???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Enildo Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5905535193943779eng
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753eng
dc.contributor.referee1Silva, Iolete Ribeiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335eng
dc.contributor.referee2Silva, Fabrício Valentim da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907037135314095eng
dc.contributor.referee3Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958eng
dc.contributor.referee4Silva, Pedro Cardoso da-
dc.contributor.referee5Kotecki, Ana Maria França Freitas Kot-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationLOPES, Enildo Batista. Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino da Matemática no Estado do Amazonas. 2023. 363 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9347-
dc.description.resumoA tese Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino da Matemática no Estado do Amazonas, trata a temática ensino e identidade cultural em centros de formação de professores, ouve professores formadores, acadêmicos em formação, professores em atividades na educação básica. O ponto de partida é o sistema de Avaliação do Ministério da Educação, Instituto INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Há diferenças nos resultados entre a educação trabalhada nos centros urbanos e a educação trabalhada do meio rural. A pesquisa tem como principal objetivo compreender quais possibilidades para o processo de ensino da Matemática, no Estado do Amazonas, são possíveis a partir do reconhecimento do multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais. O pesquisador a partir da visão de mundo e das próprias experiências adquiridas nas escolas que trabalhou e visitou, utiliza conceitos da epistemologia, sociologia, filosofia para descortinar essas possibilidades. Aborda ainda temas como: Raízes Amazônicas, A Formação do Professor e a Valorização da Diversidade Amazônica; A Realidade da Aula de Matemática na Escola no interior do Estado do Amazonas. A pesquisa atenta para a condução da educação no País, analisa os novos posicionamentos na questão teórica, formação de professor e resultados de sala de aula. Leva em conta questões regionais, cultural, processos de ensino que considera o ensino formal e a identidade de localidades específicas. A pesquisa é do tipo qualitativa, busca compreender e refletir como as questões socioculturais vem sendo posta em prática nas escolas e nos cursos de formação para o ensino da Matemática, contribuindo assim para a melhoria do processo ensino aprendizagem. Utiliza contribuições de professores em escolas localizadas no interior do Estado do Amazonas, em diferentes regiões e em unidades formadoras. Utiliza-se da análise de conteúdo para embasar o processo analítico. A coleta de dados faz uso da análise documental, observação participante, formulários, entrevista e questionários. A compreensão do dinamismo da sala de aula, das intenções das instituições formadoras quanto aos incentivos e apoio ao desenvolvimento de ideias matemáticas em práticas culturais como proposta pedagógica, completa esta pesquisa. Os resultados são animadores e progressistas, principalmente por parte dos professores formadores que indicam pré-disposição para mergulhar na cultura local e incorporá-la no processo ensino/aprendizagem.eng
dc.description.abstractThe thesis Multiculturalism and mathematical ideas in sociocultural practices: possibilities for the process of teaching Mathematics in the State of Amazonas, deals with the theme of teaching and cultural identity in teacher training centers, listens to teacher trainers, academics in training, teachers in activities in education basic. The starting point is the Evaluation system of the Ministry of Education, Instituto INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. There are differences in the results between the education worked in urban centers and the education worked in rural areas. The main objective of the research is to understand what possibilities for the process of teaching Mathematics, in the State of Amazonas, are possible from the recognition of multiculturalism and mathematical ideas in sociocultural practices. The researcher, based on his worldview and his own experiences acquired in the schools he worked and visited, uses concepts from epistemology, sociology, philosophy to uncover these possibilities. It also addresses topics such as: Amazonian Roots, Teacher Training and Valuing Amazonian Diversity; The Reality of the Mathematics Class at School in the interior of the State of Amazonas. The research pays attention to the conduct of education in the country, analyzes the new positions on the theoretical issue, teacher training and classroom results. It considers regional and cultural issues, teaching processes that consider formal teaching and the identity of specific locations. The research is of a qualitative type, seeking to understand and reflect on how sociocultural issues have been put into practice in schools and in training courses for teaching Mathematics, thus contributing to the improvement of the teaching-learning process. It uses contributions from teachers in schools located in the interior of the State of Amazonas, in different regions and in training units. Content analysis is used to support the analytical process. Data collection makes use of document analysis, participant observation, forms, interviews, and questionnaires. Understanding the dynamism of the classroom, the intentions of educational institutions regarding incentives and support for the development of mathematical ideas in cultural practices as a pedagogical proposal, completes this research. The results are encouraging and progressive, especially on the part of the training teachers who indicate a predisposition to delve into the local culture and incorporate it into the teaching/learning process.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/65031/Tese_EnildoLopes_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMulticulturalismo - Amazonaspor
dc.subjectPluralismo culturalpor
dc.subjectProfessores - Formação - Amazonaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleMulticulturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino da Matemática no Estado do Amazonaseng
dc.title.alternativeMulticulturalism and mathematical ideas in sociocultural practices: possibilities for the process of teaching Mathematics in the State of Amazonaseng
dc.typeTeseeng
dc.description.sugestaoPalavras chaves, uma de cada vez? Ou todas na mesma janela. Melhor indicar...eng
dc.description.infoTese elaborada durante o período de pandemia. experiencia difícil. Orientação remota, pesquisa remota. Faltou o calor humano.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0545-5712eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5051-5657eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8913-3525eng
dc.subject.userEducação Matemáticapor
dc.subject.userFormaçãopor
dc.subject.userPrática pedagógicapor
dc.subject.userCulturapor
dc.subject.userIdentidade amazônicapor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_EnildoLopes_PPGE.pdf11.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.