???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9036
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Mirian Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174596624365571eng
dc.contributor.advisor1Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805eng
dc.contributor.referee1Oliveira, Irlane Maia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707eng
dc.contributor.referee2Nowak, Maria de Fátima Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551931543912621eng
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mirian Ramos. Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9036-
dc.description.resumoEste estudo apresenta possibilidades de práticas pedagógicas que favorecem a compreensão dos educandos quanto aos impactos ambientais na produção dos resíduos sólidos. Essa capacidade de compreensão é ampliada quando há discussões e reflexões em sala de aula abordando o contexto global, mas não deixando de trazer para a realidade local do educando. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo estimular a atitude crítica-reflexiva dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca dos impactos causados pela produção e destinação de Resíduos Sólidos (RS) no ambiente. Para tal, esta pesquisa teve como público-alvo, educandos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública, localizada no bairro Abial, Município de Tefé/AM. A pesquisa-ação foi adotada como abordagem metodológica, caracterizada pela participação de professora-alunos a fim de alcançar um aprendizado pautado na prática crítico-reflexiva. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas propiciaram momentos de diálogos, participação ativa dos educandos, momentos de expressarem suas ideias em cada atividade, estabelecendo um pensamento dialógico-reflexivo. Para tanto, fez-se necessário contextualizar a problemática dos resíduos sólidos com a realidade vivenciada pelos educandos, relacionando à questão social, econômica e ambiental. Como técnicas e instrumentos para a coleta de dados foram aplicados: questionário semiestruturado, discussões coletivas, observações e registros áudios visuais: filmagens e fotos. A partir da análise dos resultados foi possível observar que as atividades pedagógicas estimularam a atitude crítica-reflexiva dos educandos quanto a produção e descarte de resíduos sólidos. Nesse sentido, são necessárias políticas públicas que garantam as condições necessárias para que os educandos e a sociedade em geral façam o descarte sustentável dos resíduos, a exemplo da coleta seletiva de lixo.eng
dc.description.abstractThis study presents possibilities of pedagogical practices that favor the students' understanding of the environmental impacts in the production of solid waste. This ability to understand is amplified when it addresses the discussions and in the study room of the global context but does not study the expansion to the local reality of teaching. In this sense, the present work aims to stimulate a critical-reflexive attitude of the students of the Education of Young and Adults (EJA) about the impacts generated by the production and destination of Solid Waste (RS) in the environment. To this end, this research had as target audience, students of the Youth and Adult Education (EJA) modality, from a public school, located in the Abial neighborhood, Municipality of Tefé/AM. The action was studied as a research-logical methodological approach, through the participation of teacher-students in order to achieve learning. In this sense, as activities developed, their activities provide moments of educational dialogue, moments of activation in each, establishing a dialogic-reflective thought. Therefore, it was necessary to contextualize the problem of solid waste with the reality experienced by the students, relating it to social, economic, and environmental issues. How data collection techniques and instruments were applied and photos. From the analysis of the results, it was possible to observe that the pedagogical activities stimulate a critical-reflective attitude of the students regarding the production and disposal of solid waste. In a sustainable sense, political societies are public policies that guarantee favorable conditions for education and generally dispose of waste, such as selective garbage collection.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/58614/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MirianRodrigues_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/58616/Prod.Educacional_MirianRodrigues_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação de jovens e adultos - Tefé (AM)por
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectEducação ambiental - Amazôniapor
dc.subjectLixo - Eliminação - Aspectos ambientaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINOeng
dc.titleImpactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental críticaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userConsumismopor
dc.subject.userEnsino-aprendizagem de jovens e adultospor
dc.subject.userImpactos ambientaispor
dc.subject.userRecurso educacionalpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons