???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Eudiane Parentes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255278975426674eng
dc.contributor.advisor1Schropfer, Edivânia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186758587635323eng
dc.contributor.referee1Carvalho, Marcia Elaine Silva-
dc.contributor.referee2Lima, Carlos Cesar Uchoa de-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.citationMENDES, Eudiane Parentes. Qualidade da água e doenças: uma percepção dos discentes do IFAM/Tefé. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9083-
dc.description.resumoA água é um recurso natural essencial para sobrevivência dos seres vivos do planeta terra, ela compõe a maior parte do globo, porém, a água considerada ideal para consumo representa a menor porcentagem desta totalidade e quando ela é consumida fora dos padrões de qualidade ela pode acarretar vários problemas de saúde. As doenças ocasionadas por veiculação hídrica é um problema de saúde pública e ela ocorre principalmente nos países em desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um guia pedagógico correlacionando saúde e doenças transmitidas pela água a partir da descrição da percepção ambiental dos discentes sobre o uso da água e suas relações com a saúde. A pesquisa foi desenvolvida com os discentes do Instituto Federal do Amazonas-IFAM Campus Tefé. O projeto inicial previa que a pesquisa fosse realizada no âmbito físico do IFAM- Campus Tefé, porém, devido à pandemia da COVID-19 e para garantir a segurança de todos os envolvidos, as atividades de pesquisa foram desenvolvidas de forma remota. É notório que os sujeitos possuem conhecimento sobre o ambiente, principalmente no diz respeito aos problemas atuais como a escassez de água, entre outros, entretanto, a contextualização do tema ainda não parece ser algo praticado pelo mesmo. Para os sujeitos, o planeta de alguma forma, está sendo degradado. Quanto a água do planeta, para a maioria ela é um recurso finito, que precisa ser preservada e conservada, entretanto, as atitudes de preservação e conservação do planeta se restringe em não jogar lixo no ambiente.eng
dc.description.abstractWater is na essential natural resource for the survival of living being son planet earth, it makes up most of the globe, however, water considered ideal for consumption represents the smallest percentage of this totality and when it is consumed outside the quality standards, it can lead tovariou shealth problems. The diseases caused by water transmissionis a publiche alth problem and it occurs mainly in developing countries. The objective of the present study was to develop a pedagogical guide correlating health and water-borne diseases from the description of students' environmental perception of water use and its relationship with health. The research was developed with the students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM Campus Tefé. The initial project for esa wthat there search would be carried out within the physical scope of IFAM- Campus Tefé, however, due to the COVID-19 pandemic and to ensure the safety of all involved, there search activities were carried out remotely. It is clear that the subject shave knowledge about the environment, especiallywithregardtocurrentproblemssuch as waterscarcity, amongothers, however, the contextualization of the theme still does not seem to be something practiced by it. For the subjects, the planet is some how being degraded. As for the planet's water, for most it is a finite resource, which needs to be preserve dandkept, however, the attitudes of preservation and conservation of the planet are restricted tono tthrowing garbage in the environment.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59475/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EudianeMendes_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação ambiental - Tefé (AM)por
dc.subjectÁgua - Conservaçãopor
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopor
dc.subjectÁgua - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleQualidade da água e doenças: uma percepção dos discentes do IFAM/Teféeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userPercepçãopor
dc.subject.userAgua e saúdepor
dc.subject.userEnsinopor
dc.subject.userPerceptioneng
dc.subject.userWater and healtheng
dc.subject.userTeachingeng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons