???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8797
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Abrindo a caixa de Pandora: a saúde mental de discentes de um programa de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
???metadata.dc.creator???: Valente, Etiane Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Lidiany de Lima
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sassaki, Yoshiko
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa objetivou analisar os possíveis elementos que se configuram como índices de adoecimento mental de discentes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia – PPGSS/UFAM. Neste sentido algumas linhas foram traçadas para identificação de tais índices, com isso a pesquisa refletiu nas composições socioeconômicas e culturais dos discentes inseridos; evidenciou-se as formas de enfrentamento empregadas diante da perspectiva do produtivismo na universidade e também se discutiu sobre a (in) existência de projetos e programas de atenção à saúde estudantil, direcionados especificamente para os discentes de Pós-Graduação. De forma a alcançar a objetividade da pesquisa, metodologicamente se optou por realizar pesquisa bibliográfica, documental e de campo – na modalidade virtual – mediante questionário digital viabilizado por meio da Plataforma Google Forms. O referido estudo foi conduzido na linha de uma abordagem crítica, considerando os enfoques qualitativos e quantitativos. No que concerne ao recebimento de dados da pesquisa, o correio eletrônico foi disponibilizado. O referido estudo considerou os enfoques qualitativos e quantitativos mediante informações bibliográficas, sites oficiais do governo e sujeitos elencados para contribuir na pesquisa. A análise dos dados foi pautada na análise de conteúdo em Bardin e a orientação do estudo teórico-metodológico teve seu desenvolvimento apoiado na perspectiva histórico-dialética. As categorias macro teóricas centrais do estudo são: Saúde mental, Questão social, Políticas públicas e Universidade. Estimou-se com a realização deste estudo possibilitar intervenções a fim de implementar a constituição de programas e políticas públicas que visem ao atendimento e acompanhamento de discentes e ingressantes dos cursos de Pós-graduação e conforme sua atuação que este seja estendido a demais áreas da sociedade.
Abstract: This research aimed to analyze the possible elements that are configured as indices of mental illness of students of the Postgraduate Program in Social Work and Sustainability in the Amazon – PPGSS/UFAM. In this sense, some lines were drawn to identify such indices, with this the research reflected on the socioeconomic and cultural compositions of the inserted students; the ways of coping used in the face of the perspective of productivism at the university were evidenced and the (in)existence of student health care projects and programs, specifically aimed at Graduate students, was also discussed. In order to achieve the objectivity of the research, methodologically, it was chosen to carry out bibliographic, documentary and field research - in the virtual modality - through a digital questionnaire made possible through the Google Forms Platform. This study was conducted in line with a critical approach, considering both qualitative and quantitative approaches. Regarding the receipt of research data, electronic mail was made available. This study considered qualitative and quantitative approaches through bibliographic information, official government websites and subjects listed to contribute to the research. Data analysis was based on Bardin's content analysis and the orientation of the theoretical-methodological study was based on the historical-dialectical perspective. The main macro theoretical categories of the study are: Mental Health, Social Issues, Public Policies and University. With the completion of this study, it was estimated that interventions could be made in order to implement the constitution of programs and public policies aimed at the care and monitoring of students and newcomers of Postgraduate courses and, according to their performance, that this is extended to other areas of society.
Keywords: Serviço social - Pesquisa - Manaus (AM)
Serviço Social – Saúde
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL
???metadata.dc.subject.user???: Saúde mental
Questão social
Políticas públicas
Universidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Citation: VALENTE, Etiane Silva. Abrindo a caixa de Pandora: a saúde mental de discentes de um programa de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8797
Issue Date: 27-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_EtianeValente_PPGSS.pdfDocumento Principal2.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.