???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9341
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O olhar científico nos paradidáticos: uma análise nos livros em escolas públicas de Manaus no ensino fundamental I
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee1???: Kot-Kotecki, Ana Maria França
???metadata.dc.contributor.referee2???: Medeiros, Adriana Francisca de
???metadata.dc.contributor.referee3???: António, Miguel Casimiro
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa realizado ao abrigo do PPGECH-UFAM, na linha 1- Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino das Ciências Humanas trouxe como problema entender sobre a importância da leitura com os livros paradidáticos na escola para o conhecimento científico e formação de leitores, ou seja, a utilização de textos alternativos, que não sejam os livros didáticos da escola, os que cumprem o currículo escolar no planejamento, mas textos que podem ser trabalhados a parte desses conteúdos com contribuições para os conteúdos dos currículos, como os paradidáticos. Vislumbramos nesta pesquisa como objetivo geral: analisar as contribuições científicas de livros paradidáticos disponíveis nas bibliotecas de duas escolas públicas do ensino fundamental I, da zona centro-sul do município de Manaus – Amazonas (Brasil), desdobrando-se nos objetivos específicos em averiguar nas escolas de livros paradidáticos que existem nas bibliotecas, para divulgação científica aos estudantes; Identificar da utilizam dos livros paradidáticos pelos professores em suas aulas e investigar com os professores do ensino fundamental I, a possibilidade de explorar o conhecimento comum e aliar ao conhecimento científico na sala de aula, utilizando os livros paradidáticos, para atender aos objetivos da pesquisa recorremos na metodologia a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa tendo como método o estudo de caso, utilizou-se ainda a pesquisa bibliográfica, como Instrumentos de aplicação utilizamos o questionário próprio e entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 14 (catorze) professores do 4° e 5° anos de duas escolas públicas, que participaram de forma voluntária e anônima sendo 03 (três) do sexo masculino e 11 (onze) do sexo feminino, com idade entre 30 a 50 anos. Os resultados obtidos apontam para a importância de levarmos para escola o conhecimento sobre os livros paradidáticos para o conhecimento científico e a interdisciplinaridade, observamos na pesquisa o fato dos professores não entenderem o que são os livros paradidáticos conforme relato dos professores sobre não ter livros para sua disciplina ou mesmo que não tiveram formação para utilização dos livros paradidáticos. A modo de conclusão podemos afirmar que os objetivos foram atingidos, pelo aporte de novos conhecimentos cientificamente sistematizados acerca da compreensão sobre o uso de livros paradidáticos no ensino fundamental. Concluímos este trabalho positivamente pela oportunidade de apresentar aos professores essa ferramenta como um aporte para o ensino do conhecimento científico para as crianças, como ferramenta didática em suas atividades de ensino. A realização de outras pesquisas na área poderá aportar novos conhecimentos cientificamente sistematizados sobre o tema, de modo a contribuir com a melhoria dos indicadores de qualidade de ensino em sentido amplo.
Abstract: This research work carried out under the PPGECH-UFAM, in line 1- Theoretical-methodological perspectives for the teaching of Human Sciences, brought as a problem to understand about the importance of reading with paradidactic books in school for scientific knowledge and reader training, that is, the use of alternative texts, other than school textbooks, those that comply with the school curriculum in planning, but texts that can be worked on separately from these contents with contributions to the contents of the curriculum, such as paradidactics. we envision in this research as a general objective: to analyze the scientific contributions of paradidactic books available in the libraries of two public elementary schools I, in the central-south zone of the municipality of Manaus - Amazonas (Brazil), unfolding in the specific objectives to investigate the schools of paradidactic books that exist in libraries, for scientific dissemination to students; To identify the use of textbooks by teachers in their classes and to investigate with elementary school teachers, the possibility of exploring common knowledge and combining scientific knowledge in the classroom, using textbooks, to meet the research objectives we resorted to in the methodology the exploratory research, with a qualitative approach having as method the case study, it was still used the bibliographical research, as application instruments we used the proper questionnaire and semi-structured interview. The participants of this research were 14 (fourteen) teachers from the 4th and 5th grades of two public schools, who participated voluntarily and anonymously, being 03 (three) male and 11 (eleven) female, aged between 30 to 50 years. The results obtained point to the importance of bringing knowledge about textbooks to school for scientific knowledge and interdisciplinarity, we observed in the research the fact that teachers do not understand what textbooks are as reported by teachers about not having books for their discipline or even who were not trained to use textbooks. As a conclusion, we can say that the objectives were achieved by the contribution of new scientifically systematized knowledge about the understanding of the use of paradidactic books in elementary school. We conclude this work positively for the opportunity to present this tool to teachers as a contribution to the teaching of scientific knowledge to children, as a didactic tool in their teaching activities. Further research in the area may provide new scientifically systematized knowledge on the subject, in order to contribute to the improvement of teaching quality indicators in a broad sense.
Keywords: Leitura - Estudo e ensino
Estudantes do ensino fundamental - Livros e leitura
Ensino - Meios auxiliares
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Livros paradidáticos
Conhecimento científico
Leitura
Paradidactic books
Scientific knowledge
Reading
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: FREITAS, Araci de Carvalho. O olhar científico nos paradidáticos: uma análise nos livros em escolas públicas de Manaus no ensino fundamental I. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9341
Issue Date: 11-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AraciFreitas_PPGECH.pdf2.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.