???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8869
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Psicologia Escolar problematizando o processo de judicialização dos conflitos escolares
Other Titles: School Psychology problematizing the process of judicialization of school conflicts
???metadata.dc.creator???: Fernandes, Thatyanny Gomes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sant`Ana, Izabella Mendes
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa buscou verificar as percepções dos professores a respeito do processo de judicialização da educação. O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de fundamentação. O primeiro eixo considera aspectos importantes sobre a escola pública brasileira em suas diversas transformações sociais, trazendo reflexões sobre a autonomia, a descentralização, a coletividade e a capacidade de transformação humana em detrimento da exclusão e opressão, fundamentados na perspectiva psicossocial e na libertação de Martín-Baró. O segundo eixo faz uma breve explanação sobre uma forma de poder que tem encontrado lugar nos espaços educativos e tem atuado no sentido de produzir sujeitos “inocentes” ou “culpados”, intensificando a criminalização das ações, da vigilância aos comportamentos ditos desviantes, numa tentativa de judicializar e disciplinar a vida. Por último, o terceiro eixo considera alguns elementos importantes sobre a atuação do psicólogo na escola como estratégias de enfrentamento a fenômenos que já estão cristalizados no contexto escolar, a fim de promover novas formas de atuação. A pesquisa em questão foi desenvolvida em uma escola pública localizada em um bairro popular na cidade de Manaus (AM). Utilizou-se como proposta de análise dos resultados a metodologia construtivo-interpretativa, a qual realiza o estudo da subjetividade fundamentado na perspectiva histórico-cultural. Os resultados obtidos a partir da análise das fontes revelaram que os protagonistas da educação não estão sabendo lidar com todas as variáveis que circunscrevem as relações escolares e que poderiam ser tocadas através de outras abordagens e condutas. Percebe-se então que as possibilidades de atuação da Psicologia Escolar diante desse cenário são diversas, desde que as práticas estejam baseadas na cooperação e no diálogo, para que, somando esforços, possa-se construir uma educação que dialogue, que reflita sobre suas ações e que forme alunos verdadeiramente autônomos e emancipados.
Abstract: This research sought to verify the perceptions of teachers regarding the process of judicialization of education. The theoretical basis of the research is delineated in three axes of foundation: the first axis considers important aspects about the Brazilian public school in its diverse social transformations, bringing reflections on autonomy, decentralization, collectivity and the capacity for human transformation to the detriment of exclusion and oppression, based on the psychosocial and liberation perspective of Martín-Baró .; the second axis makes a brief explanation of a form of power that has found a place in educational spaces and has acted in the sense of producing “innocent” or “guilty” subjects, intensifying the criminalization of actions, from surveillance to so- called deviant behaviors, in an attempt to judicialize and discipline life; and, finally, the third axis considers some important elements about the psychologist's performance at school as strategies to face phenomena that are already crystallized in the school context, in order to promote new ways of acting. The research in question was developed in a public school located in a popular neighborhood in the city of Manaus, AM. González Rey's constructive-interpretive methodology was used as a proposal for the analysis of results, which carries out the study of subjectivity based on the historical-cultural perspective. The results obtained from the analysis of the sources revealed that the protagonists of education are not able to deal with all the variables that circumscribe school relations and that could be touched through other approaches and behaviors. We realized then that the possibilities of action of School Psychology in this scenario are diverse, since the practices are based on cooperation and dialogue, so that adding efforts, it is possible to build an education that dialogues, that reflects on its actions, become truly autonomous and emancipated.
Keywords: Psicologia aplicada
Psicólogos escolares
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Judicialização
Educação
Professores
Psicologia escolar
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: FERNANDES, Thatyanny Gomes. A Psicologia Escolar problematizando o processo de judicialização dos conflitos escolares. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8869
Issue Date: 14-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ThatyannyGFernandes_PPGPSI.pdf577.78 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons