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DC FieldValueLanguage
dc.creatorTakano, Kevin Kimiya-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8375340697156770eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, André Luiz da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4863447798119856eng
dc.contributor.referee1Santos, Eulanda Miranda dos-
dc.contributor.referee2Ferreira, Raoni Simões-
dc.contributor.referee3Piedade, Márcio Palheta-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.citationTAKANO, Kevin Kimiya. Predicting purchasing intention through a single stage siamese deep learning models. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9034-
dc.description.resumoUnderstanding consumer buying behavior in the context of e-commerce is a recent trend at large retail stores. It can be very attractive for retail companies to know which users will buy in their market and what products they will buy. Through the study of online user behavior, models can be created to improve marketing personalizing, and build digital products. Through the historical data of user events, such as clicked items, it is possible to use them as resources to forecast purchases. Despite how valuable is this data, it is not so simple to create machine learning models using them. A very small number of user sessions are buyers of items, and, in general, models have greater learning difficulties with unbalanced classes. Moreover, there are a large number of products in a store, making the problem even more complex. Previous works in the literature show that it is better to solve the problem in two stages, i.e., using two models: one model to predict which customers will be buying items and another to predict which products will be purchased among these consumers. Solving problems in two stages makes the problem simpler since it divides the model's complexity. However, creating two models the second model does not use information from non-buyer-sessions to solve the item classification. Furthermore, if the first model fails to classify a session as a buyer-session, the second model may have its results negatively impacted. Therefore, for this work, our objective is to develop a model that solves the problem with just a single model, a \emph{single-stage model}. We deployed Siamese neural networks to extract features to deal with imbalances. In our single-stage framework, we had several contributions. First, is the creation of a new loss function, the quartet-loss, which optimizes the parameters differently from the triplet-loss. Second, is the development of two different strategies for modeling user click sessions. Third, is the creation of metrics that evaluate the results of e-commerce models in online sessions. And finally, we developed machine learning methods using this project framework that reached the state-of-the-art for this problem.eng
dc.description.abstractCompreender o comportamento de compra do consumidor no contexto do e-commerce é uma tendência recente nas grandes lojas de varejo. Pode ser muito atraente para as empresas de varejo saber quais usuários comprarão em seu mercado e quais produtos comprarão. Através do estudo do comportamento do usuário online, modelos podem ser criados para melhorar a personalização de marketing e construir produtos digitais. Através dos dados históricos de eventos do usuário, como itens clicados, é possível utilizá-los como recursos para previsão de compras. Apesar do valor desses dados, não é tão simples criar modelos de aprendizado de máquina usando-os. Um número muito pequeno de sessões de usuários são compradores de itens e, em geral, os modelos apresentam maiores dificuldades de aprendizado com classes desequilibradas. Além disso, há um grande número de produtos em uma loja, tornando o problema ainda mais complexo. Trabalhos anteriores na literatura mostram que é melhor resolver o problema em duas etapas, ou seja, usando dois modelos: um modelo para prever quais clientes estarão comprando itens e outro para prever quais produtos serão adquiridos entre esses consumidores. Resolver problemas em duas etapas torna o problema mais simples, pois divide a complexidade do modelo. No entanto, ao criar dois modelos, o segundo modelo não usa informações de sessões não-compradoras para resolver a classificação do item. Além disso, se o primeiro modelo deixar de classificar uma sessão como sessão do comprador, o segundo modelo poderá ter seus resultados impactados negativamente. Portanto, para este trabalho, nosso objetivo é desenvolver um modelo que resolva o problema com apenas um modelo, um \emph{modelo de estágio único}. Implantamos redes neurais siamesas para extrair recursos para lidar com desequilíbrios. Em nossa estrutura de estágio único, tivemos várias contribuições. Primeiro, é a criação de uma nova função de perda, a perda quarteto, que otimiza os parâmetros de forma diferente da perda tripla. Em segundo lugar, está o desenvolvimento de duas estratégias diferentes para modelar as sessões de clique do usuário. Terceiro, é a criação de métricas que avaliam os resultados dos modelos de e-commerce em sessões online. E por fim, desenvolvemos métodos de aprendizado de máquina usando este framework de projeto que atingiu o estado da arte para este problema.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/58540/Disserta%c3%a7%c3%a3o_KevinTakano_PPGI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectComércio eletrônico - Programas de computadorpor
dc.subjectNegócios - Recursos de rede de computadorpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAOeng
dc.titlePredicting purchasing intention through a single stage siamese deep learning modelseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userSession-based modelingeng
dc.subject.userPredicting purchase intentioneng
dc.subject.userCustomer behavioreng
dc.subject.userSiamese-networkseng
dc.subject.userTriplet-losseng
Appears in Collections:Mestrado em Informática

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