???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSá, Glória Alegria Coelho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9070807769911682eng
dc.contributor.advisor1Bandeira, Grace dos Anjos Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838598218715514eng
dc.contributor.referee1Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.referee2Rosas, Robert Langlady Lira-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationSÁ, Glória Alegria Coêlho de.Um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva de Manaus. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9194-
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho foi analisar as práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva e os objetivos específicos foram: investigar essas práticas de ensino-aprendizagem na perspectiva do professor de língua portuguesa; identificar as dificuldades enfrentadas por eles para ensinar esses alunos; e refletir sobre o papel de outros agentes escolares nesse processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo na escola inclusiva. Utilizou-se como aporte teórico o ensino de língua portuguesa na escola inclusiva na perspectiva de Antunes (2003, 2014), Faraco (2006), Geraldi (2011, 2013), Possenti (1996), Travaglia (2009) e de outros autores. A problematização do ensino de língua portuguesa aos alunos surdos foi embasada em Medeiros e Gräff (2012), Pereira (2014), Salles et al. (2004), Santos (2016), Silva (2016), entre outros, e a teoria do Interacionismo no ensino de língua portuguesa para surdos, em Figueiredo (2019), Salles et al. (2004) e em outros autores. Também foi considerado o ensino de línguas – Libras e Língua Portuguesa – na escola inclusiva que está disposto na Lei n⁰ 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), e no Decreto n⁰ 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005), além de outros dispositivos legais, que também fundamentaram este trabalho. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2000; MINAYO, 2009; OLIVEIRA, 2012) e utilizou o método estudo de caso (PAIVA, 2019; YIN, 2015). O contexto da pesquisa foi uma escola estadual inclusiva gerenciada pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e supervisionada pela Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6) na cidade de Manaus-AM. Os participantes foram seis professores de língua portuguesa que, na ocasião da pesquisa, tinham alunos surdos matriculados e que frequentavam as aulas. Além dos professores, foram convidados também oito agentes escolares: um diretor; um pedagogo; um apoio pedagógico; um professor da sala de recursos; e quatro tradutores intérpretes. O instrumento utilizado para gerar os dados foi o questionário (GIL, 2008; MARCONI; LAKATOS, 2003). Os dados gerados foram sistematizados, analisados e interpretados a partir do paradigma teórico-metodológico da Análise de Conteúdo de Bardin ([1977] 2016). Os resultados mostraram que nas aulas de língua portuguesa aos alunos surdos está presente a mediação que é realizada, principalmente, pelos tradutores intérpretes. Os docentes enfrentam dificuldades no que tange ao ensino-aprendizagem da língua, mas utilizam estratégias diversas para solucioná-las. Também ficou evidenciado que os agentes escolares têm um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo na escola estadual inclusiva, bem como a família, a qual deveria participar mais ativamente da vida escolar do surdo.eng
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the teaching-learning of Portuguese for deaf students in an inclusive state school in Brazil. Specifically, we sought to investigate teachinglearning practices from the perspective of Portuguese language teachers, to identify the difficulties they face in teaching these students, and to reflect on the role of other school agents in deaf students’ teaching-learning process. Our research was theoretically grounded in discussions of Portuguese language teaching in inclusive schools: Antunes (2003; 2014), Faraco (2006), Geraldi (2011; 2013), Possenti (1996), Travaglia (2009), and others. The teaching of Portuguese to deaf students was problematized based on Medeiros and Gräff (2012), Pereira (2014), Salles et al. 2004), Santos (2016), and Silva (2016). Interactionism theory, as pertaining to Portuguese language teaching to deaf students, was addressed through Figueiredo (2019), Salles et al. (2004), and others. We also looked at the teaching of Brazilian Sign Language and Portuguese as supported by Law no. 10,436, of April 24, 2002 (BRASIL, 2002), and Decree no. 5,626, of December 22, 2005 (BRASIL, 2005), among other legal provisions. Our approach was qualitative (CHIZZOTTI, 2000; MINAYO, 2009; OLIVEIRA, 2012), using the case study method (PAIVA, 2019; YIN, 2015). The research context was an inclusive state school, managed by the Amazonas State Department of Education (SEDUC/AM) and supervised by District Education Coordination 06 (CDE 06) in the city of Manaus, northern Brazil. The participants were six Portuguese language teachers who, at the time, had deaf students enrolled and attending their classes. In addition to the teachers, eight other school agents were invited: a principal, a pedagogue, a pedagogical support person, a teacher from the resource room, and four interpreters. We used a questionnaire as our instrument (GIL, 2008; MARCONI; LAKATOS, 2003). Data were systematized, analyzed, and interpreted through the theoretical-methodological paradigm of Bardin’s content analysis ([1977] 2016). Results showed that Portuguese language classes for deaf students are mainly mediated through interpreters. Teachers face difficulties in terms of teaching-learning, which they seek to remedy through several strategies. At this school, school agents play a fundamental role in deaf students’ teaching-learning process, as does the family, which should participate more actively in deaf students’ school life.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/61348/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Gl%c3%b3riaS%c3%a1_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação inclusiva - Manaus (AM)por
dc.subjectEducação Especial - Manaus (AM)por
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleUm estudo das práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos em uma escola estadual inclusiva de Manauseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4692-5848eng
dc.subject.userEnsino-aprendizagem de língua portuguesapor
dc.subject.userProfessores tradutores intérpretespor
dc.subject.userEscola estadual inclusivapor
dc.subject.userAlunos surdospor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GlóriaSá_PPGL.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.