???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeite, Heliana Nunes Feijó-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638916399403585eng
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753eng
dc.contributor.referee1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379eng
dc.contributor.referee2Garcia, Fabiane Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303eng
dc.contributor.referee3Batista, Nildo Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9347541615414055eng
dc.contributor.referee4Cuevas Jiménez, Adrian-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7380913545742811eng
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.citationLEITE, Heliana Nunes Feijó. O ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Rural. 2022. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8908-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta reflexões sobre o desafio das escolas médicas que é a formação de professores que consigam preparar futuros médicos capazes de atender às demandas da população e da política de saúde. Trata-se de uma tese que foi desenvolvida ao abrigo do PPGE, UFAM, Área de Concentração: Linha de Pesquisa 3 – Formação e Práxis do Educador frente aos Desafios Amazônicos. O principal objetivo da pesquisa é, a partir das percepções dos professores do curso e dos egressos do módulo de Medicina Preventiva e Social/Internato Rural do Estágio Curricular Obrigatório, refletir sobre o ensino médico frente às demandas de saúde da população como desafio para o professor de medicina da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, considerando as atuais políticas públicas da área de saúde no Brasil. A pesquisa tem o suporte filosófico da hermenêutica dialética na abordagem qualitativa, do tipo descritivo. Para a compreensão do tema recorreu-se à pesquisa documental e observação participante e auto etnográfica. Da pesquisa documental, os dados de questionários aplicados a professores e estudantes voluntários permitem caracterizar o perfil e a percepção desses atores. Os resultados apontam que os estudantes ingressam no curso ainda na adolescência, sendo que a maioria possui condições econômicas que permitiram cursar o ensino médio em escola privada. O estágio na área rural foi importante para o aprendizado principalmente quando se inseriram no processo de trabalho em Unidades Básicas de Saúde fluviais e visitas domiciliares como cenários de maior impacto. Os professores são médicos e jovens em sua maioria, graduados entre 5-10 anos, são doutores e trabalham em tempo parcial. Mesmo referindo conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais, mantém o paradigma da especialização nas disciplinas, mas já reconhecem a necessidade de práticas na Atenção Primária. Não estão satisfeitos com a remuneração, ambiente de trabalho e recursos tecnológicos de apoio ao ensino e se sentem pouco motivados para a docência, sendo que suas sugestões de mudança se concentram em aumento da carga horária prática de suas disciplinas. A continuidade e aprofundamento dos estudos de modo longitudinal, e novas investigações na área, poderão contribuir com o aporte de novos conhecimentos cientificamente sistematizados sobre o tema.eng
dc.description.abstractThis research presents reflections on the challenge of medical schools, which is the training of teachers who are able to prepare future doctors capable of meeting the demands of the population and health policy. This is a thesis that was developed under the PPGE, UFAM, Area of Concentration: Research Line 3 – Educator Training and Praxis in the face of Amazonian Challenges. The main objective of the research is, based on the perceptions of the course professors and the graduates of the Preventive and Social Medicine module/Rural Internship of the Mandatory Curricular Internship, to reflect on medical education in the face of the population's health demands as a challenge for the teacher of Medicine at the Federal University of Amazonas-UFAM, considering the current public policies in the health area in Brazil. The research has the philosophical support of dialectical hermeneutics in the qualitative approach, of the descriptive type. In order to understand the theme, documental research and participant and self-ethnographic observation were used. From documental research, data from questionnaires applied to volunteer teachers and students allow characterizing the profile and perception of these actors. The results show that students enter the course in adolescence, and most have economic conditions that allowed them to attend high school in a private school. The internship in the rural area was important for learning, especially when they were inserted in the work process in Basic River Health Units and home visits as scenarios with the greatest impact. The teachers are doctors and mostly young people, graduated between 5-10 years old; they are doctors and work part-time. Even referring to knowledge of the National Curriculum Guidelines, it maintains the paradigm of specialization in the disciplines, but they already recognize the need for practices in Primary Care. They are not satisfied with the remuneration, work environment and technological resources to support teaching and feel little motivated to teach, and their suggestions for change focus on increasing the practical workload of their subjects. The continuity and deepening of studies in a longitudinal way, and new investigations in the area, may contribute to the contribution of new scientifically systematized knowledge on the subject.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/56515/Tese_HelianaLeite_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação médica - Amazonaspor
dc.subjectProfessores de medicinapor
dc.subjectMédicos - Formação - Amazonaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleO ensino médico na UFAM: reflexões sobre a formação de professores e de médicos para as demandas de saúde a partir da experiência do Internato Ruraleng
dc.title.alternativeMedical education at UFAM: reflections on the training of teachers and doctors for health demands from the experience of the Rural Internshipeng
dc.typeTeseeng
dc.description.sugestaoNão encontrei dificuldades para o preenchimento.eng
dc.description.infoReflexões sobre o Ensino Médico na UFAM foi uma primeira aproximação ao tema e se propõe a contribuir com subsídios para a realização de outros estudos.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0545-5712eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2365-6585eng
dc.subject.userFormação de professorespor
dc.subject.userEnsino médicopor
dc.subject.userAtenção Primária à Saúdepor
dc.subject.userInternato Médicopor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_HelianaLeite_PPGE.pdfTese.3.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons