???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9110
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas
Other Titles: O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Luiz Carlos Michilis de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Renato Abreu
???metadata.dc.contributor.referee1???: Moura, Osvanda Silva de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Menezes, Jorge de Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho descreve a percepção de professores do ensino de ciências biológicas do ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas nos campis de Humaitá e Lábrea localizados no sul do Amazonas durante a pandemia de COVID-19. O referencial teórico da pesquisa se sustenta pelos autores como Krasilchik, Villani, Vaccarezza, Freire, Fourez, Marco, López Cerezo, Pfeiffer, Carvalho, Kenski, Zaleski, Bento; Belchior, Bacich, Moore; Kearsley que nos deram base para o entendimento aprofundado as práticas pedagógicas durante o período pandêmico. A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas de professores, durante a pandemia, no componente curricular do ensino de biologia do ensino médio técnico na Forma Integrada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas os quais foram convidados a responder um questionário online. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Na pesquisa documental compreendeu-se a presença das TICs, porém, sem aplicabilidade prática parte da instituição de ensino e docentes. A análise da percepção dos professores de ciências biológicas revelou o reconhecimento das TICs, entretanto, por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se o desinteresse na inclusão das ferramentas tecnológicas nos processos de ensino e aprendizagem nas aulas remotas emergenciais por parte dos docentes. Ainda, percebeu-se que o nível de aprendizagem foi baixo durante a pandemia pela falta de auxílio àqueles discentes menos favorecidos. Conclui-se que as TICs estão presente no cotidiano escolar, porém, não são usadas por muitos professores de Biologia.
Abstract: The present work describes the perception of biology teachers of technical high school of the Federal Institute of Education, Science and Technology of amazonas on the campuses of Humaitá and Lábrea located in the south of amazonas during the COVID-19 pandemic. The theoretical framework of the research is supported by authors such as Krasilchik, Villani, Vaccarezza, Freire, Fourez, Marco, López Cerezo, Pfeiffer, Carvalho, Kenski, Zaleski, Bento; Belchior, Bacich, Moore; Kearsley who gave us the basis for in-depth understanding of pedagogical practices during the pandemic period. The research was carried out with the objective of analyzing the pedagogical practices of teachers, during the pandemic, in the curricular component of biological sciences of technical high school in the Integrated Form at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas who were invited to answer an online questionnaire. The research took a qualitative approach. In the documentary research, the presence of TICs was understood, however, without practical applicability part of the educational institution and teachers. The analysis of the perception of life sciences teachers revealed the recognition of the, however, through the analysis of the teachers' posture, it was perceived the disinterest in the inclusion of technological tools in the teaching and learning processes in emergency remote classes by teachers. Furthermore, it was noticed that the level of learning was low during the pandemic due to the lack of assistance to those less favored students. It is concluded that the TICs are present in the school routine, however, they are not used by many biology teachers.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: TICs
Ferramenta
Aulas Remotas
Ensino e Aprendizagem
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: CARVALHO, Luiz Carlos Michilis de. O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9110
Issue Date: 19-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LuizCarvalho_PPGECH.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons