???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeófilo, Ana Bárbara de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3573910480619444eng
dc.contributor.advisor1Mello, Claudia Carnevskis de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8738747125393663eng
dc.contributor.referee1Ramos, Evandro de Morais-
dc.contributor.referee2Silva, Elizandra Garcia da-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationTEÓFILO, Ana Bárbara de Souza. As lendas amazônicas em histórias em quadrinhos: metodologia de ensino de artes visuais. 2023. 49 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9378-
dc.description.resumoEste artigo trata do uso de histórias em quadrinhos (HQ’s) no ensino de artes visuais para alunos/as do 6º ano do Ensino Fundamental. Assim, buscou-se aplicar a linguagem das HQ’s nas aulas de Arte, abordando as lendas amazônicas. Desse modo, tentou responder: de que maneira pode-se trabalhar com histórias em quadrinhos dentro do componente curricular Arte, como uma forma de (re)contar as lendas amazônicas? A importância da pesquisa, residiu em relacionar o conhecimento visual, os processos criativos nas histórias em quadrinhos e o conteúdo das lendas amazônicas, além de contribuir com a área do Ensino das Artes Visuais, bem como com a minha própria prática docente, além de possíveis contribuições para outros estudos no ensino de artes, socialização em eventos acadêmicos e científicos, em periódicos das artes e áreas afins e para a formação artística e cultural dos alunos. Foi utilizado a metodologia A/R/Tográfica (DIAS e IRWIN, 2013) na qual exigiu a aplicação de uma atividade. Para o desenvolvimento de processos criativos dos alunos, aplicou-se a abordagem de Sandra Rey (2002) sobre as dimensões da criação, são elas: a dimensão abstrata, a dimensão prática e a dimensão da obra em processo. Como procedimentos metodológicos, aplicou-se a pesquisa exploratória, para a construção do estado da arte e para conhecer melhor o objeto de estudo, e a pesquisa bibliográfica, para a fundamentação das discussões teóricas. Como resultado desse estudo, elaborou-se um diagrama exemplificando o fluxo didático do uso das histórias em quadrinhos no ensino de artes visuais.eng
dc.description.abstractThis article deals with the use of comics in teaching visual arts to 6th grade students. year of elementary school. Thus, we sought to apply the language of comics in Art classes, addressing the Amazonian legends. In this way, it tried to answer: how can comics be worked within the Art curriculum component, as a way of (re)telling the Amazonian legends? The importance of the research resided in relating visual knowledge, the creative processes in comics and the content of Amazonian legends, in addition to contributing to the area of Visual Arts Teaching, as well as to my own teaching practice, in addition to possible contributions to other studies in arts teaching, socialization in academic and scientific events, in arts journals and related areas and for the artistic and cultural education of students. The A/R/Tographic methodology (DIAS and IRWIN, 2013) was used, which required the application of an activity. For the development of the students' creative processes, Sandra Rey's approach (2002) was applied on the dimensions of creation, namely: the abstract dimension, the practical dimension and the dimension of the work in process. As methodological procedures, exploratory research was applied, for the construction of the state of the art and to better understand the object of study, and bibliographical research, for the foundation of theoretical discussions. As a result of this study, a diagram was created exemplifying the didactic flow of using comics in visual arts teaching.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/65694/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AnaBarbaraTeofilo_PROFARTES.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopor
dc.subjectArtes - Estudo e ensinopor
dc.subjectLendas - Histórias em quadrinhospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleAs lendas amazônicas em histórias em quadrinhos: metodologia de ensino de artes visuaiseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino de Artes Visuaispor
dc.subject.userHistórias em Quadrinhospor
dc.subject.userLendas Amazônicaspor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnaBarbaraTeofilo_PROFARTES2.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons