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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Simulação física da soldagem de manutenção em aço de alta resistência e baixa liga utilizado na indústria naval
???metadata.dc.creator???: Vasconcelos, Caio Matheus Araújo de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soeiro Junior, Jaime Casanova
???metadata.dc.contributor.referee1???: Junior, Jaime
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alves, Antonio
???metadata.dc.contributor.referee3???: Neto, Rubelmar
???metadata.dc.description.resumo???: O transporte fluvial tem grande impacto econômico regional, por sua capacidade de transporte de carga e pela localização da bacia hidrográfica do Amazonas, ao qual aproximadamente 85 % da distribuição de frota de embarcações está localizada na região. Durante o tráfego, é possível acontecer desgastes, reduzindo a espessura do casco, como corrosão ou impacto com rochas. Partindo da hipótese que a embarcação tenha sofrido um dano do lado externo, reduzindo a espessura de uma chapa de aço do casco da embarcação, será feita uma recuperação da espessura por soldagem de manutenção no lado interno do casco e a estrutura estando sobre a água. Este tipo de manutenção apresenta grande desafio técnico por retirar abruptamente calor e, consequentemente, alterar a soldabilidade metalúrgica dos aços empregados, neste caso, EN-10025-2-04-S355-J2-N. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a influência dos fatores: tipo de resfriamento (ao ar ou com água), espessura recuperada (25 ou 50 % da espessura da chapa), quantidade de camadas de solda (uma ou duas camadas de solda) e a energia de soldagem utilizada (energia baixa ou alta), sobre a microestrutura e microdureza do aço S355 J2N, soldado com eletrodo revestido E7018-1. Foi utilizado um sistema de circulação de água a temperatura ambiente que pulveriza água na face oposta a soldagem para simular a soldagem de manutenção na hipótese sugerida. Dentre os fatores estudados, o tipo de resfriamento é o fator que possui maior influência, devido a retirada abrupta de calor influenciar de forma significativa os ciclos térmicos captados (Δt8-5 dos CPs resfriados com água 90 % menor), extensão da zona afetada pelo calor (redução de área de até 77 %), na microestrutura formada (microestruturas dos CPs com água mais refinadas), aumento de dureza (de até 51 %), na fração volumétrica do microconstituinte martensita-austenita, M-A (CPs resfriados com água com menores quantidades de M-A), na energia absorvida do ensaio de impacto Charpy V e em suas respectivas fractografias.
Abstract: River transport has a great regional economic impact, due to its relationship with the environment, cargo transport capacity and the location of the Amazon basin, to which approximately 85% of the distribution of the vessel fleet is located in the region. During traffic, wear can occur, reducing the thickness of the hull, such as corrosion or impact with rocks. Assuming that the vessel has suffered damage from the outside, reducing the thickness of a steel plate in the vessel's hull, a thickness recovery will be made by maintenance welding on the inner side of the hull and the structure being on the water. This type of maintenance presents a great technical challenge as it abruptly removes heat and consequently alters the metallurgical weldability of the steels used, in this case, EN-10025-2-04-S355-J2-N. Thus, the objective of this work is to analyze the influence of factors: type of cooling (air or water), recovered thickness (25 or 50% of plate thickness), number of solder layers (one or two solder layers) and the welding energy used (low or high energy), on the microstructure and microhardness of the S355 J2N steel, welded with a 7018E coated electrode. A water circulation system at room temperature that sprays water on the face opposite to the weld was used to simulate the maintenance welding in the suggested hypothesis. Among the factors studied, the cooling type is the factor that has the greatest influence, because the abrupt heat removal. Significantly influences the captures thermal cycles (Δt8-5 of the specimen cooled with water are 90 % smaller), extension of the Heat-Affected Zone (área reduction of up to 77 %), in the formed microstructure (microstructures of the water-cooled samples are more refined), increase in hardness (up to 51 %), in the volumetric fraction of the martensite-austenite microconstituent, M-A (samples cooled with water have lower amounts of M-A), in the energy absorbed from the Charpy V impact test and in their respective fractographs.
Keywords: Mecânica aplicada
Metalurgia
Engenharia metalúrgica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
???metadata.dc.subject.user???: Resfriamento acelerado
Soldagem de manutenção
Aço S355-J2-N
Microdureza
Microconstituinte martensita-austenita
Energia absorvida
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
Citation: VASCONCELOS, Caio Matheus Araújo de. Simulação física da soldagem de manutenção em aço de alta resistência e baixa liga utilizado na indústria naval. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9145
Issue Date: 29-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

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