???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9079
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Formando capital humano na Hinterlândia Amazônica: o processo de diferenciação social em Benjamin Constant/Amazonas (2004-2019)
???metadata.dc.creator???: Abreu, Leonor Farias 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Noronha, Nelson Matos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Noronha, Nelson Matos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Joésia, Moreira Julião Pacheco
???metadata.dc.contributor.referee3???: Terra, Guilhermina de Melo
???metadata.dc.contributor.referee4???: Matos, Gláucio Campos de
???metadata.dc.contributor.referee5???: Justamand, Michel
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho está situado na linha de pesquisa Redes, Processos e Formas de Conhecimentos, do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia-Universidade Federal do Amazonas, e objetivou analisar a dinâmica da formação técnica de nível médio promovida pelo poder público estadual no período 2004-2019, no município de Benjamin Constant-Amazonas, considerando o contexto socioeconômico do mercado de trabalho local e os pilares da educação que permeiam a formação do capital humano para o trabalho. A análise requereu uma discussão da formação técnica consubstanciada em políticas públicas de educação profissional estabelecidas a partir da Constituição Brasileira de 1988. A discussão está amparada na legislação educacional (nacional e estadual), na literatura contemporânea e clássica das relações entre mercado de trabalho e trabalho como princípio educativo à formação integral da pessoa. Foram mapeadas as áreas de formação técnico-profissional promovidas pelo poder público estadual no município de Benjamin Constant no período 2004-2019, averiguando se os currículos de cursos técnicos ofertados no período 2004-2019, consideraram os pilares da Educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver) como princípios necessários à formação profissional técnica de nível médio. O mapeamento foi embasado nos dados obtidos em documentos institucionais referentes às ofertas, aos currículos dos cursos e no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (1996), fazendo-se um contraponto com dados obtidos em campo com egressos de cursos técnicos, os quais expuseram suas percepções quanto à formação técnico-profissional recebida, considerando o contexto do mercado de trabalho local. O trabalho utilizou uma abordagem quali-quanti, fazendo-se uma combinação entre análise documental e análise de conteúdo. Da análise dos dados obtidos, documentais e de campo, elucidou-se a dinâmica do perfil do egresso da formação técnica de nível médio pública no município de Benjamin Constant, no período 2004-2019, relacionando os cursos ofertados aos eixos tecnológicos da EPT e ao contexto socioeconômico do mercado de trabalho local. Os resultados obtidos, no conjunto da pesquisa, considerando as condições socioeconômicas do município de Benjamin Constant (PIB, PIB per capita, mão de obra ocupada), confirmaram que a oferta de formação técnico-profissional de nível médio disponibilizada pelo poder público estadual em Benjamin Constant (2004-2019), não propiciou a formação do capital humano para o mercado de trabalho local, mas sim a possibilidade de formação no próprio município do estudante, uma vez que o mercado de trabalho local não comportava a demanda por emprego, o que resultou em um novo do perfil do egresso da formação técnica ofertada.
Abstract: This work is located in the line of research Networks, Processes and Forms of Knowledge, of the Post-Graduate Program Society and Culture in the Amazon - Federal University of Amazonas, and aimed to analyze the dynamics of mid-level technical educationpromoted by the state public power in the period 2004-2019, in the municipality of Benjamin Constant-Amazonas, considering the socioeconomic context of the local labor market and the pillars of education that permeate the formation of human capital for work. The analysis required a discussion of technical training embodied in public policies for professional education established from the Brazilian Constitution of 1988. The discussion is supported by educational legislation (national and state), in contemporary and classic literature on the relationship between the labor market and work as an educational principle for the integral formation of the person. The areas of technical-professional training promoted by the state government in the municipality of Benjamin Constant in the period 2004-2019 were mapped, verifying whether the curricula of technical courses offered in the period 2004-2019 considered the pillars of Education (learn to know, learn to do, learn to be, learn to live together) as necessary principles for high school technical professional training. The mapping was based on data obtained from institutional documents referring to offers, course curricula and the report of the International Commission on Education for the 21st century (1996), making a counterpoint with data obtained in the field with graduates of technical courses, who exposed their perceptions regarding the technical-professional training received, considering the context of the local labor market. The work used a quali-quanti approach, combining document analysis and content analysis. From the analysis of the data obtained, documentary and field, the dynamics of the profile of the graduate of the public high school technical training in the municipality of Benjamin Constant, in the period of 2004-2019, was elucidated, relating the courses offered to the technological axes of the EPT and the socioeconomic context of the local labor market. The results obtained, in the whole the research, considering the socioeconomic conditions of the municipality of Benjamin Constant (GDP, GDP per capita, employed workforce), confirmed that the offer of technical-professional training at a secondary level made available by the state government in Benjamin Constant (2004-2019), did not provide the formation of human capital for the local labor market, but the possibility of training in the student's own municipality, since the local labor market did not support the demand for employment, which resulted in a new profile of the graduate of the technical training offered.
Keywords: Ensino profissional
Formação profissional
Aprendizagem
Recursos humanos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO ENSINO PROFISSIONALIZANTE
???metadata.dc.subject.user???: Formação Técnico-Profissional
Trabalho
Pilares da Educação
Capital Humano
Benjamin Constant - Amazonas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: ABREU, Leonor Farias. Formando capital humano na Hinterlândia Amazônica: o processo de diferenciação social em Benjamin Constant/Amazonas (2004-2019). 2022. 187 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9079
Issue Date: 12-Aug-2022
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_LeonorAbreu_PPGSCA.pdf4.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.