???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8846
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
???metadata.dc.creator???: Neves, Cristóvão da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Medeiros, Adriana Francisca
???metadata.dc.contributor.referee1???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: França, Rosângela de Fátima Cavalcante
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo teve como objetivo analisar como os professores desenvolvem as práticas pedagógicas de letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 3 (três) escolas no Município de Humaitá- AM. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) docentes que atuam na rede Municipal e Estadual de Ensino na Educação Básica do munícipio de Humaitá-AM que ministram a disciplina de Língua Portuguesa em turmas EJA do 1º e 2º Segmento. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos de Letramento e Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa. A construção dos dados deu-se através do instrumento de pesquisa questionário semiestruturado, aplicado on-line por meio do aplicativo FormsApp nos dias 23 e 24 de novembro de 2020 e no dia 12 de março de 2021. As análises e as discussões dos dados estão baseadas na abordagem teórica pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016), diante desta abordagem discutimos a partir dos relatos dos professores o nosso objeto de estudo, como eles desenvolvem a prática pedagógica de letramento em sala de aula no contexto da EJA em turmas do 1º 2º Segmento nas escolas do município de Humaitá- AM. Segundo os relatos, as práticas de letramento em sala de aula são desenvolvidas por eles buscando sempre adequar metodologias de acordo com o contexto sócio cultural dos educandos, utilizando os poucos materiais didáticos que as escolas disponibilizam e os que eles e os estudantes produzem na escola, para que possam desenvolver o letramento de maneira eficaz, embora haja muitas dificuldades encontradas por eles. O resultado deste trabalho favoreceu a percepção de que os docentes se esforçam na busca por práticas pedagógicas diferenciadas, as quais contribuem com a formação dos estudantes da EJA. No entanto, é necessário mais investimento na preparação dos docentes, mais materiais didáticos com conteúdos adequados para trabalhar com o público de EJA.
Abstract: The study aimed to analyze how teachers develop pedagogical practices of literacy in Youth and Adult Education (EJA) in 3 (three) schools in the Municipality of Humaitá-AM. The research was carried out with 04 (four) teachers who work in the Municipal and State Teaching Network in Basic Education of the municipality of Humaitá-AM who teach the discipline of Portuguese Language in EJA classes of the 1st and 2nd Segment. The theoretical bases used are based on Literacy and Youth and Adult Education studies. The research is characterized as descriptive with a qualitative approach. The construction of the data took place through the semi-structured questionnaire research instrument, applied online through the FormsApp application on November 23 and 24, 2020 and on March 12, 2021. Data analysis and discussions are Based on the theoretical approach based on the assumptions of Bardin's content analysis (2016), in view of this approach, we discuss our object of study from the teachers' reports, how they develop the pedagogical practice of literacy in the classroom in the context of EJA in 1st 2nd Segment classes in schools in the municipality of Humaitá-AM. According to the reports, literacy practices in the classroom are developed by them, always seeking to adapt methodologies according to the socio-cultural context of the students, using the few teaching materials that schools provide and those that they and the students produce at school, so that they can develop literacy effectively, although there are many difficulties encountered by them. The result of this work favored the perception that teachers make an effort in the search for differentiated pedagogical practices, which contribute to the formation of EJA students. However, more investment is needed in the preparation of teachers, more teaching materials with adequate content to work with the EJA audience.
Keywords: Professores de educação de jovens e adultos - Humaitá (AM)
Educação de jovens e adultos
Alfabetização
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Letramento
Prática Pedagógica
Docentes
EJA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: NEVES, Cristóvão da Silva. Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8846
Issue Date: 10-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CristóvãoNeves_PPGECH.pdf6.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.