???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9091
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A trajetória escolar de estudante ribeirinho da UFAM e a construção da identidade
???metadata.dc.creator???: Souza, Virginia Karla Rosas de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nina, Socorro de Fátima Moraes
???metadata.dc.description.resumo???: Não podemos tratar os campos brasileiros como se fossem homogêneos, a Amazonia sozinha abarca diversos grupos étnicos e populações tradicionais com identidades socioculturais e políticas particulares. Falar da trajetória escolar inclui uma imensa variedade de percursos e escolhas que variam desde a origem social do aluno, infraestrutura da escola, profissão dos pais, características climáticas entre outros fatores. Adotando a perspectiva da Psicologia Rural e Psicologia Social Crítica, nosso objetivo geral foi: Investigar como os estudantes ribeirinhos que estudam na UFAM significam a sua trajetória de escolarização e vivências no ensino superior. Objetivos específicos: a) Conhecer a trajetória de escolarização de estudantes ribeirinhos desde a educação básica até o ingresso no ensino superior, b) Descrever as vivências desses alunos no cotidiano da UFAM; c) Compreender de que maneira a vida acadêmica afeta no processo de construção de suas identidades. Esta pesquisa foi do tipo qualitativa, exploratória e em caráter de estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram 1. questionário geral do PROCAD-AM aplicado de forma online e presencial, ao qual gerou um banco de dados com as informações dos participantes (nome, campus, idade, local de nascimento e moradia, pertence ou é originário de alguma comunidade amazônidas e etc.); 2. Entrevista individual com narrativa aberta. Partimos da pergunta norteadora: “conte-me sobre a sua trajetória de vida desde a infância até a chegada do ensino superior”; 3. Entrevista individual mediada por imagens ou objetos da escolha do participante, que representasse o momento de transição do ensino médio para o ensino superior. Quanto aos resultados do questionário PROCAD – AM, tivemos 124 participantes, sendo 57 respondentes online e 67 presencial. Desse número total, apenas 23 pessoas se identificaram como ribeirinhos. Conseguimos entrar em contato com 7 pessoas que se enquadravam nos critérios de inclusão, 2 demonstraram interesse em participar e apenas 1 seguiu até o final das entrevistas. A análise foi construtivo-interpretativa, pela qual identificamos os sentidos e significados da narrativa desse estudo de caso em 5 momentos da trajetória escolar do depoente: 1. Ensino Fundamental e a Vida na Comunidade em Tonantins/AM; 2 Saída da Comunidade para o Ensino Médio Técnico em Tabatinga/AM; 3. Retorno a Tonantins/AM e Início da Docência na Zona Rural; 4. Ensino Normal Superior: o PARFOR; 5. Identidade Política de Professor Ribeirinho. Por estas categorias narramos a trajetória de Nandinho, os caminhos que o levaram até o ensino superior, abordando o papel da educação na construção identitária segundo a teoria de identidade-metamorfose-emancipação, junto das vivências e os significados encontrados pelo caminho, que é atravessado pelas políticas públicas educacionais de interiorização. Concluímos que a trajetória escolar perpassa a construção identitária do sujeito e vice e versa, conforme ele avança nos níveis educacionais, o que contribui para mudar sua percepção sobre os papéis que deseja assumir em sua vida, enfrentar o dilema de permanecer em sua comunidade ou migrar em busca de oportunidades “melhores”, ou ainda perceber que a saída destes espaços não é a resposta de melhoria, assim como também o ajuda a perceber seu próprio papel dentro da sociedade. Pudemos ver ainda a importância dos familiares na construção identitária e discutir o mito da meritocracia e a importância de políticas públicas de acesso, permanência e uma educação pautada na valorização, contexto e saberes do mundo rural.
Abstract: We cannot treat Brazilian fields as if they were homogeneous, the Amazon alone encompasses diverse ethnic groups and traditional populations with particular sociocultural and political identities. Talking about the school trajectory includes an immense variety of paths and choices that vary from the student's social origin, school infrastructure, parents' profession, climatic characteristics, among other factors. Adopting the perspective of Rural Psychology and Critical Social Psychology, our general objective was: To investigate how riverside students who study at UFAM signify their schooling trajectory and experiences in higher education. Specific objectives: a) To know the schooling trajectory of riverside students from basic education to admission to higher education, b) To describe the experiences of these students in the daily life of UFAM; c) Understand how academic life affects the process of building their identities. This research was qualitative, exploratory and in the nature of a case study. The instruments used were 1. general PROCAD-AM questionnaire applied online and in person, which generated a database with the participants' information (name, campus, age, place of birth and residence, belongs to or originates from some Amazonian community, etc.); 2. Individual interview with open narrative. We started with the guiding question: “tell me about your life trajectory from childhood to the arrival of higher education”; 3. Individual interview mediated by images or objects chosen by the participant, representing the moment of transition from high school to higher education. As for the results of the PROCAD – AM questionnaire, we had 124 participants, of which 57 were online respondents and 67 were face-to-face. Of this total number, only 23 people identified themselves as riverside dwellers. We were able to get in touch with 7 people who fit the inclusion criteria, 2 showed interest in participating and only 1 followed through to the end of the interviews. The analysis was constructive-interpretative, through which we identified the senses and meanings of the narrative of this case study in 5 moments of the deponent's school trajectory: 1. Elementary School and Community Life in Tonantins/AM; 2 Leaving the Community for High School Technical in Tabatinga/AM; 3. Return to Tonantins/AM and Beginning of Teaching in the Rural Area; 4. Higher Normal Education: PARFOR; 5. Political Identity of Professor Ribeirinho. Through these categories we narrate Nandinho's trajectory, the paths that led him to higher education, addressing the role of education in the construction of identity according to the theory of identity-metamorphosis emancipation, along with the experiences and meanings found along the way, which is crossed by the public educational policies of interiorization. We conclude that the school trajectory permeates the identity construction of the subject and vice versa, as he advances in educational levels, which contributes to changing his perception about the roles he wants to assume in his life, facing the dilemma of staying in his community or migrating. looking for “better” opportunities, or even realizing that leaving these spaces is not the answer for improvement, as well as helping them to realize their own role within society. We could also see the importance of family members in the construction of identity and discuss the myth of meritocracy and the importance of public policies of access, permanence and an education based on the appreciation, context and knowledge of the rural world.
Keywords: Educação rural - Amazônia
Educação - Aspectos sociais - Amazônia
Vida ribeirinha - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Psicologia
???metadata.dc.subject.user???: Trajetória escolar
Psicologia rural
Identidade
Ribeirinho
Educação do campo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: SOUZA, Virginia Karla Rosas de. A trajetória escolar de estudante ribeirinho da UFAM e a construção da identidade. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9091
Issue Date: 1-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_VirginiaSouza_PPGPSI.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.