???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuimarães, Waleska Danielle Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6604696425221735eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Cássia Maria Bezerra do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535eng
dc.contributor.referee1Araújo, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee2Leitão, Mary Nascimento da Silva-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Waleska Danielle Campos. Jane Eyre, de Charlotte Brontë, em Letramento Literário: dissertação de mestrado vira proposta de sequência expandida. 2022. 61 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9475-
dc.description.resumoA presente dissertação compreende revisão bibliográfica sobre o ensino de Literatura, com destaque aos estudos sobre Letramento Literário, de Rildo Cosson (2009), cujas recomendações foram seguidas para organização de uma proposta de Sequência Expandida. Os estudos acerca da importância da leitura, do ensino de literatura, da leitura literária e do letramento literário somam-se aqui à urgência de rever práticas de ensino-aprendizagem, o que fazemos com a aplicação do projeto de pesquisa Dissertações e Teses viram Letramento Literário, que busca aproximar a universidade da escola por meio da elaboração e disponibilização de propostas de sequências básicas e sequências expandidas, produzidas a partir de dissertações e de teses, de Programas de Pós-graduação, para professores que atuam no ensino básico. Nossa proposta de sequência expandida sobre a representação feminina de Jane Eyre, de Charlotte Brontë, foi construída a partir de uma dissertação de mestrado.eng
dc.description.abstractThis text comprises a literary review on the teaching of Literature based on Literary Literacy, by Rildo Cosson (2009), and studies from it, whose recommendations were followed while organizing a proposal for an Expanded Sequence. Studies on the importance of reading, teaching literature, literary reading, and literary literacy are added here to the urgency of reviewing teaching-learning practices, which we do with the application of the research project Dissertations and Theses become Literary Literacy, seeking to bring the university closer to the school through the elaboration and availability of proposals for basic sequences and expanded sequences, produced from dissertations and theses, from Graduate Programs, for teachers who work with basic education. Our proposed expanded sequence on the female representation of Jane Eyre, by Charlotte Brontë, was built from a master's thesis.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/66730/DISS_WaleskaGuimar%c3%a3es_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopor
dc.subjectMulheres na literaturapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleJane Eyre, de Charlotte Brontë, em Letramento Literário: dissertação de mestrado vira proposta de sequência expandidaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino de Literaturapor
dc.subject.userLetramento Literáriopor
dc.subject.userRepresentação Femininapor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_WaleskaGuimarães_PPGL.pdfTese/dissertação663.67 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.