???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTamada, Mariela Mizota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3266291168658379eng
dc.contributor.advisor1Giusti, Rafael-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0613781010575440eng
dc.contributor.advisor-co1Magalhães Netto, José Francisco de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924eng
dc.contributor.referee1Oliveira, David Braga Fernandes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561812825173697eng
dc.contributor.referee2Nakamura, Fabiola Guerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9615041048900531eng
dc.contributor.referee3Menezes, Crediné Silva de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909eng
dc.contributor.referee4Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285eng
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationTAMADA, Mariela Mizota. Predição de evasão de cursos técnicos em EaD através de técnicas de aprendizado de máquina em duas etapas. 2022. 155 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9066-
dc.description.resumoA Mineração de Dados Educacionais integra inúmeras técnicas que dão suporte a processamento e análises de dados gerados e coletados nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Ela tem o intuito de extrair informações relevantes no ambiente escolar e emprega como principal técnica o Aprendizado de Máquina. O objetivo geral desta tese é definir uma metodologia que auxilie os gestores educacionais na detecção do risco de evasão de estudantes em EaD, com base nas mudanças das características de comportamento extraídas por técnicas de Aprendizado de Máquina. Devido ao contexto dinâmico do ambiente educacional, os modelos propostos são construídos em diferentes momentos do curso, com dados coletados das interações dos estudantes com o AVA aos 10%, 25%, 50% e 75% dos 2 anos de duração de cursos técnicos. Para uma melhor predição, apresenta-se uma técnica em duas etapas, com abordagem não supervisionada para agrupar estudantes sem definir um número de grupos a priori, e então uma abordagem supervisionada na qual o cluster atribuído a cada estudante é um novo atributo de entrada para um modelo de classificação. As técnicas não supervisionadas também são utilizadas como ferramenta para estudar o domínio dos dados. Como resultados, o algoritmo de agrupamento K-means revelou a presença de quatro grupos coerentes de estudantes pelas suas características de comportamento no AVA aos 10% do andamento do curso, e contribui na melhora de predição dos alunos em risco de evasão, com retorno da métrica F1 acima de 80% nos diferentes classificadores testados. Os resultados mostram alta correlação com a conclusão ou não conclusão do curso e traz insights e novos conhecimentos sobre os estudantes. Este trabalho aborda essas duas técnicas em cascata ou em duas etapas, e não tem se encontrado pesquisas com essa abordagem em Educação a Distância. Além desses resultados, este trabalho é relevante por pesquisar os cursos técnicos, que são considerados de grande importância para o desenvolvimento social e econômico do país, embora sejam escassos pesquisas e estudos que foquem nesse nível de ensino.eng
dc.description.abstractEducational Data Mining integrates numerous techniques that support the processing and analysis of data generated and collected from Learning Management Systems (LMS). It aims to extract relevant information in the school environment and uses Machine Learning as its main technique. The general objective of this thesis is to define a methodology that helps educational managers in detecting the risk of dropout of students in distance education, based on changes in behavior characteristics extracted by Machine Learning techniques. Due to the dynamic context of the educational environment, the proposed models are built at different times of the course, with data collected from the students’ interactions with the LMS at 10%, 25%, 50% and 75% of the two-year duration of technical courses. To provide better predictors, a two-step technique is presented, with an unsupervised approach to group students without defining a number of groups a priori, and then a supervised approach in which the cluster assigned to each student is a new input attribute to a classification model. Unsupervised techniques are also employed as a tool to study the data domain. As a result, the K-means clustering algorithm revealed the presence of four coherent groups of students according to their behavior toward the LMS, and contributes to the improvement of the prediction of students at risk of dropping out, with a return of the F1 metric above 80% in the different classifiers tested. The results show a high correlation with the completion or non-completion of the course and bring insights and new knowledge about the students. This work addresses these two techniques in cascade or in two stages, and no research with that approach has been found in Distance Education. In addition to these results, this work is relevant due to being focused on technical courses, which are considered of great importance for the social and economic development of the country, despite research and studies focusing on this level of education being scarce.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59028/Tese_MarielaTamada_PPGI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsino à distância - Ensino técnicopor
dc.subjectEnsino à distância - Ensino auxiliado por computadorpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectSoftware educacionalpor
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopor
dc.subjectEvasão escolar - Prevenção - Ensino técnicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titlePredição de evasão de cursos técnicos em EaD através de técnicas de aprendizado de máquina em duas etapaseng
dc.title.alternativePredicting dropout of technical courses at virtual learning with machine learning in two stepseng
dc.typeTeseeng
dc.description.infotudo ótimo!eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1288-7126eng
dc.subject.userEducação a distânciapor
dc.subject.userPredição de evasãopor
dc.subject.userModelos de agrupamento e classificaçãopor
dc.subject.userLogs do Moodlepor
dc.subject.userEnsino técnicopor
Appears in Collections:Doutorado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_MarielaTamada_PPGI.pdf7.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.