???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9058
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da gestão do conhecimento de um instituto de pesquisa e desenvolvimento em Manaus
Other Titles: Analysis of knowledge management of a research and development institute in Manaus
???metadata.dc.creator???: Lins, Messias Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rebelo, Luiza Maria Bessa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barbalho, Célia Regina Simonetti
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mancosu, Rafael Drumond
???metadata.dc.description.resumo???: Gestão do Conhecimento é a construção sistemática e intencional de processos voltados à captura, armazenamento, contextualização e compartilhamento de conhecimentos dos indivíduos numa organização. Uma vez transformado em conhecimento organizacional, este será incorporado aos processos, produtos e serviços de uma empresa, possibilitando a geração de mais conhecimento, através de modos de conversão, numa espiral ascendente, o que permite a aquisição de vantagens competitivas duradouras às organizações que conseguirem administrar eficientemente esse fluxo. Visando investigar como uma organização intensiva em conhecimento lida com essas questões, um Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento sediado no Pólo Industrial de Manaus, exímio desenvolvedor de produtos e serviços plenamente baseados em conhecimento, foi escolhido para ser investigado através de um estudo de caso de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada ao longo de um semestre entre os anos de 2010 e 2011 e contou com a participação de aproximadamente 1/3, tanto de pessoas do corpo gerencial quanto de funcionários que não ocupam posição estratégica na empresa, respectivamente. Os métodos de coleta de dados foram a entrevista individual com os gestores e questionário fechado indutivo para os demais funcionários. Através do primeiro instrumento, buscou-se avaliar qual o nível de entendimento dos gestores sobre Gestão do Conhecimento e importância que atribuíam ao tema, bem como quais práticas gerenciais adotavam para gerenciar a criação e compartilhamento do conhecimento na instituição. Pelo segundo instrumento, buscou-se captar a percepção dos demais funcionários do Instituto quanto quatro dimensões importantes, cujas variáveis que contemplam práticas gerenciais efetivas observadas em empresas proativas em relação à Gestão do Conhecimento. O estudo revelou que o Instituto de P&D investigado apresenta muitas características de organizações típicas da Sociedade do Conhecimento, com um potencial extraordinário para se posicionar na vanguarda das empresas proativas quanto à Gestão do Conhecimento. Entretanto, constatou-se que mesmo reunindo as condições ideais para tal, a empresa não tem explorado essa oportunidade de modo corporativo, foram verificadas iniciativas isoladas, porém muito insipientes, no sentido de se posicionar estrategicamente e tirar o máximo de proveito da sua condição peculiar. Por outro lado, a percepção dos demais funcionários que participaram da pesquisa apontou para a mesma direção, que há evidências de práticas gerenciais bem consolidadas, mas sem a devida articulação, para fomentar a criação e compartilhamento do conhecimento e a consequente obtenção de vantagens competitivas. Como recomendações, foi sugerido que a empresa estudasse a possibilidade de implantar algumas práticas oriundas das duas principais teorias a respeito desse tema: Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional e Organizações de Aprendizagem. Acredita-se que tais iniciativas poderão conduzi-la para outro patamar no âmbito das organizações inovadoras e que seu caminho em direção à Gestão do Conhecimento proativa poderá ser deveras encurtado.
Abstract: Knowledge Management is the systematic and intentional build of processes aimed at capturing, storing, sharing knowledge and background of individuals in an organization. Once transformed into organizational knowledge, this will be incorporated into the processes, products and services of a company, enabling the generation of more knowledge, by means of conversion, in an upward spiral, which allows the acquisition of competitive advantages to organizations that manage efficiently this flow. In order to investigate how a knowledge-intensive organization deals with these issues, was chosen an Institute for Research and Development based in the Industrial Pole of Manaus, expert developer of products and services based on full knowledge, was chosen to be investigated through a case study of nature qualitative. The survey was conducted over six months between 2010 and 2011 and was attended by approximately 1 / 3, both of managers as employees who do not occupy a strategic position in the company, respectively. The methods of data collection were individual interviews with managers and inductive closed questionnaire to other employees. Through the first instrument, we sought to assess what level of understanding of managers on Knowledge Management and the importance they attributed to the subject, as well as what management practices they adopted to manage the creation and sharing of knowledge in the company. By the second instrument, aimed to capture the perception of the other staff of the company as four important dimensions, which within variables include the effective management practices observed in proactive firms in relation to Knowledge Management. The study revealed that the investigated R & D Institute has many characteristics of typical organizations of the Knowledge Society, with a remarkable potential to position itself at the forefront of proactive firms regarding Knowledge Management. However, it was found that even the company has the ideal conditions for doing so, has not exploited this opportunity as corporate level, were found isolated initiatives, but very initial in order to position itself strategically and get the most out of its particular condition . On the other hand, the perception of other employees in the survey pointed to the same direction, there is evidence of well-established management practices were taken, but without proper coordination, to foster the creation and sharing of knowledge and consequently get competitive advantages. As recommendations, it was suggested that the company study the possibility of implementing some practices from the two main theories about this topic: Theory of Organizational Knowledge Creation and Learning Organizations. It is believed that such initiatives could lead it to another level within the organizations and that its innovative path towards knowledge management can be very proactive shortened.
Keywords: Gestão do conhecimento - Estudo de casos
Administração de empresas
Aprendizagem organizacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS:ENGENHARIA DE PRODUCAO:GERENCIA DE PRODUCAO:PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
???metadata.dc.subject.user???: Gestão do conhecimento
Práticas gerenciais
Geração de conhecimento
Compartilhamento de conhecimento
Knowledge management
Management practices
Knowledge generation
Knowledge sharing
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citation: LINS, Messias Rodrigues. Análise da gestão do conhecimento de um instituto de pesquisa e desenvolvimento em Manaus. 2022. 207 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9058
Issue Date: 15-Aug-2011
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MessiasLins_PPGEP.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons