???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9010
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBentes, Jemmy Kilber Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153053100308405eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Henrique dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1352117560279931eng
dc.contributor.advisor-co1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.referee1Pereira, Henrique dos Santos-
dc.contributor.referee2Souza, Ana Claudia Ribeiro-
dc.contributor.referee3Guimarães, Walma Nogueira Ramos-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationBENTES, Jemmy Kilber Rodrigues. Mediação tecnológica para docentes com temas ambientais. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9010-
dc.description.resumoO objetivo da dissertação e de seu produto é propor aos profissionais da educação do município de Iranduba – Amazonas um formato de ensino de ciências ambientais mediado pelo uso de tecnologias digitais, a partir de sua realidade e conhecimento. Quanto aos procedimentos adotados, tomaram-se por base o método de pesquisa-ação e o de abordagem sistêmica. Os resultados foram produzidos mediante a utilização de técnicas quali-quantitativas e são apresentados de forma exploratório-descritiva. A coleta de dados foi desenvolvida em quatro momentos assim organizados: levantamento de dados da escola, dos sujeitos, seleção de colaboradores e formação complementar tecnológica. Na fase qualitativa procurou-se compreender o fenômeno, a qualificação dos dados e avaliação das informações obtidas. Posteriormente na abordagem quantitativa, buscou-se tabular as informações para compreender melhor os dados. A pesquisa mostrou que a eficiência em uma formação complementar deve considerar a realidade socioambiental e as limitações tecnológicas dos sujeitos, prospectando o uso ferramentas digitais nas respectivas docências a partir da dialogicidade. Os resultados obtidos serviram de referência para a elaboração de uma Proposta Pedagógica de Curso Transdisciplinar Tecnológica, com ênfase no ensino das ciências ambientais. O produto educacional resultante é de fácil replicação e/ou adaptação em regiões da Amazônia com características análogas ao Município de Iranduba/AM.eng
dc.description.abstractThe objective of the dissertation and its product is to propose to education professionals in the municipality of Iranduba - Amazonas a format for teaching environmental sciences mediated by the use of digital technologies, based on their reality and knowledge. As for the procedures adopted, the action research method and the systemic approach were used as basis. The results were produced using quali-quantitative techniques and are presented in an exploratory-descriptive manner. Data collection was carried out in four moments, organized as follows: data collection from the school, the subjects, selection of collaborators and complementary technological training. In the qualitative phase, we sought to understand the phenomenon, qualify the data and evaluate the information obtained. Subsequently, in the quantitative approach, we sought to tabulate the information to better understand the data. The research showed that the efficiency in a complementary training must consider the socio-environmental reality and the technological limitations of the subjects, prospecting the use of digital tools in the respective teachings from the dialogicity. The results obtained served as a reference for the elaboration of a Pedagogical Proposal for a Technological Transdisciplinary Course, with emphasis on the teaching of environmental sciences. The resulting educational product is easy to replicate and/or adapt in regions of the Amazon with similar characteristics to the Municipality of Iranduba/AM.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/58143/Prod.Educacional_JemmyKilberBentes_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/58145/Disserta%c3%a7%c3%a3o_jemmyKilberBentes_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectRecursos naturaispor
dc.subjectConservação da naturezapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectAmazônia - Condições econômicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleMediação tecnológica para docentes com temas ambientaiseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subject.userSensibilização ambientalpor
dc.subject.userFormação docentepor
dc.subject.userRealidade Amazônicapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons