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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Calouros do curso de enfermagem: quem são e porque querem ser enfermeiros
???metadata.dc.creator???: Gomes, Rebeca Moreira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Nair Chase da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Prado, Marta Lenise do
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pina, Rizioléia Marina Pinheiro
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: Conhecer os ingressantes de um curso é ponto de partida para traçar intervenções que antecipem a tomada de decisão minimizando entraves e contribuindo para o êxito da formação de futuros profissionais. A evasão no curso de enfermagem na década de 2010 em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública no Amazonas foi objeto de preocupação institucional e desencadeou um conjunto de procedimentos para melhor conhecer o problema com vistas a intervenção para mitigá-lo. A partir desse cenário buscou-se conhecer melhor o perfil dos ingressantes do curso de Enfermagem, assim como compreender qual o conhecimento desses ingressantes a respeito da Enfermagem e quais as suas expectavas em relação ao curso e a profissão através de um estudo desenhado para ocorrer durante cinco anos (2018 a 2022) no intuito de fornecer subsídios para melhor orientar esses ingressantes e municiar a IES possibilitando um melhor desempenho na formação acadêmica. Objetivos: Caracterizar o perfil de ingressantes do curso de Enfermagem de uma IES pública do Amazonas. Analisar as razões que levaram o ingressante a escolha pelo curso de Enfermagem. Identificar o conhecimento dos acadêmicos a respeito da profissão. Levantar as expectativas em relação ao curso de Enfermagem. Método: Estudo de caso, descritivo e exploratório de natureza qualitativa, utilizando-se como técnica de coleta de dados a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram ingressantes do curso de Enfermagem de uma Universidade pública do Amazonas. A caracterização da amostra foi realizada através da análise dos dados quantitativos por meio do software IBM SPSS 21 e análise dos dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: A caracterização dos ingressantes indicou que: há predominância do sexo feminino, a idade média dos participantes é de 19 anos, a maior parte é solteiro e nascido no Amazonas, a maioria se autodeclara pardo, reside em moradia própria no Distrito Sul e junto de sua família, a renda familiar gira em torno de 1 a 3 salários mínimos e a maioria não desenvolve atividade remunerada. Em relação a escolha do curso a maioria afirmou não ter a Enfermagem como primeira opção, porém pretende concluir o curso, a maior parte não evadiu de outro curso superior. Quanto as razões que levaram a escolher o curso de enfermagem para a formação profissional, cinco categorias emergiram como resposta: Interesse pela área da Saúde; Desejo de cuidar das pessoas; Identificação com a profissão; Influência familiar; Aproximação com o curso de medicina. Em relação ao conhecimento sobre o curso e a profissão, foi possível observar cinco categorias de respostas: Enfermagem é a profissão do cuidado; Profissão que tem uma relação com a profissão médica; Profissão pouco valorizada; Profissão com vasto campo de atuação. Quanto às expectativas dos ingressantes em relação ao curso e a profissão, duas categorias de respostas emergiram: Desenvolvimento acadêmico e profissional e Realização pessoal. Conclusão: O estudo mostrou quanto ao perfil sociodemográfico que os ingressantes são na sua maioria do sexo feminino, com média de idade de 19 anos, solteiros, amazonenses, autodeclarados pardos, residindo em casa própria com sua família, com renda familiar de 1 a 3 salários mínimos e em sua maioria não exercem atividade profissional remunerada. Quanto a opção pela enfermagem, a maioria dos ingressantes não teve a Enfermagem como sua primeira opção, de todo modo a maior parte referiu pretender concluir o curso. A principal razão que levou os ingressantes a optarem pela Enfermagem foi o interesse de realizar algum curso da área da saúde, atrelando a isso o desejo de cuidar das pessoas. Foi possível concluir que os ingressantes possuem um conhecimento limitado a respeito da profissão, correspondente ao senso comum, ainda que percebam a Enfermagem como uma profissão que cuida, relacionam esse cuidado a ações tecnicistas e com pouca autonomia, principalmente em relação ao médico. Os ingressantes referem boas expectativas em relação ao curso, esperando da formação o desenvolvimento acadêmico e profissional assim como a realização pessoal. Conclui-se que os ingressantes da IES estudada não se diferem dos alunos de enfermagem de outras IES retratados em outros estudos publicados.
Abstract: Introduction: Knowing the newcomers of a course is a starting point to design interventions that anticipate decision-making, minimizing obstacles and contributing to the success of training future professionals. The dropout in the nursing course in the 2010s in a public Higher Education Institution in Amazonas was an object of institutional concern and triggered a set of procedures to better understand the problem with a view to intervention to mitigate it. From this scenario, we sought to better understand the profile of students who enter the Nursing course, as well as to understand what knowledge these students have about Nursing and what their expectations are regarding the course and the profession through a study designed to take place for five years (2018 to 2022) in order to provide subsidies to better guide these incoming students and provide the Institution with better performance in academic training. Objectives: To characterize the profile of students enrolled in the Nursing career in a public HEI in Amazonas. To analyze the reasons that led the incoming student to choose the Nursing career. Identify the knowledge of academics about the profession. Increase expectations in relation to the Nursing career. Method: Case study, descriptive and exploratory of qualitative nature, using as a technique of data collection the application of a questionnaire with open and closed questions. The subjects of the research were students entering the Nursing course at a public university in Amazonas. The characterization of the sample was carried out through the analysis of quantitative data through the IBM SPSS 21 software and analysis of qualitative data was used by Bardin's content analysis. Results: The characterization of the students indicated that: there is a predominance of females, the average age of the participants is 19 years old, most are single and born in Amazonas, most declare themselves brown, live in their own home in the Southern District and in their family, the family income is 1 to 3 minimum wages and most do not have paid work. Regarding career choice, most said they did not have Nursing as their first option, but intend to complete their career, most did not abandon another higher career. As for the reasons that led to the choice of a nursing career for professional training, five categories emerged as an answer: Interest in the area of Health; Desire to take care of people; Identification with the profession; family influence; Approach to the medical career. Regarding knowledge about the course and the profession, it was possible to observe five categories of answers: Nursing is the profession of caring; Profession related to the medical profession; Undervalued profession; Profession with a wide field of activity. Regarding the students' expectations about the course and the profession, two categories of answers emerged: Academic and professional development and Personal fulfillment. Conclusion: Regarding the sociodemographic profile, the study showed that the new entrants are mostly female, with a mean age of 19 years, single, originally from Amazonas, self-declared brown, living in their own home with their family. , with family. income of 1 to 2 minimum wages, most do not have a paid professional activity. When opting for Nursing, most students did not have Nursing as their first option, but most mentioned the intention to complete the course. The main reason that led the students to opt for Nursing was the interest in taking a course in the health area, tying to this the desire to take care of people. It was concluded that students have limited knowledge about the profession, corresponding to common sense, although they perceive Nursing as a profession that cares, they relate this care with technical actions and with little autonomy, especially in relation to the doctor. Students report good expectations regarding the course, expecting academic and professional development, as well as personal fulfillment of the training. It is concluded that the newcomers of the studied Institution do not differ from the nursing students of other Institutions, portrayed in other published studies.
Keywords: Formação profissional
Formação acadêmica
Enfermagem - Estudo e ensino
Profissionais de saúde
Percepções sobre a enfermagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM
???metadata.dc.subject.user???: Estudantes de enfermagem
Escolha da profissão
Educação em enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM - UEPA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Enfermagem
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Citation: GOMES, Rebeca Moreira. Calouros do curso de enfermagem: quem são e porque querem ser enfermeiros. 2022. 79 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8893
Issue Date: 14-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem

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