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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas de inclusão: reflexões sobre a inclusão de alunos surdos no IFAM Campus Parintins
???metadata.dc.creator???: Souza, Jackeline Mendes de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Marilene Corrêa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barreto, Allan Soljenítsin Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Renilda Aparecida
???metadata.dc.description.resumo???: No atual paradigma da educação inclusiva é perceptível o crescente número de alunos público-alvo da educação especial adentrando os espaços de ensino regular e, nesta direção cabe refletir sobre o que se tem feito para a solidificação desta efetividade. Este estudo partiu da inquietação enquanto servidora pública e da percepção a partir das observações no contexto de sala de aula. Dessa forma, cabe a reflexão sobre as políticas públicas educacionais, os parâmetros legais que orientam sobre a inclusão escolar das pessoas com deficiência e, a partir desta investigação, comprovar se estes direitos estão sendo garantidos na prática. O ensino profissional e tecnológico ofertado pelo IFAM tem como objetivo proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, a inclusão social e a construção da cidadania. Nesta perspectiva, cabe reconhecer a necessidade de estudos que incentivem a reflexão sobre a inclusão de alunos surdos no IFAM Campus Parintins e de que forma esta tem sido implementada. O objetivo geral deste processo de investigação é compreender por meio das práticas docentes como se desenvolvem as políticas de inclusão de alunos surdos no IFAM CPA. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, construída por meio de estudo teórico, abordagem de caso, elaboração de instrumentos de coleta de dados junto aos sujeitos pesquisados com uso de questionários online com perguntas abertas e fechadas, semiestruturadas. O público alvo da pesquisa constitui-se de 6 professores que tiveram em sala de aula a presença de estudantes surdos, assim como também 6 discentes surdos que estudaram no campus Parintins, no período de 2015 a 2017. Utilizamos como aporte teórico políticas educacionais de cunho global e nacional, assim como também literaturas de importantes pesquisadores internacionais, nacionais, regionais e locais, como Skliar (1999), Jannuzzi (1992); Lopes (2011); Mantoan (1997, 2003, 2006, 2015); Mazzotta (2001, 2003); Perlin (2002), Sacks (1989); Sassaki (2002); Diniz (2007, 2009); Amoêdo (2017); Teixeira (2019), entre outros. Por meio deste estudo, foi possível atingir os objetivos propostos que apontaram alguns resultados, como: a necessidade da formação e informação no contexto escolar inclusivo e a demanda de trabalhos interdisciplinares, com formações sistêmicas e contínuas que desenvolvam o diálogo, a participação e colaboração dos profissionais de educação. Salienta-se a importância do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) em sua estrutura organizacional e estratégica, assim como a necessidade de equipe multiprofissionais e de apoio para colaborar na construção do desenvolvimento educacional dos alunos surdos. Consideramos, finalmente, que, conhecer a identidade do sujeito surdo, assim como a comunidade e cultura surda, a qual se apresenta de forma diferente da cultura ouvinte, o trabalho colaborativo entre gestor, coordenadores, docentes, intérpretes e discentes são fatores essenciais no que tange à efetiva inclusão de alunos surdos nos cursos técnicos profissionalizantes.
Abstract: In the current paradigm of inclusive education, the growing number of students who are target audience of special education entering the spaces of regular education is perceptible and, in this direction, it is necessary to reflect on what has been done to solidify this effectiveness. This study started from the concern as a public servant and the perception from the observations in the classroom context. Thus, it is necessary to reflect on public educational policies, the legal parameters that guide the school inclusion of people with disabilities and, from this investigation, prove whether these rights are being guaranteed in practice. The vocational and technological education offered by IFAM aims to improve the quality of life of individuals, social inclusion and the construction of citizenship. In this perspective, it is worth recognizing the need for studies that encourage reflection on the inclusion of deaf students in the IFAM Campus Parintins and how it has been implemented. The general objective of this investigation process is to understand, through teaching practices, how policies for the inclusion of deaf students are developed in the IFAM CPA. The research was developed through a qualitative approach, built through theoretical study, case approach, elaboration of data collection instruments with the researched subjects using online questionnaires with open and closed, semi-structured questions. The target audience of the research consists of 6 teachers who had the presence of deaf students in the classroom, as well as 6 deaf students who studied at the Parintins campus, from 2015 to 2017. We used as a theoretical contribution global and national educational policies, as well as literature from important international, national, regional and local researchers, such as Skliar (1999), Jannuzzi (1992); Lopes (2011); Mantoan (1997, 2003, 2006, 2015); Mazzotta (2001, 2003); Perlin (2002), Sacks (1989); Sassaki (2002); Diniz (2007, 2009); Amoêdo (2017); Teixeira (2019), among others. Through this study, it was possible to achieve the proposed objectives that pointed to some results, such as: the need for training and information in the inclusive school context and the demand for interdisciplinary work, with systemic and continuous training that develops dialogue, participation and collaboration of education professionals. The importance of the Center for Assistance to People with Special Educational Needs (NAPNE) in its organizational and strategic structure is highlighted, as well as the need for a multidisciplinary team and support to collaborate in the construction of the educational development of deaf students. Finally, we consider that, knowing the identity of the deaf subject, as well as the deaf community and culture, which presents itself differently from the hearing culture, the collaborative work between managers, coordinators, teachers, interpreters and students are essential factors in what regarding the effective inclusion of deaf students in vocational technical courses.
Keywords: Educação especial
Contexto de sala de aula
Desenvolvimento educacional
Cultura ouvinte
Língua Brasileira de Sinais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Políticas Públicas Educacionais
Educação Inclusiva
Discentes Surdos
IFAM
Parintins
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SOUZA, Jackeline Mendes de. Políticas de inclusão: reflexões sobre a inclusão de alunos surdos no IFAM Campus Parintins. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8897
Issue Date: 5-Apr-2022
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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