???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8932
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Diana da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.contributor.referee1???: Moser, Lilian Maria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Franco, Zilda Gláucia Elias
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa apresentada tem como temática a educação do campo. Como objetivos buscamos analisar a organização e constituição da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé e suas metodologias de ensino, bem como as possíveis mudanças sociais propostas, ou seja, analisar o cotidiano da escola e aplicabilidade da pedagogia da alternância nos diferentes ambientes que o educando se encontra, além de identificar e discutir as mudanças ocorridas em decorrência deste modelo de ensino da EFA nas realidades regional e familiar. Durante a pesquisa foram feitas entrevistas semiestruturadas com a fundadora da escola, egressos da instituição, professores e gestor. Foi realizada, também, a pesquisa de campo e pesquisa documental, possibilitando a construção de dados. A abordagem qualitativa possibilitou analisar com profundidade o objeto de estudo. A escolha do método científico Materialismo Histórico- Dialético norteu toda pesquisa, com as categorias de análise: totalidade, contradição e práxis, propiciando a análise crítica do objeto de estudo e a sua proposta no Vale do Guaporé. Essa proposta de ensino pauta-se na pedagogia da alternância, um processo histórico de luta de classes entre a educação na visão do capital e a educação pensada pelas populações do campo que se organizaram criando formas de resistência e emancipação. Os resultados mostram como a pedagogia da alternância no Vale do Guaporé foi compreendida pelos povos do campo e se concretizou como uma educação transformadora, ocasionando mudanças sociais para as populações locais, fortalecendo o engajamento dos camponeses, portanto, concretizando os ideais da educação do campo.
Abstract: The survey published has as its theme, the education of the countryside. As objectives, we seek to analyze the organization and constitution of the Escola Família Agrícola Vale do Guaporé and its teaching methodologies, as well as the possible social changes proposed, that is, to analyze the daily life of the school and the applicability of the pedagogy of alternation in the different environments that the student finds, in addition to identifying and discussing the changes that have occurred as a result of this EFA teaching model in regional and family realities. During the research, semi-structured interviews were carried out with the founder of the school, graduates of the institution, teachers and manager. It was realized, also, the field and documentary research, allowing the construction of data. The qualitative approach made it possible to analyze the object of study in depth. The choice of the scientific method Historical- Dialectical Materialism guided the entire research, with the categories of analysis: totality, contradiction and praxis, providing a critical analysis of the object of study and its proposal in the Guaporé Valley. This teaching proposal is based on the Alternating Cycle Pedagogy, a historical process of class struggle between: the education from the capitalist point of view, and the education thought by the rural populations, that organized themselves, creating forms of resistance and emancipation. The results show how the pedagogy of alternation in Vale do Guaporé was understood by rural people and materialized as a transformative education, causing social changes for local populations, strengthening the engagement of peasants, therefore, realizing the ideals of rural education.
Keywords: Escolas rurais - Rondônia
Educação rural
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Escola família agrícola
Educação
Pedagogia da alternância
Educação do campo
Agricultural family school
Education
Pedagogy of alternation
Field education
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: RIBEIRO, Diana da Silva. Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8932
Issue Date: 23-May-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DianaRibeiro_PPGECH.pdf4.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons