???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9375
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Construções discursivas dos docentes das Ciências Humanas, Ciências Sociais e Educação sobre o trabalho e o adoecimento na Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Paiva, Janaina Zildeia da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Scherer, Elenise Faria
???metadata.dc.contributor.referee1???: Soares, Ana Paulina de Aguiar
???metadata.dc.contributor.referee2???: Andrade, Aldair Oliveira de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Valle, Maria Izabel de Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee4???: Justamand, Michel
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese tem como objetivo geral analisar as condições de trabalho e o adoecimento dos professores do ensino superior na Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo no âmbito dos sete institutos da UFAM. São eles: unidades acadêmicas do município de Manaus - Capital (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais – IFCHS e Faculdade de Educação – FACED), e unidades sediadas nos municípios do interior do estado (Instituto de Natureza e Cultura – INC - Benjamin Constant, Instituto de Saúde e Biotecnologia – ISB - Coari, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA - Humaitá, Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia – ICSEZ - Parintins e Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET - Itacoatiara), tanto em cursos de Graduação como nos Programas de Pós-Graduação, totalizando 14 cursos. Os sujeitos da pesquisa foram 16 docentes do quadro efetivo e com diferentes tempos de trabalho institucional. Foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado por meio da Plataforma de videoconferência do Google, intitulada de Google Meet, com os representantes dos cursos selecionados. A pesquisa revelou que a maioria dos docentes da sede Manaus atuam na Pós-graduação e Graduação com estrutura organizacional de departamentos, enquanto os docentes das unidades Fora da Sede, atuam majoritariamente na Graduação estruturados em colegiados, isso ocorre em virtude de que apenas dois dos cinco institutos possuem Programas de Pós-Graduação. De acordo com a maior parcela dos docentes, as condições das estruturas físicas da UFAM são insatisfatórias. E essa nova configuração do ensino superior público, totalmente influenciado pela política neoliberal, com cortes de bolsas de estudos, redução de recursos para as pesquisas, descredenciamentos dos programas de pós-graduação, principalmente nas áreas das Humanidades, segundo os docentes, a Pós-Graduação, seria a maior responsável pela sobrecarga de trabalho na universidade, principalmente por causa do produtivismo acadêmico, valorização da quantidade em detrimento da qualidade na produção científica. E consequentemente, todo esse sucateamento na infraestrutura, na redução de concursos públicos para docentes e TAEs, as pressões e avaliações dos Programas de Pós-Graduação realizados por agências de fomento, que têm condicionando o financiamento das pesquisas em relação à quantidade de publicação dos docentes, gerando essa produção em escala, intensificando o trabalho docente, logo causando o adoecimento tanto físico e/ou psíquico dos docentes da UFAM. Conclui-se que, principalmente, as exigências oriundas da Pós-Graduação, sobretudo, quanto à produção científica, intensificaram sobremaneira o trabalho docente, tendo contribuído significativamente para muitos dos adoecimentos dos docentes. Nessa perspectiva, muitos docentes relatam que esse adoecimento decorre do investimento restrito do Estado nas Universidades Federais, levando os docentes a concorrerem constantemente a Editais nas agências de fomento, a fim de conseguirem recursos financeiros para suas pesquisas, visto que as condições de trabalho nas universidades públicas já não asseguram isso, e há um predomínio do produtivismo intelectual, o qual já está refletindo diretamente nos alunos da pós-graduação com a redução significativa do tempo de conclusão dos cursos, bem como a obrigatoriedade do trabalho profissional para a manutenção dos estudos dessa formação, além das consequências quanto a qualidade das pesquisas por conta desse aligeiramento. E essa realidade das condições de trabalho dos docentes, sejam elas físicas, e/ou organizacionais, tem levado docentes ao adoecimento físico e/ou psíquico, aos afastamentos temporários, pedidos de aposentadorias, e em alguns casos ao suicídio.
Abstract: The general objective of this thesis is to analyze the working conditions and illness of higher education teachers at the Federal University of Amazonas - UFAM. To do so, a field research was conducted within the seven institutes of UFAM. These institutes are: academic units in the municipality of Manaus - Capital (Institute of Philosophy, Human and Social Sciences - IFCHS and Faculty of Education - FACED), and units based in the municipalities in the interior of the state (Institute of Nature and Culture - INC - Benjamin Constant, Institute of Health and Biotechnology - ISB - Coari, Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA - Humaitá, Institute of Social Sciences, Education and Zootechnics - ICSEZ - Parintins and Institute of Exact Sciences and Technology - ICET - Itacoatiara), both in undergraduate courses and graduate programs, totaling 14 courses. The research subjects were 16 tenured professors with different years of experience at UFAM. Semi-structured interviews were carried out through Google's videoconference platform, called Google Meet, with the representatives of the selected courses. The survey revealed that most of the teachers at the Manaus campus operate in Graduate and Undergraduate programs with a departments-based organizational structure, while the teachers of the inland units work mostly in Undergraduate courses organized in collegiate structures, this occurs due to the fact that only two of the five inland institutes have Graduate programs. According to most of the professors, the conditions of UFAM's physical structures are unsatisfactory. Moreover, the new configuration of public higher education, totally influenced by neoliberal policy, with cuts in scholarships, reduction of financial resources for research, disqualification of graduate programs -especially in the Humanities- according to the professors, would be the biggest influence for the increased and excessive workload at the university, mainly due to academic productivism: valuing quantity over quality in scientific production. Consequently, all this scrapping in the infrastructure, in the reduction of open competitions for teachers and technical-administrative employees (TAEs), and the pressures and evaluations of graduate programs conducted by funding agencies -which have conditioned the funding of research in relation to the amount of publications by teachers, generating this production on a scale which has exacerbated the workload of teachers-, have caused physical and / or mental illnesses in teachers at UFAM. In conclusion, the demands made to Graduate programs, especially regarding scientific production, have greatly increased the workload of teachers, having significantly contributed to causing many of illnesses seen in teachers. In this perspective, many professors report that this arisal in illness stems from the State's limited investment in the Federal Universities, which leads professors to constantly compete for funding from funding agencies in order to obtain financial resources for their research, since the working conditions in public universities no longer ensure access to these resources. There is also a predominance of intellectual productivism which is already reflecting directly on the graduate students, who have seen a significant reduction of the time available to complete their courses, and who must also work outside of the university to pay for their studies, in addition to the consequences on the quality of research because of this accelerated work rythm. The reality of the working conditions of professors, whether physical and/or organizational, has led to physical and/or psychological illness, temporary leaves of absence, requests for retirement, and, in some cases, suicide.
Keywords: Professores - Estresse ocupacional
Pandemias
Estresse ocupacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Condições de Trabalho
Trabalho Docente
Adoecimento
Pandemia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: PAIVA, Janaina Zildeia da Silva. Construções discursivas dos docentes das Ciências Humanas, Ciências Sociais e Educação sobre o trabalho e o adoecimento na Universidade Federal do Amazonas. 2023. 282 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9375
Issue Date: 27-Jan-2023
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_JanainaPaiva_ PPGSCA.pdf 2.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons