???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Aline Janell de Andrade Barroso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5776406513029261eng
dc.contributor.advisor1Bissoli, Michelle de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328eng
dc.contributor.referee1Lopes, Camila Ferreira da Silva-
dc.contributor.referee2Corrêa, Carlos Humberto Alves-
dc.contributor.referee3Girotto, Cynthia Graziella Guizelim Simões-
dc.contributor.referee4Souza, Renata Junqueira de-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationMORAES, Aline Janell de Andrade Barroso. Formação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantil. 2022. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9321-
dc.description.resumoA formação continuada de professoras da Educação Infantil implica, para além de conteúdos relativos ao fazer docente e a suas especificidades, também a ampliação do repertório cultural dessas profissionais, o que inclui seu acesso à literatura. O encontro pessoal das professoras com a literatura infantil, seus conteúdos e formas, pode reverberar no enriquecimento das experiências das crianças com essa forma de manifestação cultural. Com base nesse pressuposto, esta tese, vinculada à linha de pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) frente aos Desafios Amazônicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UFAM, teve como objetivo principal apreender, a partir dos enunciados dos sujeitos, os sentidos atribuídos à literatura e às práticas com a leitura literária pelas professoras de um de Centro Municipal de Educação Infantil de Manaus, durante um processo de formação continuada. Para identificar os sentidos atribuídos pelas professoras à literatura ao longo do processo formativo; compreender as relações entre este processo e a criação da necessidade de leitura literária nas/pelas professoras e identificar, nos enunciados das professoras, indícios de reflexão sobre a sua prática com a leitura literária na pré-escola, realizamos uma pesquisa com formação, apoiada no Materialismo Histórico-Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e na Filosofia da Linguagem, bem como em estudos específicos sobre a literatura infantil no âmbito da Educação Infantil. A investigação contou com dez professoras-sujeito. Foram procedimentos metodológicos: a observação das professoras em momentos de leitura e contação de histórias; o questionário; a discussão sobre as necessidades formativas das professoras; e os Encontros Formativos, divididos em séries temáticas, realizados semanalmente entre agosto e dezembro de 2020, em formato remoto devido à pandemia de COVID-19. Os resultados mostram que: a formação literária das professoras é essencial para o uso intencional do acervo presente na escola; a formação continuada é um espaço-tempo propício para o encontro das professoras com a literatura mesmo na vida adulta, o que constitui um direito delas; conhecer as especificidades da literatura infantil é fundamental para as práticas literárias com as crianças; os sentidos são dinâmicos e sua transformação incide na mudança de enunciados e, potencialmente, na mudança das práticas.eng
dc.description.abstractContinuous training for teachers of Early Childhood Education implies, not only contents related to teaching and its specificities, but also the expansion of these professionals’ cultural repertoire, and this includes their access to literature. Teachers’ personal encounters with children's literature, its contents and forms, may result in the enrichment of children's experiences regarding this form of cultural manifestation. Based on this assumption, this thesis, part of the Line of Training and Praxis of Educators Facing Amazonian Challenges of the Graduate Program in Education, PPGE/UFAM, has as the main objective to learn, from the subjects statements, the meanings attributed to literature and the practices of literary reading by the teachers of a Municipal Center for Childrens Education in Manaus, during a continuous learning process to understand the relations between this process and the need for literacy reading by teachers and to identify, in the teachers' words, reflection signs about their practice with literacy reading in preschool, we carried out a learning research based on Historical- Dialectical Materialism, Cultural-Historical Theory, and Philosophy of Language, as well as on specific studies about children's literature in the context of Children's Education. The research included ten teacher-subjects. The methodological procedures were as follows: the teacher observations in reading and storytelling moments, the questionnaire, the discussion about the training needs of the teachers, and the Training Meetings, divided into themes and held weekly between August and December 2020 and remotely, due to the COVID-19 pandemic. The results show that literacy training for teachers is essential to the purposeful use of the resources present in the school. Continuing education is a favorable time-space for teachers to engage with literature even in adulthood, which constitutes their right and knowing the particularities of children's literature is essential for literacy with children. Meanings are dynamic and their transformation affects a change in statements and, potentially, a change in practices.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/64390/Tese_AlineMoraes_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectProfessores de educação infantilpor
dc.subjectEducação infantil - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleFormação continuada de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus: produção de sentidos para a literatura infantileng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2570-4392eng
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-8735-7608eng
dc.subject.userFormação continuada de professoraspor
dc.subject.userEducação Infantilpor
dc.subject.userLiteratura Infantilpor
dc.subject.userSentidospor
dc.subject.userTeoria Histórico-Culturalpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_AlineMoraes_PPGE.pdf2.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons