???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScantbelruy, Iranvith Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9736698953197079eng
dc.contributor.advisor1Matos, Maria Almerinda de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676eng
dc.contributor.referee1Cavalcante, Eleny Brandão-
dc.contributor.referee2Justamand, Michel-
dc.contributor.referee3Fernandes, Wania Ribeiro-
dc.contributor.referee4Santos, João Otacílio Libardoni-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationSCANTBERLRUY, Iranvith Cavalcante. O atendimento educacional especializado para estudantes surdos e deficientes auditivos na Rede Municipal de Ensino de Manaus-AM. 2022. 301 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9382-
dc.description.resumoEsta tese, em educação, alicerçada no objetivo geral de analisar o atendimento educacional especializado para os estudantes surdos e deficientes auditivos na Rede Municipal de Ensino de Manaus, guiada pelos objetivos específicos: Identificar, nos documentos internacionais e nacionais, o atendimento educacional especializado para os estudantes surdos e deficientes auditivos; averiguar, na Política de Educação Especial do Município de Manaus, subsídios legais e educacionais para os estudantes surdos e deficientes auditivos, e; examinar, na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, as ações e serviços de complementação curricular do atendimento educacional especializado para os estudantes surdos e deficientes auditivos. A pesquisa é qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com entrevistas semiestruturada, realizada na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed/Manaus), Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), sustentada pela base epistemológica da tradição marxista, ancorada na Pedagogia Histórico-Crítica, além de autores da área da Educação Especial, respectivamente, tais como: Marx (1973, 2002, 2004, 2007), Saviani (1999, 2011a, 211b, 2013, 2015, 2018, 2019), Barroco (2011), Duarte (2013), Fonte (2011), Martins (2011, 2015), Jannuzzi (2012), Mazzotta (1982, 1987, 2011), Carvalho (1997), Bueno (1998, 2011, 2013), dentre outros autores. A análise situou-se no atendimento educacional especializado ofertado pela gestão municipal aos estudantes com perda auditiva como um serviço que atende aos ditames da inclusão neoliberal, garantindo acesso e o mínimo de bem-estar social; no entanto, sem a concessão de serviços de apoio pedagógico para que esses estudantes possam acessar os conteúdos produzidos pela sociedade humana. Os sujeitos participantes desta pesquisa garantiram existir política linguística de respeito às línguas faladas pelos estudantes com perda auditiva na Semed/Manaus; entretanto, os estudantes usuários de Libras não têm acessibilidade linguística em nenhum espaço educacional da rede municipal de ensino em Manaus. A tese denuncia o desconhecimento dos gestores e executores da área da modalidade da Educação Especial de normas municipais orientadoras à inclusão do público-alvo da Educação Especial; evidencia que os profissionais interpretam os estudantes surdos e deficientes auditivos pelo viés biológico, com foco na acuidade auditiva e revela a existência de três tipos de estudantes com perda auditiva matriculados na escolas municipais, a saber: 1) usuários de Língua Portuguesa com implante coclear; 2) usuários de Libras e 3) estudantes surdos sem língua materna institucionalizada; dentre os três tipos, apenas o primeiro conta com apoio pedagógico que atende às suas necessidades educacionais especiais. Os resultados também apontaram para a contradição existente na oferta de ações e serviços de atendimento educacional especializado para estudantes com perda auditiva pela Semed/Manaus: os estudantes usuários de implante coclear, mesmo desamparados legalmente, contam com ações e serviços de atendimento às suas necessidades educacionais especiais, ao passo que os usuários de Libras, amplamente amparados por normas nacionais e municipais, não contam com ações e serviços de atendimento educacional especializado mediadoras à apreensão dos conteúdos culturais produzidos pela humanidade.eng
dc.description.abstractThis thesis, in education, based on the general objective of analyzing the specialized educational service for deaf and hearing impaired students in the Municipal Education Network of Manaus, guided by the specific objectives: Identify, in international and national documents, the specialized educational service for the deaf and hard of hearing students; verify, in the Special Education Policy of the Municipality of Manaus, legal and educational subsidies for deaf and hearing- impaired students, and; to examine, at the Municipal Department of Education of Manaus, the actions and services of curricular complementation of the specialized educational assistance for deaf and hearing impaired students. The research is qualitative, bibliographical and documental in nature, with semi-structured interviews, carried out at the Municipal Education Department of Manaus (Semed/Manaus). The collected data were analyzed using the technique of content analysis based on Bardin (2011), supported by the base epistemology of the Marxist tradition, anchored in Historical-Critical Pedagogy, in addition to authors from the field of Special Education, respectively, such as: Marx (1973, 2002, 2004, 2007), Saviani (1999, 2011a, 211b, 2013, 2015, 2018, 2019), Barroco (2011), Duarte (2013), Fonte (2011), Martins (2011, 2015), Jannuzzi (2012), Mazzotta (1982, 1987, 2011), Carvalho (1997), Bueno (1998, 2011, 2013), among other authors. The analysis was based on the specialized educational service offered by the municipal administration to students with hearing loss as a service that meets the dictates of neoliberal inclusion, guaranteeing access and a minimum of social well-being; however, without granting pedagogical support services so that these students can access content produced by human society. The subjects participating in this research guaranteed that there is a linguistic policy of respect for the languages spoken by students with hearing loss at Semed/Manaus; however, Libras users students do not have linguistic accessibility in any educational space of the municipal teaching network in Manaus. The thesis denounces the lack of knowledge by managers and executors of the area of Special Education modality of municipal norms guiding the inclusion of the target public of Special Education; shows that professionals interpret deaf and hearing impaired students through a biological bias, focusing on auditory acuity, and reveals the existence of three types of students with hearing loss enrolled in municipal schools, namely: 1) Portuguese-speaking users with cochlear implants; 2) Libras users and 3) deaf students without institutionalized mother tongue; among the three types, only the first has pedagogical support that meets its special educational needs. The results also pointed to the existing contradiction in the offer of actions and services of specialized educational assistance for students with hearing loss by Semed/Manaus: students using cochlear implants, even legally helpless, rely on actions and services to meet their educational needs special services, while Libras users, largely supported by national and municipal norms, do not have actions and services of specialized educational assistance that mediate the apprehension of cultural contents produced by humanity.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/65702/Tese_IranvithScantbelruy_PPGE.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/69696/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Embargado-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação especial - Manaus (AM)por
dc.subjectEducação inclusiva - Manaus (AM)por
dc.subjectCrianças com deficiência auditiva - Educação - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIALeng
dc.titleO Atendimento educacional especializado para estudantes surdos e deficientes auditivos na Rede Municipal de Ensino de Manaus-AMeng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4776-2155eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4275-1000eng
dc.subject.userPolíticas Públicas Educacionais Inclusivaspor
dc.subject.userAtendimento Educacional Especializadopor
dc.subject.userEstudantes Surdos e Deficientes Auditivospor
dc.subject.userRede Municipal de Ensino de Manauspor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons