???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9075
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas
???metadata.dc.creator???: Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Medeiros, Adriana Francisca de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Rute Regis de Oliveira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.description.resumo???: Ante a inquietude com o desempenho das escolas de ensino fundamental I, no município de Humaitá-AM, buscou-se compreender a relação das práticas pedagógicas exercidas dentro dos muros da escola, com o desempenho apresentado nas avaliações externas padronizadas, mais especificamente, a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, formulou-se alguns questionamentos diretivos com o objetivo de analisar influências de práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto de uma escola pública com melhor desempenho no SAEB (2019). Sonda-se no discurso da equipe docente e gestora, quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas, para superação das metas estabelecidas pelo SAEB, e o quanto tem facilitado o ensino e aprendizagem do sujeito (estudante) em formação. A abordagem desse estudo é qualitativa, o método utilizado será a pesquisa descritiva, a produção de dados foi realizada a partir da entrevista semiestruturada com professores titulares das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e a equipe gestora da escola. Para a sistematização e análise dos dados gerados a partir do instrumento, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, tendo em vista a necessidade de uma visão aprofundada sobre a realidade do ambiente onde está inserida a escola. Como considerações finais, de nossa pesquisa, apontamos que a realização de práticas pedagógicas se configura em uma ação social a partir da intervenção humana. Dito isto, destacamos o seu processo de construção constante, inacabado e em alguns casos contraditório. Portanto, o que reafirmamos é que, no cotidiano da escola Municipal Edmee Monteiro Brasil, são realizadas práticas gestoras e docentes, dentre as quais existem aquelas que corroboram para o aprendizado global do estudante enquanto sujeito ativo na construção de seu conhecimento, mas também foram identificadas práticas totalmente direcionadas ao treinamento para a realização das avaliações externas, nesse caso o SAEB, e ainda práticas de alfabetização que não contemplam, nem consideram o estudante como protagonista no processo.
Abstract: Faced with the concern with the performance of elementary schools I, in the municipality of Humaitá-AM, we sought to understand the relationship between pedagogical practices carried out within the walls of the school, with the performance presented in standardized external evaluations, more specifically the evaluation of the Basic Education Assessment System - SAEB, some directive questions were formulated with the objective of analyzing influences of pedagogical practices developed in the context of a public school with better performance in SAEB (2019). In the discourse of the teaching and managerial staff, the pedagogical practices developed by the teams, manager and teacher of the school to overcome the goals established by the SAEB are probed, and how much has facilitated the teaching and learning of the subject (student) in training. The approach of this study is qualitative, the method used will be descriptive research, the production of data will be carried out from the semi-structured interview with teachers from the 1st to 5th grades of elementary school and the school management team. For the systematization and analysis of the data generated from the instrument, the technique of content analysis was adopted, in view of the need for a more in-depth view of the reality of the environment where the school is located. As final considerations of our research, we point out that the realization of pedagogical practices is configured in a social action from human intervention, that said, we highlight its constant, unfinished and in some cases contradictory construction process. Therefore, what we reaffirm is that in the daily life of the Edmee Monteiro Brasil Municipal School, managerial and teaching practices are carried out, among which there are those that corroborate the global learning of the learner as an active subject in the construction of his knowledge, but practices were also identified. totally directed to training for the accomplishment of external evaluations, in this case the SAEB, and even literacy practices that do not contemplate, nor consider the student as a protagonist in the process.
Keywords: Avaliação educacional - Brasil
Ensino fundamental - Avaliação
Prática de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Práticas pedagógicas
Práticas de gestão
Avaliação externa
SAEB
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da. O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9075
Issue Date: 22-Jul-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnaCruz_PPGECH.pdf4.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.