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dc.creatorOliveira, Kelly Caroline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4971348291422062eng
dc.contributor.advisor1Antunes, Ettore Paredes-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-0600-434Xeng
dc.contributor.referee1Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200eng
dc.contributor.referee2Silva, Boniek Venceslau da Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2871459359068775eng
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kelly Caroline. A base de conhecimentos docentes a partir da alfabetização científica e tecnológica na formação inicial de professores de química. 2022. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8956-
dc.description.resumoDiante de uma sociedade que, ao passo que emerge atrelada à Ciência e Tecnologia, também se afunda em problemas cada vez mais complexos, a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) surge como uma formação que possibilita o desenvolvimento de uma adequada leitura deste mundo, e de atuação sobre/no mesmo, por meio do alcance da autonomia, comunicação e domínio dos indivíduos para com a Ciência. Adotanto o construto Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, sigla em inglês) como norte teórico sobre os conhecimentos docentes, buscou-se compreender as implicações de uma atividade formativa em ACT, mediada pela metodologia Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), sobre a base de conhecimentos docentes de licenciandos em química. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários, entrevistas e de materiais produzidos pelos licenciandos, e analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Foram identificados distintos conhecimentos docentes referentes aos domínios de: currículo, tais como Abordagem interdisciplinar, Multidimensionalidade dos fenômenos, Territorialização; orientações para o ensino de ciências, como Apreensão da realidade e Formação crítica; estratégias de ensino, como Problematização e Chamada à ação; avaliação da aprendizagem, como Leitura do mundo histórico e real; e compreensão dos estudantes em ciências, como o conhecimento de Aproximação da realidade. Com isso, aponta-se a complexidade de conhecimentos mobilizados pelos licenciandos ao longo da metodologia. Também descreveu-se as interações entre estes conhecimentos realizadas pelos licenciandos, em que observou-se que o conhecimento de currículo foi central nas discussões e reflexões dos mesmos, sendo articulado principalmente com as orientações para o ensino de ciências e estratégias instrucionais, demonstrando sofisticação na base de conhecimentos dos participantes. Por fim, caracterizou-se indícios dos PCKs construídos pelos licenciandos, os quais direcionam-se para a interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento científico, por meio do delineamento de abordagens de ensino que posicionam o conteúdo químico no cerne de uma problemática concreta, levantam diferentes dimensões sobre um fenômeno, superando, assim, os limites do paradigma disciplinar e dialogando com a vida real dos estudantes. Com isso, inclinados à promover interrelações entre o mundo natural e seus aspectos sociais, ambientais, econômicos, dentre outros, os licenciandos mostraram-se alinhados às formulações da ACT e, assim, às novas demandas que recaem sobre o ensino de ciências.eng
dc.description.abstractFaced with a society that, while emerging linked to Science and Technology, also sinks into increasingly complex problems, Scientific and Technological Literacy (ACT) emerges as a training that enables the development of an adequate reading of this world, and of action on/in the same, through the reach of autonomy, communication and domain of individuals towards Science. Adopting the Pedagogical Content Knowledge (PCK) construct as a theoretical guideline for teaching knowledge, we sought to understand the implications of a training activity in ACT, mediated by the Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) methodology, based on teaching knowledge of undergraduates in chemistry. Data were collected through the application of questionnaires, interviews and materials produced by the undergraduates, and analyzed using Discursive Textual Analysis. Different teaching knowledge was identified regarding the domains of: curriculum, such as Interdisciplinary approach, Multidimensionality of phenomena, Territorialization; guidelines for science teaching, such as Apprehension of reality and Critical training; teaching strategies, such as Problematization and Call to Action; learning assessment, such as Reading the historical and real world; and students' understanding of science, such as the knowledge of Approaching reality. With this, it is pointed out the complexity of knowledge mobilized by the undergraduates throughout the methodology. The interactions between this knowledge carried out by the undergraduates were also described, in which it was observed that curriculum knowledge was central in their discussions and reflections, being articulated mainly with the guidelines for science teaching and instructional strategies, demonstrating sophistication in participants' knowledge base. Finally, evidence of the PCKs constructed by the undergraduates was characterized, which are directed towards the interdisciplinarity and contextualization of scientific knowledge, through the design of teaching approaches that place the chemical content at the heart of a concrete problem, raise different dimensions about a phenomenon, thus overcoming the limits of the disciplinary paradigm and dialoguing with the real life of the students. With that, inclined to promote interrelationships between the natural world and its social, environmental, economic aspects, among others, the undergraduates showed to be aligned with the ACT formulations and, thus, with the new demands that fall on the science teaching.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/57327/Disserta%c3%a7%c3%a3o_KellyOliveira_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/62350/Disserta%c3%a7%c3%a3o_KellyOliveira_PPGCIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectProfessores de química - Formaçãopor
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleA base de conhecimentos docentes a partir da alfabetização científica e tecnológica na formação inicial de professores de químicaeng
dc.title.alternativeThe teacher knowledge base from scientific and technological literacy in the initial training of chemistry teacherseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4200-5980eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0600-434Xeng
dc.subject.userAlfabetização científica e tecnológicapor
dc.subject.userConhecimento pedagógico do conteúdopor
dc.subject.userIlha Interdisciplinar de Racionalidadepor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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