???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9202
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM
???metadata.dc.creator???: Cruz, Gustavo Queiroz da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Valmir Flôres
???metadata.dc.contributor.referee1???: Prado, Natália Cristine
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cortivo, Raquel Aparecida Dal
???metadata.dc.description.resumo???: A formação continuada passou por diversos processos ao longo da história: tida inicialmente com uma abordagem tecnicista com foco no mercado de trabalho, passa por críticas e é objeto de estudo de diversos pesquisadores como Tardif (2012), Candau (2003), Libâneo (2013), Chalita (2001) e outros que servirão como base teórica desta pesquisa. Atualmente, tendo esta temática pautada na reflexão e no preparo do professor para enfrentar as adversidades frente a novos contextos sociais, a presente pesquisa tem como problemática a formação continuada dos professores de Português para uso das tecnologias nas turmas de ensino médio como os hardwares, leptops, desktops, celulares, datashows e softwares como redes sociais, jogos digitais educacionais e outras constatadas na pesquisa de campo. Partimos da hipótese de que os professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio, ou boa parte desses professores, não tiveram formação suficiente para uso das tecnologias, logo, questões tais quais como aprenderam a lidar com as tecnologias no contexto educacional, se tiveram formação continuada para uso dessas tecnologias, como as ferramentas tecnológicas auxiliam no processo de ensino da língua materna foram norteadoras para a presente pesquisa. Sendo assim, fizemos um questionário aberto que foi respondido por professores de Português que atuam no ensino médio. Os dados obtidos através desse questionário foram analisados com base em uma abordagem qualitativa a fim de identificar a melhora do processo de ensino e apredizagem com o uso das TIC pelos professores de Língua Portuguesa em escolas do ensino médio em Humaitá/AM. Após análise de dados confirmou-se a hipótese e constatou-se que os professores não tiverem formação continuada para uso das TIC, tendo que recorrer a amigos, familiares ou cursos particulares para aprender o manuseio. Ademais, notou-se que os professores defendem o uso das tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa afirmando que as TIC auxiliam em aulas mais criativas, lúdicas e produtivas evitando, inclusive, a evasão escolar.
Abstract: Continuing education has gone through several processes throughout history: initially with a technical approach focused on the labor market, under goes through criticism and is the object of study by several researchers such as Tardif (2012), Candau (2003), Libâneo (2013), Chalita (2001) and others that will serve as the theoretical basis of this research. Currently, having this theme based on the reflection and preparation of the teacher to face adversities in the face of new social contexts, this research has as problematic the continued training of Portuguese teachers for the use of technologies in high school classes such as leptop hardware, desktop, mobile phones, datashows and software such as social networks, educational digital games and others found in field research. We hypothesize that Portuguese language teachers working in high school, or most of these teachers, did not have sufficient training to use the technologies, so issues such as learning to deal with technologies in the educational context, whether they had continued training for the use of these technologies, as technological tools help in the process of teaching the mother tongue were guide to the present research. Therefore, we made an open questionnaire that was answered by teachers Portuguese who work in high school. The data obtained through this questionnaire were analyzed based on a qualitative approach in order to identify the improvement of the teaching and learning process with the use of ICT's by Portuguese language teachers in high schools in Humaitá-AM. After data analysis, the hypothesis was confirmed and it was found that teachers did not have continuous training for ICT use, having to resort to friends, family or private courses to learn handling. In addition, it was noted that teachers defend the use of technologies in Portuguese language classes, stating that ICT helps in more creative, playful and productive classes avoiding even school dropout.
Keywords: Professores de ensino médio - Formação
Professores de português - Educação (Educação permanente)
Educação - Recursos de rede de computador
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Formação continuada
Língua Portuguesa
Professores
Ensino médio
TIC
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: CRUZ, Gustavo Queiroz da. Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9202
Issue Date: 25-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GustavoCruz_PPGECH.pdf2.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.