???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8786
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A educação especial em escolas estaduais no município de Humaitá-AM : um olhar sobre as práticas educativas
Other Titles: Special education in state schools in the municipality de Humaitá-AM: a look at educational practices
???metadata.dc.creator???: Costa, Rosangela Carvalho da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Valmir Flôres
???metadata.dc.contributor.referee1???: Zuin, Aparecida Luzia Alzira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Franco, Zilda Gláucia Elias
???metadata.dc.description.resumo???: Diante da inquietação sobre saber como estão sendo desenvolvidas as práticas educativas na Educação Especial, enquanto modalidade de ensino, principalmente, no período de pandemia e qual o suporte disponibilizado para o professor, formulou-se alguns questionamentos direcionadores objetivando analisar essas práticas. Buscaram-se nos discursos dos pesquisadores, professores e no discurso do Estado, caracterizar o processo de ensino desenvolvido pelos educadores de modo a compreender o sujeito produzido por esse conjunto de práticas. A abordagem desse estudo é arqueogenealógica e os caminhos utilizados foram: a construção, a análise e a problematização do arquivo. O cenário são duas escolas estaduais, aqui intituladas Alfa e Ômega, que centralizam o atendimento de noventa discentes com deficiência. A coleta de dados considerou a perspectiva foucaultiana proposta na abordagem e se valeu do que foi preciso para encontrar a resposta do seu problema e compreender seu acontecimento. Portanto foi aplicado um questionário a dois docentes que atuam em sala regular, três docentes que atuam no atendimento educacional especializado e, buscando compreender o efeito da prática educativa no sujeito final, realizou-se uma entrevista com um funcionário público com deficiência que estudou desde pequeno e concluiu o ensino médio na escola Alfa. As formações discursivas oriundas da análise das respostas foram organizadas por eixos de acordo com o dispositivo disciplinar e as dúvidas que surgiram no decorrer do estudo foram esclarecidas via aplicativo de mensagens instantâneas com o consentimento dos participantes. Concluiu-se que apesar dos autores afirmarem que transitamos entre o paradigma integrador e inclusivo a pesquisa mostrou que estamos deslizando de forma circular entre os paradigmas e em grande parte do tempo ainda permanecemos no modelo segregador. Indicou também que as práticas educativas são tímidas apesar do esforço dos professores do atendimento educacional especializado evidenciando assim que apenas uma minoria de professores regulares adota um proceder educativo que se aproxime do conceito inclusivo.
Abstract: Faced with the concern about how educational practices are being developed in Special Education, as a teaching modality, especially in the pandemic period and what support is available for the teacher, some guiding questions were formulated with the aim of analyzing these practices. In the discourses of researchers, teachers and in the discourse of the State, we sought to characterize the teaching process developed by educators in order to understand the subject produced by this set of practices. The approach of this study is archeogenealogical and the paths used were: the construction, analysis and questioning of the archive. The scenario is two state schools, here called Alpha and Omega, which centralize the care of ninety students with disabilities. Data collection considered the Foucauldian perspective proposed in the approach and used what it took to find the answer to your problem and understand its event. Therefore, a questionnaire was applied to two teachers who work in a regular classroom, three teachers who work in specialized educational services and, seeking to understand the effect of educational practice on the final subject, an interview was carried out with a public employee with disabilities who studied since childhood. and completed high school at Alfa school. The discursive formations arising from the analysis of the responses were organized by axes according to the disciplinary device and the doubts that arose during the study were clarified via instant messaging application with the consent of the participants. It was concluded that despite the authors claim that we move between the integrative and inclusive paradigm, the research showed that we are sliding in a circular way between the paradigms and most of the time we still remain in the segregating model. It also indicated that educational practices are timid despite the efforts of teachers of specialized educational services, thus showing that only a minority of regular teachers adopt an educational procedure that is close to the inclusive concept.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação Especial
Arqueogenealogia
Foucault
Problematização
Ensino
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: COSTA, Rosangela Carvalho da. A educação especial em escolas estaduais no município de Humaitá-AM: um olhar sobre as práticas educativas. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8786
Issue Date: 9-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RosangelaCosta_PPGECH.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons