apresenta um estudo de caso com o objetivo de investigar os efeitos na formação acadêmica e profissional causados pela participação de estudantes de Licenciatura em Computação no ThinkTed Lab. O ThinkTEd Lab é um espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de soluções computacionais criativas e inovadoras que possam ser aplicadas à educação. Para verificar isso, foram realizados estudos no período de 2018 a 2020 que tiveram três fontes de dados: observação participante, análise documental e questionário estruturado, e contou com a participação de dezesseis estudantes. Como resultados da pesquisa são apresentadas: (i) uma proposta de aprendizagem criativa aliada a pesquisa científica para o nível superior; (ii) a produção dos estudantes, consolidada em 42 publicações, três prêmios, 25 jogos educacionais desenvolvidos, 27 cursos/eventos promovidos, dezesseis projetos de pesquisa e extensão e quinze participações em eventos científicos e tecnológicos; e (iii) a percepção dos estudantes sobre a sua participação no ThinkTEd Lab e os impactos em sua vida acadêmica e profissional. Os resultados sugerem que: (i) a participação dos estudantes no ThinkTEd Lab evitou que 81% deles desistissem do curso; (ii) a adaptação de aprendizagem criativa para o ensino superior promoveu o desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills; (iii) os estudantes têm a percepção de estarem preparados para o mercado de trabalho, seja em pesquisa, docência ou desenvolvimento de software; (iv) os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver o Pensamento Computacional através da resolução de problemas do mundo real; e (v) os estudantes acreditam que o laboratório é fundamental para a sua formação, entre outras coisas, por prover possibilidades de aprender a aprender.
Abstract: Much has been discussed about the difficulties related to computer education. Among the concerns are high failure and dropout rates. In the Teaching Degree in Computing Science, there are additional difficulties regarding the course's identity. This is reflected in the education of part of the students, who face problems finding themselves in careers related to the area. Some of the attempts to mitigate these problems are the application of active learning methodologies, collaborative workspaces, soft skills development modernization of curricula, strengthening of practical actions, among others. In this sense, this dissertation, through qualitative research, presents a case study to investigate the effects on academic and professional education of undergraduate students in Computing caused by their participation at ThinkTed Lab. ThinkTEd Lab is a multidisciplinary space for the development of creative and innovative computational solutions that can be applied to education. For verify this, studies were carried out from 2018 to 2020 that had three data sources: participant observation, document analysis, and a structured questionnaire, with the participation of sixteen students. As research results are presented: (i) a creative learning proposal with scientific research for higher education; (ii) student production, consolidated in 42 publications, three awards, 25 educational games developed, 27 courses/events promoted, sixteen research and extension projects, and fifteen participation in scientific and technological events; and (iii) students' perception of their participation in the ThinkTEd Lab and the impacts on their academic and professional life. The results suggest that: (i) the participation of students in the ThinkTEd Lab prevented 81\% of them from dropping out of the course; (ii) adapting creative learning to higher education, promoting the development of technical skills and soft skills; (iii) students have the perception of being prepared for the job market, whether in research, teaching, or software development; (iv) students had the opportunity to develop Computational Thinking through real-world problem solving; and (v) students believe that the laboratory is essential for their education, among other things, because it provides possibilities to learn how to learn.
Keywords: Sistemas de computação interativos
Computação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação em Computação
Aprendizagem Criativa
Soft Skills
Pensamento Computacional
Licenciatura em Computação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: PIRES, Fernanda Gabriela de Sousa. ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior. 2022. 196 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8761
Issue Date: 16-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FernandaPires_PPGI.pdf60.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons