???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9064
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A migração do povo Warao até Manaus: da rua ao abrigo e a busca por um lugar
???metadata.dc.creator???: Costa, Pablo Rogério Rosas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Amélia Regina Batista
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Sidney Antônio da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cruz, Manuel de Jesus Masulo da
???metadata.dc.description.resumo???: O povo Warao, etnia indígena oriunda da República Bolivariana da Venezuela, proveniente do Delta do rio Orinoco, região nordeste do país, são a segunda maior população indígena desse país, cerca de 49 mil pessoas. O território original são centenas de comunidades no estado de Delta Amacuro e regiões adjacentes dos estados de Monagas e Sucre. A partir de 2016 devido problemas políticos econômicos e sociais em que se encontra a Venezuela, um novo fluxo migratório desse grupo se estabeleceu, os Warao cruzaram a fronteira com o Brasil a partir de Pacaraima/RR porta de entrada no território brasileiro, se deslocaram até chegar a cidade de Manaus (Amazonas). A pesquisa esteve fundamentada na abordagem da Geografia Humanística Cultural numa perspectiva Fenomenológica. O método de investigação teve uma perspectiva qualitativa, alguns dados quantitativos foram coletados a partir de relatórios produzidos por diversos órgãos governamentais que trabalham com ações de acolhimento dos Warao. A proposta teve como tema a análise do povo Warao em Manaus, a partir dos lugares de passagem dessa população indígena, ocupação das ruas e os abrigos de acolhimento na cidade, como migrante indígena se esse grupo cria uma relação de identidade na cidade ou não. Os mapas mentais descrevem como os Warao representam suas vivências e os lugares de seus trajetos, nos auxiliando no acesso ao mundo vivido e os lugares de passagem de sua trajetória. Procuro entender a dinâmica da mobilidade desse povo. Utilizamos as representações gráficas dos sujeitos, as narrativas dos coordenadores dos abrigos em Manaus e os modos de gestão desta população pelos representantes do Estado e Munícipio.
Abstract: El pueblo Warao, etnia indígena de la República Bolivariana de Venezuela, del Delta del Río Orinoco, región noreste del país, es la segunda población indígena más grande de ese país, alrededor de 49.000 personas. El territorio original son cientos de comunidades en el estado Delta Amacuro y regiones adyacentes de los estados Monagas y Sucre. A partir de 2016, debido a los problemas políticos, económicos y sociales en los que se encuentra Venezuela, se estableció un nuevo flujo migratorio de este grupo, los Warao cruzaron la frontera con Brasil desde Pacaraima/RR, puerta de entrada al territorio brasileño, se trasladaron hasta llegar a la ciudad de Manaus. (Amazonas). La investigación se basó en el enfoque de la Geografía Humanística Cultural en una perspectiva Fenomenológica. El método de investigación tuvo una perspectiva cualitativa, algunos datos cuantitativos fueron recolectados de informes elaborados por diversas dependencias gubernamentales que trabajan con acciones de acogida a los Warao. La propuesta tuvo como tema el análisis del pueblo Warao en Manaus, desde los lugares de paso de esta población indígena, ocupación de las calles y albergues en la ciudad, como indígena migrante si este grupo crea una relación identitaria en la ciudad o no. Los mapas mentales describen cómo los Warao representan sus experiencias y los lugares de sus caminos, ayudándonos a acceder al mundo vivido y los pasajes de su trayectoria. Trato de entender la dinámica de la movilidad de estas personas. Utilizamos las representaciones gráficas de los sujetos, las narrativas de los coordinadores de los albergues en Manaus y las formas de gestión de esta población por parte de los representantes del Estado y Municipio.
Keywords: Migração rural-urbana
Pluralismo cultural
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
???metadata.dc.subject.user???: Warao
Migração
Mobilidade cultural
Manaus
Circulação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: COSTA, Pablo Rogério Rosas. A migração do povo Warao até Manaus: da rua ao abrigo e a busca por um lugar. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9064
Issue Date: 22-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Pablo Rogério Rosas Costa_PPGEOG.pdf4.8 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.