???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9289
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Adolescentes na socioeducação: práticas e concepções em um centro socioeducativo de Manaus-AM
???metadata.dc.creator???: Maciel, Rayssa Jackeline Graça 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sampaio, Claúdia Regina Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: A promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) possibilitou grandes avanços na viabilização de direitos para a infância e a juventude. A começar pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), do qual possibilitou o direcionamento de diretrizes e princípios para o atendimento de adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas (MSE). Apesar disso, muito se deve caminhar para que estes direitos sejam efetivamente viabilizados. Tal cenário de desproteção infantojuvenil é ainda mais alarmante quando se trata de adolescentes que cometem atos infracionais. A própria definição de adolescente não encontra um consenso, o que se percebe é uma equivocada concepção e compreensão sobre as nuances do contexto socioeducativo e, por vezes, estes são taxados de forma discriminatória e excludente. Diante do cenário de violações de direitos vivenciados por esses jovens, esta pesquisa tratou de dar continuidade a um estudo já realizado em um Centro Socioeducativo de Manaus, e partiu da seguinte proposta: investigar as práticas e as concepções de adolescentes que cometeram ato infracional a partir dos Diários de Campo, Entrevistas e do Plano Individual de Atendimento (PIA). Os dados foram analisados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 07 adolescentes, 06 Planos Individuais de Atendimento (PIA) e 47 Diários de Campo elaborados ao longo da imersão no campo de pesquisa. Para análise dos resultados, foi utilizada a Metodologia Construtivo-Interpretativa, baseando-se nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa. A pesquisa contribuiu para a visualização acerca do panorama psicossocial do atendimento socioeducativo no país, estreitando os resultados para a Região Norte. Concluiu-se que as práticas com adolescentes em situação de privação de liberdade percorrem caminhos entre a busca pela garantia de assistência e proteção, bem como por disciplina, controle e punição. As concepções acerca dos jovens os concebem como sujeitos violentos e subversivos, além de apresentarem uma visão naturalizante da adolescência que impactou diretamente nas ações executadas e na subjetividade dos jovens enquanto pessoas em desenvolvimento.
Abstract: The enactment of the Statute of the Child and Adolescent has enabled great advances in the realization of rights for children and youth. Starting with the National System of Correctional Education, which made possible the direction of guidelines and principles for the assistance of adolescents in fulfillment of Educational Correctional Measures. Despite this, there is still a long way to go before these rights are effectively made viable. This scenario of unprotected children and teenagers is even more alarming when it comes to adolescents who commit infractional acts. The very definition of an adolescent does not find a consensus, what is noticed is a mistaken conception and understanding about the nuances of the socio-educational context and, sometimes, they are labeled in a discriminatory and excluding way. In view of the current scenario of rights violations experienced by these young people, this research meant to give continuity to a study already carried out in a Socio-educational Center in Manaus, and assumed the following proposal: to investigate the practices and conceptions of adolescents who have committed infringement based on Field Diaries, Interviews, and the Individual Education Plan (IAP). The data were analyzed through semi-structured interviews with 7 adolescents, 6 Individual Service Plans (IAPs), and 47 Field Diaries prepared during the immersion in the research field. For the analysis of the results, the Constructive-Interpretative Methodology was used, based on the assumptions of Qualitative Epistemology. The research contributed to the visualization about the psychosocial panorama of the socio-educational service in the country, narrowing the results to the North Region. It was concluded that the practices with adolescents in situations of deprivation of liberty follow paths between the search for guaranteed assistance and protection, as well as for discipline, control and punishment. The conceptions about young people conceive them as violent and subversive subjects, besides presenting a naturalizing view of adolescence that directly impacted on the actions carried out and on the subjectivity of young people as people in development.
Keywords: Adolescentes - Conduta - Manaus (AM)
Assistência a menores - Manaus (AM)
Delinquentes juvenis - Assistência em instituições - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Medidas socioeducativas
Adolescentes
Ato infracional
Práticas
Concepções
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: MACIEL, Rayssa Jackeline Graça. Adolescentes na socioeducação: práticas e concepções em um centro socioeducativo de Manaus-AM. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9289
Issue Date: 19-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RayssaMaciel_PPGPSI.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.