???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9287
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A dança folclórica regional numa escola pública municipal de Manaus (AM): a concepção da coordenação pedagógica e dos professores
Other Titles: The regional folklore dance in a municipal public school in Manaus (AM): the conception of the pedagogical coordination and the teachers aims to analyze how the pedagogical coordination and teachers
???metadata.dc.creator???: Melo, Valdenira da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Baptaglin, Leila Adriana
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Carolina Brandão
???metadata.dc.contributor.referee3???: Soares, Artêmis de Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como tema: A Dança Folclórica Regional numa escola pública municipal de Mansu (Am): A concepção da coordenação pedagógica e dos professores tem objetivo, analisar como a coordenação pedagógica e professores numa escola pública municipal de Manaus concebem as Danças Folclóricas regionais no interior das propostas pedagógicas como expressão de movimentos, observando de que maneira a dança se mostra no processo educativo. Os estudos dissertativos empreendidos na pesquisa apresentam resultados centrados nas seguintes questões norteadoras: Em que medida as danças folclóricas regionais valorizam a expressão da Arte e da presença corpórea, levando-nos a buscar propostas pedagógicas no corpo dançante na direção da humanização no âmbito escolar, como a coordenação pedagógica da escola e professores concebem a inserção e valorização da arte da dança no interior da escola? Por que nos propusemos a compreender os processos educativos através das danças folclóricas regionais? Como acontece a interação corpo e dança no âmbito escolar? Será que o ritmo padronizado, a ideia de corpo útil e disciplinado fazem parte da vivência corpórea como expressão da Arte e Cultura local? Os pressupostos teóricos que sustentam os estudos referem- se as contribuições de Bourdieu com a noção de corpo e habitus social, as técnicas corporais de Mauss e as dimensões do ensino da Educação Física por Daólio (1995; 2013) e Ehrenberg et. al (2014) e sobre o folclore, Cascudo (2003; 2012), Silva (2011) e Marques (2012), dentre outros. O Trabalho também, caracteriza-se como abordagem qualitativa, pesquisa de campo que se deu numa escola pública municipal de Manaus por meio de coleta de dados, obtidos através das anotações em diário de campo, documental concernente ao PPP da escola e, das entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa. A pesquisa envolveu 07 (sete) participantes, tendo uma (01) coordenadora pedagógica e seis (06) professores que atuam no ensino fundamental I. Os resultados dos estudos concluem-se que as concepções dos professores e pedagoga, concebidas através do processo pedagógico das danças folclóricas, são sob a ótica da diversidade enquanto cultura folclórica popular, que agrega e articula conteúdos nas diversas áreas de conhecimento, como uma arte que educa pelo movimento tendo função social por meio da ligação de várias disciplinas, incluindo a comunidade escolar, que se justifica pelas dimensões do processo educativo, aplicado na escola, os professores e pedagoga, percebem que a disciplina de educação física se apresenta como um fio condutor que possui especificidade de executar a praticidade do movimento não só pelas danças, mas pelas manifestações rítmicas, expressivas e pelos jogos tradicionais folclóricos, que conduz aos participantes para um sentimento de ser e de viver, através da sensibilização e humanização dos indivíduos.
Abstract: The present research has as its theme: The Regional Folklore Dance in a municipal public school in Manaus (Am): The conception of the pedagogical coordination and the teachers aims to analyze how the pedagogical coordination and teachers in a municipal public school in Manaus conceive the regional Folkloric Dances within the pedagogical proposals as an expression of movements, observing how dance is shown in the educational process. The dissertation studies carried out in the research present results centered on the following guiding questions: To what extent do regional folk dances value the expression of Art and bodily presence, leading us to seek pedagogical proposals in the dancing body in the direction of humanization in the school environment, as Does the school's pedagogical coordination and teachers conceive the inclusion and appreciation of the art of dance within the school? Why did we set out to understand educational processes through regional folk dances? How does the body and dance interaction happen in the school environment? Could it be that the standardized rhythm, the idea of a useful and disciplined body are part of the bodily experience as an expression of local Art and Culture? The theoretical assumptions that support the studies refer to Bourdieu's contributions with the notion of body and social habitus, Mauss' body techniques and the dimensions of Physical Education teaching by Daólio (1995; 2013) and Ehrenberg et. al (2014) and on folklore, Cascudo (2003; 2012), Silva (2011) and Marques (2012), among others. The work is also characterized as a qualitative approach, field research that took place through the collection of data obtained through field diary notes, documents concerning the school's PPP, and semi-structured interviews with research participants. The place of research is a municipal public school in Manaus. The research involved 07 (seven) participants, having one (01) pedagogical coordinator and six (06) teachers who work in elementary school I. The results of the studies conclude that the conceptions of the teachers and pedagogue, conceived through the pedagogical process of the folklore dances, are from the perspective of diversity as popular folkloric culture, which aggregates and articulates contents in the different areas of knowledge, as an art that educates through movement, having a social function through the connection of various disciplines, including the school community, which is justified by the dimensions of the educational process applied at school, teachers and pedagogues perceive that the discipline of physical education is presented as a common thread that has the specificity of executing the practicality of movement not only through dances, but through rhythmic, expressive and by traditional folkloric games, which leads participants to a feeling of being and living, through their awareness and humanization of individuals
Keywords: Danças folclóricas - Amazonas
Educação física (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Dança - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Danças folclóricas regionais
Educação fundamental
Corpo-dançante
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: MELO, Valdenira da Silva. A dança folclórica regional numa escola pública municipal de Manaus (AM): a concepção da coordenação pedagógica e dos professores. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9287
Issue Date: 13-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ValdeniraMelo_PPGSCA.pdf4.8 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons