???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9449
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo de inclusão e escolarização de surdos em escolas estaduais no município de Humaitá-AM
Other Titles: The Brazilian Sign Language (Libras) in the process of inclusion and schooling of Deaf students in state schools in the municipality of Humaitá-AM
???metadata.dc.creator???: Pessoa, Enicelmo Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues, Marlene
???metadata.dc.contributor.referee2???: Leal, Fabiana Soares Fernandes
???metadata.dc.description.resumo???: A educação escolar de estudantes Surdos é um grande desafio, tanto para os estudantes quanto para os professores, pois ambos enfrentam inúmeros obstáculos para que se efetivem os processos de ensino e de aprendizagem. Os estudantes Surdos enfrentam dificuldades já no ingresso e, mais tarde para permanecer na escola regular devido a falta de suporte necessários a estes, tais como: profissionais intérpretes, orientação e formação para os profissionais da escola. Todavia, a Língua brasileira de Sinais (Libras) precisa ser trabalhada dentro das escolas, contemplando essa comunicação entre Surdos e ouvintes, não somente entre Surdos e intérpretes, sobretudo com toda comunidade escolar, é a inclusão que se efetiva com esta ação, é a acessibilidade que tanto almejamos. Desta forma, a pesquisa intitulada “A Língua brasileira de Sinais (Libras) no processo de inclusão e escolarização de estudantes Surdos nas escolas estaduais no município de Humaitá-AM” buscou investigar como ocorre esse processo de escolarização e inclusão de estudantes Surdos neste município, especificamente, nas Escolas Estaduais: Patronato Maria Auxiliadora, Álvaro Maia e Plínio Ramos Coelho, situadas na sede do município de Humaitá-AM, quais os desafios que os educadores tem enfrentados na efetivação de uma educação de qualidade para todos? Diante disso, organizamos de forma bem simples, com a Introdução mostrando como será delineada a pesquisa, Seção 2. Educação Inclusiva: Uma perspectiva de ensino abordando a historicidade da Educação Inclusiva no Brasil, Amazonas e Humaitá onde se realiza a pesquisa, Seção 3. Formação de professores tecendo alguns critérios para essa formação, Seção 4. Percurso metodológico mostrando os passos da investigação, Seção 5. Libras como instrumento no processo de inclusão de estudantes Surdos no município de Humaitá-AM, e por fim as Considerações finais apresentando os resultados obtidos e nosso posicionamento acerca da temática seguido das referências que embasaram esta pesquisa.
Abstract: The school education of Deaf students is a great challenge, both for students and for teachers, as both face numerous obstacles to effective teaching and learning processes. Deaf students already face difficulties in entering and later in remaining in regular school due to the lack of support they need, such as professional interpreters, guidance and training for school professionals. However, the Brazilian Sign Language (Libras) needs to be worked on within schools, contemplating this communication between Deaf and hearing people, not only between Deaf people and interpreters, above all with the entire school community, it is the inclusion that is effective with this action, it is the accessibility that we so desire. In this way, the research entitled “The Brazilian Sign Language (Libras) in the process of inclusion and schooling of Deaf students in state schools in the municipality of Humaitá-AM” sought to investigate how this process of schooling and inclusion of Deaf students occurs in this municipality, specifically, in the State Schools: Patronato Maria Auxiliadora, Álvaro Maia and Plínio Ramos Coelho, located in the seat of the municipality of Humaitá-AM, what are the challenges that educators have faced in the realization of a quality education for all? Therefore, we organize it in a very simple way, with the Introduction showing how the research will be outlined, Section 2. Inclusive Education: A teaching perspective addressing the historicity of Inclusive Education in Brazil, Amazonas and Humaitá where the research is carried out, Section 3. Teacher training weaving some criteria for this training, Section 4. Methodological path showing the steps of the investigation, Section 5. Libras as an instrument in the process of inclusion of Deaf students in the municipality of Humaitá-AM, and finally the Final considerations presenting the results obtained and our position on the theme followed by the references that supported this research.
Keywords: Educação inclusiva
Lingua brasileira de sinais
Surdos - Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Inclusão
Educação de surdos
Surdos
Libras
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: PESSOA, Enicelmo Pereira. A língua brasileira de sinais (Libras) no processo de inclusão e escolarização de surdos em escolas estaduais no município de Humaitá-AM. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9449
Issue Date: 23-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_EnicelmoPessoa_PPGECH.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons