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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre Sísifo e Fênix: trajetórias (im)possíveis a partir do (não)diálogo entre a assistência e a educação superior
???metadata.dc.creator???: Cunha, Sinthia Constancia Mar da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sampaio, Claudia Regina Brandão
???metadata.dc.contributor.referee1???: Resende, Gisele Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tamboril, Maria Ivonete Barbosa
???metadata.dc.description.resumo???: As trajetórias de escolarização de jovens de camadas populares são perpassadas por uma teia dinâmica e complexa de vulnerabilidades sociais. Ainda que as taxas de escolarização pareçam favoráveis nos últimos anos, ainda temos um quadro onde uma pequena parcela da população do país tem acesso ao ensino superior. Políticas afirmativas permitiram acesso a alguns seguimentos da população, em que um dos objetivos das políticas estudantis é impedir que vulnerabilidades sociais obstaculizem a fruição do direito à educação. Frente ao exposto, a presente pesquisa teve como Problema a seguinte questão: Quais as implicações da vivência de desastres, calamidades e emergências nas trajetórias de escolarização de jovens universitários atendidos pela Assistência Social do município de Manaus? Como Objetivo Geral a pesquisa pretendeu: Conhecer como as/os estudantes amazônidas atendidos pela assistência social por vivenciarem histórias de desastres, calamidades e emergências significam a sua trajetória de escolarização, em especial no ensino superior, e o quanto o equipamento assistencial atua na mediação das demandas deste público. Teve como Objetivos específicos: Levantar dados referentes à escolarização dos usuários atendidos pelo Serviço de Proteção Social em Situações de Calamidades Públicas e Emergências da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania-SEMASC nos anos de 2018 e 2019, com destaque aos jovens que alcançaram a formação superior e; Conhecer as adversidades e estratégias de superação nas trajetórias de escolarização de jovens cujas histórias de vida foram impactadas por Desastres, Calamidades e Emergências , identificando espaços de participação dos mesmos, bem como os elementos que promoveram ou impediram a permanência na universidade. Como percurso metodológico optou-se por uma investigação de abordagem qualitativa multimétodos: utilizando-se como técnicas de coleta de dados: a Pesquisa Documental e a Entrevista de Narrativas de Histórias de Vida. As participantes da pesquisa são duas jovens cursando o nível superior na cidade de Manaus, ambas cadastradas no atendimento do Serviço de Proteção Social em Situações de Calamidades Públicas e Emergências da SEMASC. Os resultados apontam que as políticas assistenciais pouco dialogam com a políticas educacionais, a despeito da condicionalidade entre os benefícios no que tange à assistência e à educação básica. No âmbito dos Serviços de Alta Complexidade, o diálogo praticamente inexiste, sendo a prática dos serviços um fator que contribui para a inervisibilidade de jovens cujas trajetórias revelam as difíceis lutas para a conquista da formação em nível superior. Alguns indicadores remetem à urgência no repensar as políticas de ensino superior, principalmente quanto a permanência de jovens beneficiários nos Cursos Superiores. A Psicologia tem grande potencial para contribuir, desde aspectos relativos à constituição do sujeito, da dialética inclusão/exclusão, do não reconhecimento, da invisibilidade e dos sofrimentos impostos a jovens aos quais é dificultada a formação em nível superior, mesmo quando supostamente atendidos por políticas de democratização ao acesso e permanência. A assistência estudantil se faz necessária em instituições privadas de ensino, sobretudo por serem as que recebem alunos do Programa Bolsa Universitária. Conclui-se que é necessário discutir amplamente a desigualdade no acesso ao ensino superior, questão não superada, e, com grande urgência, discutir a desigualdade na permanência no ensino superior, impondo condições aviltantes a quem, em tese, estaria acolhido por políticas de sucesso.
Abstract: The educational trajectories of young people from lower classes are permeated by a dynamic and complex web of social vulnerabilities. Even though enrollment rates in recent years appear favorable, we still have a situation where only a small proportion of the country’s population has access to higher education. Affirmative policies allowed some segments of the population access, in which one of the objectives of student policies is to prevent social vulnerabilities from hindering the enjoyment of the right to education. Given this, the research took as its problem the following question: What are the implications of the experience of disasters, calamities and emergencies on the educational trajectories of young university students receiving Social Assistance in Manaus? As a General Objective, the research intended to: know how those Amazonian students supported by social assistance for experiencing of disasters, calamities and emergencies make sense of their educational trajectory, especially in higher education, and how much the assistance system acts in the mediation of demands of this audience. The specific objectives were to: collect data on the education of those users assisted by the Social Protection Service in Situations of Public Disasters, Calamities and Emergencies of the Municipal Secretariat for Social Assistance and Citizenship (SEMASC) in 2018 and 2019, with emphasis on young people who completed higher education; and to know the adversities and coping strategies of young people’s educational trajectories whose life stories were impacted by Disasters, Calamities and Emergencies, and identify spaces for their participation, as well as the elements that enabled, or prevented, them from staying at university. Methodologically, we chose an investigation with a multi-method qualitative approach. Documentary Research and Life Story Narrative Interviews were used as data collection techniques. The research participants are two young women in higher education in Manaus, both registered with the SEMASC Social Protection Service in Situations of Public Disasters, Calamities and Emergencies. The results show that there is little dialogue between assistance policies and educational policies, despite the conditionality between benefits in terms of assistance and basic education. In the context of High Complexity Services, dialogue is practically non-existent, and the practice of services is a factor that contributes to the invisibility of young people whose trajectories reveal the difficult struggles to achieve higher education. Some indicators point to the urgency of rethinking higher education policies, especially regarding young recipients’ completion of higher education courses. Psychology has great potential to contribute, from aspects related to the constitution of the subject; the inclusion/exclusion dialectic; non-recognition; invisibility and the sufferings imposed on young people who face difficulties to study at a higher level, even when supposedly supported by policies of democratization to access and completion. Student assistance is necessary in private educational institutions, especially because they receive students from the University Scholarship Program. It is concluded that it is necessary to broadly discuss the inequality in access to higher education, an issue that has not been overcome, and, with great urgency, to discuss the inequality in completion of higher education, imposing demeaning conditions on those who, in theory, would be supported by successful policies.
Keywords: Escolarização de jovens
Vulnerabilidades sociais
Assistência social
Políticas educacionais
Psicologia das emergências
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Assistência Estudantil
Assistência Social
Calamidade
Jovens Universitários
Calamidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: CUNHA, Sínthia Constancia Mar da. Entre Sísifo e Fênix: trajetórias (im)possíveis a partir do (não)diálogo entre a assistência e a educação superior. 2021. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8890
Issue Date: 22-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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