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???metadata.dc.type???: Tese
Title: O assessoramento pedagógico na interface com práticas pedagógicas no ensino remoto: um estudo com professores do IFAM/Humaitá
Other Titles: Pedagogical Advising at the Interface with Pedagogical Practices in Remote Learning: A study with teachers of IFAM/HUMAITÁ. 2022
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Adrianne Fernandes do 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Vera Lúcia Reis da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ribeiro, Marinalva Lopes
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas – UFAM teve como perspectiva buscar resposta para o seguinte problema: Qual a percepção dos professores em relação ao assessoramento pedagógico frente às práticas pedagógicas desenvolvidas na educação profissional no contexto do ensino remoto no IFAM/Humaitá? Tendo como objetivo principal compreender de que forma o assessoramento pedagógico auxilia o desenvolvimento de práticas pedagógicas em cursos que envolvem a educação profissional no contexto do ensino remoto, esta pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa. Os participantes foram 07 (sete) professores que atuam nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Como técnicas de coletas de dados foram utilizados questionários online para evidenciar o perfil pessoal e profissional dos participantes e o Grupo Focal, que abordou os eixos temáticos: Assessoramento Pedagógico, Práticas Pedagógicas e Desenvolvimento Profissional Docente. A análise e interpretação dos dados foi realizada à luz da Análise de Conteúdo. O aporte teórico-metodológico se fundamenta em Cunha (2014); Lucarelli (2004); Mayor Ruiz (2007); Hevia (2004); Nepomneschi (2004); Marcelo García (2009); Nóvoa (2000; 2011); Imbernón (2002; 2011); Tardif (2002), Silva (2019), entre outros. No intuito de responder à problemática da pesquisa, foram definidos os objetivos específicos: analisar a percepção dos professores sobre o assessoramento pedagógico; identificar as principais necessidades dos professores em relação ao assessoramento pedagógico no contexto do ensino remoto; explicitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas pelos professores no ensino remoto; identificar a percepção dos professores sobre o processo do desenvolvimento profissional docente. Os resultados indicaram que: i) o assessoramento pedagógico é acompanhamento e apoio importante aos professores para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. ii) o papel assumido pelos assessores é de um profissional que soma para que as mudanças aconteçam mediante a identificação e solução de problemas que emergem no cotidiano do exercício da função. iii) há necessidade de ações conjuntas para a discussão sobre as práticas dos professores, a partilha de ações e socialização de experiências que contribuam com novos aprendizados e soluções para questões surgidas no contexto da docência. iv) a interação com a assessoria pedagógica para a elaboração de novas propostas que contribuam na busca de superação das dificuldades diagnosticadas nos discentes. v) a formação continuada é um processo necessário para a profissão, mesmo que existam, ainda, professores resistentes à urgência da necessidade de ressignificarem suas práticas pedagógicas. Esperamos que esse trabalho contribua na compreensão do assessoramento pedagógico como importante aliado ao trabalho de professores não apenas nos cursos técnicos integrados das instituições de educação profissional, mas de outras modalidades e níveis nas demais instituições.
Abstract: This research developed in the Graduate Program in Teaching of Sciences and Humanities of the Federal University of Amazonas - UFAM had the perspective of seeking answers to the following problem: What is the perception of teachers in relation to the pedagogical advising facing the pedagogical practices developed in professional education in the context of remote teaching in IFAM/Humaitá? The main objective of this research is to understand how the pedagogical advising helps the development of pedagogical practices in courses that involve professional education in the context of remote teaching. The participants were seven (07) teachers who work in Integrated Technical High School Courses. As techniques of data collection, online questionnaires were used to evidence the personal and professional profile of the participants and the Focus Group, which addressed the thematic axes: Pedagogical Advising, Pedagogical Practices, and Teacher Professional Development. The analysis and interpretation of the data was done in the light of Content Analysis. The theoretical-methodological contribution is based on Cunha (2014); Lucarelli (2004); Mayor Ruiz (2007); Hevia (2004); Nepomneschi (2004); Marcelo García (2009); Nóvoa (2000; 2011); Imbernón (2002; 2011); Tardif (2002), Silva (2019), among others. In order to respond to the research problematic, the following specific objectives were defined: analyze the teachers' perception about pedagogical advising; identify the teachers' main needs regarding pedagogical advising in the context of remote teaching; explain the development of pedagogical practices by teachers in remote teaching; identify the teachers' perception about the process of teaching professional development. The results indicated that: i) pedagogical advising is an important follow-up and support for teachers to improve the teaching and learning process. ii) the role assumed by the advisors is that of a professional who adds up to make changes happen by identifying and solving problems that emerge in the daily exercise of their function. iii) there is a need for joint actions to discuss the teachers' practices, share actions and socialize experiences that contribute to new learning and solutions to issues that arise in the teaching context. iv) the interaction with the pedagogical advisory services for the development of new proposals that contribute to overcoming the difficulties diagnosed in the students. v) continuing education is a necessary process for the profession, even though there are still teachers who are resistant to the urgency of the need to re-signify their teaching practices. We hope that this work contributes to the understanding of pedagogical advising as an important ally to the work of teachers, not only in integrated technical courses in professional education institutions, but also in other modalities and levels in other institutions.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Assessoramento pedagógico. Práticas pedagógicas. Desenvolvimento profissional docente. Ensino remoto.
Pedagogical Advising. Pedagogical Practices. Desenvolvimento Profissional docente. Remote Teaching
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: NASCIMENTO, Adrianne Fernandes do. O assessoramento pedagógico na interface com práticas pedagógicas no ensino remoto: um estudo com professores do IFAM/Humaitá. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM, Humaitá (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9149
Issue Date: 2-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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