???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorUchôa, Iraci Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0565932748535945eng
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379eng
dc.contributor.referee1Borges, Heloísa da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Selma Suely Baçal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5050471052673175eng
dc.contributor.referee3Zientarski, Clarice-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673553941111789eng
dc.contributor.referee4Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955eng
dc.contributor.referee5Hage, Salomão Antônio Mufarrej-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016eng
dc.date.issued2022-05-23-
dc.identifier.citationUCHÔA, Iraci Carvalho. O fechamento de escolas no campo do Amazonas: subtração do direito à política de Educação em Alvarães e Uarini. 2022. 200 f., Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9113-
dc.description.resumoA tese articula-se à Linha de Pesquisa Educação Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A análise trata do fechamento das escolas do campo e as contradições desse processo na garantia do Direito à educação nos municípios de Alvarães e Uarini/Am. O eixo da pesquisa é a tríade: fechamento das escolas, transporte escolar e nucleação. Para tanto, considera-se como problema que o fechamento das escolas do campo retira o Direito dos estudantes acessarem à educação escolar. Esse movimento se configura pelas precárias qualidades do transporte e das escolas, deste modo, as condições para que os estudantes prossigam nos estudos mostra a configuração do Estado mínimo para as políticas sociais. Tal fato evidencia a desigualdade social em razão de que os trabalhadores do campo não disponibilizam de condições materiais para manter os estudos dos filhos nas cidades. Assim, o fechamento das escolas do campo não considera a realidade dos sujeitos do campo, nota-se que esse processo ocasiona mudanças que dialogam com a expansão do capitalismo e que o objetivo de cercear as políticas públicas educacionais é o de isolar o Amazonas e seus municípios para potencializar a agenda neoliberal. Por isso, o fechamento das escolas do campo relaciona-se com a Educação Rural, esta, mesmo diante dos avanços da Educação do Campo ainda está presente em Alvarães e Uarini. Como objetivo geral foi analisado o fechamento das escolas, as contradições na garantia do direito à educação e os conflitos na vida dos sujeitos do campo, que orientou os seguintes objetivos específicos: a) Analisar a redefinição do Estado nos anos de 1990 e suas implicações na construção da política pública educacional para os trabalhadores do campo; b) Contextualizar os aspectos históricos, territoriais, sociais e econômicos de Alvarães e Uarini; c) Investigar a materialização do fechamento das escolas do campo e as contradições na garantia do Direito à educação. O Materialismo Histórico Dialético foi o método utilizado porque o objeto encontra-se envolvido na totalidade das relações estabelecidas no Modo de Produção Capitalista, por isso, é dinâmico, histórico e concreto. O percurso metodológico organiza-se em três eixos: levantamento bibliográfico pautado na perspectiva marxista; a pesquisa documental em que foram apreciados os documentos oficiais da educação do campo, com ênfase para a dialética entre o fechamento das escolas, o transporte escolar e a nucleação; por fim, a pesquisa empírica por meio das entrevistas semiestruturadas e dos questionários. A pesquisa apresentou múltiplas dimensões que correspondem em novas categorias de análises, por exemplo, o financiamento da Educação do Campo no Amazonas. Nestes termos, o fechamento das escolas do campo no Amazonas é o espelho da subtração do direito à Educação, por isso, é necessário refletir na transformação dessa realidade para obter mudanças alinhadas ao projeto da classe que vive do trabalho, o que será possível a partir da luta coletiva por uma sociedade que negue o capitalismo como modo de produção.eng
dc.description.abstractThis thesis is part of the Graduate Program (PPGE), within the scope of the Line of Education, Public Policies and Regional Development, and was funded by the Amazonas State Research Support Foundation (FAPEAM). The analysis deals with the closure of the schools of the field and the contradictions of this process in the guarantee of the Right to education in the municipalities of Alvarães and Uarini/Am. The axis of the research is the triad: closing of schools, school transport and nucleation. Therefore, it considers as a problem, that the closure of the schools of the field removes the right of students to access school education, this movement is configured by the precarious qualities of transport and schools, so the conditions for students to continue in studies shows the configuration of the minimum state for social policies. This fact highlights the social inequality because many of these students do not have material conditions to remain in the cities, so the closure of the country schools does not consider the reality of the communities, it is noted that this process causes changes that dialogue with the expansion of capitalism, and that the objective of closing public educational policies is to isolate the Amazon and its municipalities to enhance the neoliberal agenda. Therefore, the closure of the schools of the field is related to Rural Education, which, even in the face of advances in Field Education, is still present in Alvarães and Uarini. The general objective was the closing of schools, the contradictions in the guarantee of the right to education and the conflicts in the lives of the subjects of the field. Thus, it was guided by the specific objectives: a) To analyze the redefinition of the State in the 1990s, and its implications in the construction of the public educational policy of workers; b) Contextualize the historical, territorial, social and economic aspects of Alvarães and Uarini; c) To investigate the materialization of the closure of the schools of the field and the contradictions in the guarantee of the Right to Education. Dialectical Historical Materialism was the method used because the object is involved in all the relationships established in the Capitalist Production Mode, and is therefore dynamic, historical and concrete. The methodological path is organized in three axes: bibliographic survey based on the Marxist perspective; documentary research, in which the official documents of field education were appreciated, with emphasis on the issue of school closures, school transport and nucleation; and finally, empirical research through interviews and questionnaires answered by the 14 subjects. Thus, we conclude that the research presented multiple dimensions that correspond in new categories of analyses, for example, the financing of field education in the Amazon. Workers are treated inhumanely; therefore, it is necessary to reflect on the transformation of this reality in order to obtain changes aligned with the project of the class that lives from work, which will be possible from the collective struggle of workers for a society that denies capitalism as a mode of productioneng
dc.description.sponsorshipFAPEAMeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59873/Tese_IraciUch%c3%b4a_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleO fechamento de escolas no campo do Amazonas: subtração do direito à política de Educação em Alvarães e Uarinieng
dc.title.alternativeThe closing of schools in the field of Amazonas: subtraction of the right to education policy in Alvarães and Uarinieng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1940-9477eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1794-924Xeng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1940-9477eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6765-4568eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8453-5429eng
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481eng
dc.contributor.referee5orcidhttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016eng
dc.subject.userEducação do/no campopor
dc.subject.userEducação ruralpor
dc.subject.userFechamento de escolas do campopor
dc.subject.userEscolas polarizadaspor
dc.subject.userTransporte escolarpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_IraciUchôa_PPGE.pdfDocumento principal da Tese2.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.