???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9366
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Show da Luna como possibilidade de Educação em Ciências na Educação Infantil
Other Titles: The Luna Show as a possibility of Science Education in Early Childhood Education
???metadata.dc.creator???: Pucu, Suzane Cristina de Carvalho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Franco, Zilda Gláucia Elias
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bastos, Ana Paula Solino
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (Gpedin). O problema de pesquisa surgiu do questionamento sobre a possibilidade de o desenho animado O Show da Luna! ser utilizado como recurso tecnológico, associado a conceitos e ao uso de experimentos, no intuito de promover a iniciação científica das crianças da Educação Infantil. Com o objetivo geral de construir planejamentos didáticos pedagógicos para a Educação em Ciências em turmas da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Manaus, Amazonas, a partir de conteúdos abordados em episódios selecionados do desenho animado O Show da Luna!, buscou-se identificar quais as orientações curriculares com relação à Educação em Ciências na Educação Infantil; analisar como a Educação em Ciências está proposta nos planejamentos das turmas do segundo período na escola pesquisada; analisar como se desenvolve a Educação em Ciências na Educação Infantil a partir de diálogos produzidos com as educadoras de uma instituição de Educação Infantil do município de Manaus. A pesquisa foi de cunho qualitativo e foi realizada em uma instituição pública envolvendo a participação direta de quatro educadoras. Baseou-se esta investigação em trabalhos de estudiosos da área e em documentos legais, advindos do âmbito nacional, estadual e municipal, a saber: o Referencial Curricular para Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998a, 1998b); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 1999, 2009, 2010); a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018); o Referencial Curricular Amazonense – RCA (AMAZONAS, 2019); e a Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus (MANAUS, 2016). Por meio dos caminhos metodológicos adotados nesta pesquisa, ao conhecerem-se as educadoras e o contexto do trabalho pedagógico já realizado no CMEI, obteve-se como resultado dos momentos de partilha a possibilidade de construção coletiva de planejamentos didáticos pedagógicos para a Educação em Ciências nas turmas da Educação Infantil a partir de conteúdos abordados em episódios selecionados do desenho animado O Show da Luna!, por meio de um saber mais abrangente e mais sensível às origens dos sujeitos envolvidos. Os resultados mostram que ainda há uma ausência de oferta, na formação dos educadores da Educação Infantil, em relação à compreensão do que é a Educação em Ciências e como ela pode favorecer o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da criticidade infantil na construção de conhecimentos científicos dentro da instituição escolar utilizando-se de práticas que chamam a atenção das crianças.
Abstract: This Master’s thesis was developed within the Graduate Program in Science and Humanities Teaching (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH) of the Federal University of Amazonas (UFAM) within the scope of the Study and Research Group in Early Childhood Education (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil –GPEDIN). The research problem arose from the question about the possibility of the cartoon O Show da Luna! be used as a technological resource, associated with concepts and the use of experiments, in order to promote the scientific initiation of children of Early Childhood Education. With the general objective of building didactic sequences for Science Education in the classes of Early Childhood Education of a Municipal Center for Early Childhood Education in the city of Manaus, Amazonas, Brazil, from the content addressed in the selected episodes of the cartoon O Show da Luna!, it was sought to identify the curriculum guidelines regarding Science Education in Early Childhood Education; to analyze how Science Education is proposed in the planning of the second period classes in the surveyed school; to analyze how Science Education in Early Childhood Education is developed from dialogs produced with educators of an Early Childhood Education institution of the city of Manaus, Amazonas, Brazil. The research was qualitative and was conducted in a public institution involving the direct participation of four educators. This study was based on works of scholars in the area and in legal documents, from the national, state and municipal level, namely: Referencial Curricular para Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998a, 1998b) [Early Childhood Education Curricular Guidelines]; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 1999, 2009, 2010) [National Curricular Guidelines for Early Childhood Education]; Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) [Common Core State Standards]; Referencial Curricular Amazonense – RCA (AMAZONAS, 2019) [Amazonian Curricular Guidelines]; and Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (MANAUS,2016) [Pedagogical-Curricular Early Childhood Education Proposal of the Municipal Secretariat of Education of Manaus]. Through the methodological paths adopted in this research, after knowing the educators and the context of the pedagogical work already performed at the Municipal Center for Early Childhood Education, it was obtained as result the moments of sharing the possibility of collective construction of pedagogical didactic planning for Science Education in the classes of Early Childhood Education from the content addressed in the selected episodes of the cartoon O Show da Luna!, through a more comprehensive and more sensitive knowledge to the origins of the subjects involved. The results show that there is still an absence of offer, in the training of Early Childhood Education teachers, in relation to the understanding what Science Education is and how it can favor the development of autonomy, curiosity, child criticism in the construction of scientific knowledge within the school institution using practices that draw children’s attention.
Keywords: Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação - Amazonas
Professores de educação infantil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação em Ciências
Educação Infantil
Formação continuada de professores
Iniciação Científica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: PUCU, Suzane Cristina de Carvaho. O Show da Luna como possibilidade de Educação em Ciências na Educação Infantil. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9366
Issue Date: 22-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SuzanePucu_PPGECH4.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.