???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Rozana Correa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3161224646737590eng
dc.contributor.advisor1Souza, Odenei Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065eng
dc.contributor.referee1Matos, Gláucio Campos Gomes-
dc.contributor.referee2Ponciano, Nilton Paulo-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Rozana Correa. Segurança Nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985). 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9477-
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou a política rodoviária implantada na Amazônia durante a Ditadura Militar, buscando esclarecer a lógica da estratégia governamental. Essa estratégia estava vinculada às maneiras de interpretar os problemas nacionais e regionais, levando a termo possíveis soluções. Quanto à orientação metodológica, nosso estudo foi de caráter exploratório e bibliográfico. O trabalho constituiu-se de três etapas: na primeira, nos ocupamos em contextualizar intervenções federais na região amazônica a partir da década de 1930, ressaltando os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, salientando a abertura das rodovias Belém-Brasília e Brasília-Acre. No segundo momento da pesquisa, discorremos a respeito da relação entre a Ditadura Militar e a Doutrina de Segurança Nacional, a Operação Amazônia e a abertura das estradas BR-230 (Transamazônica), BR-163 (Cuiabá-Santarém), BR-319 (Manaus-Porto Velho) e BR-174 (Manaus-Boa Vista). Na terceira etapa do trabalho apresentamos os resultados da política de transporte executada na Amazônia entre 1964 e 1985. Dentre eles, evidenciamos acessibilidade, desmatamento, aumento demográfico e ocupação no entorno das estradas. Atualmente, as rodovias presentes na região representam um papel estratégico na economia do país em virtude do escoamento da produção de grãos.eng
dc.description.abstractThis research investigated the road policy implemented in the Amazon during the Military Dictatorship, seeking to clarify the logic of the government strategy. It was linked to the ways of interpreting national and regional problems, leading to possible solutions. As for the methodological orientation, our study was exploratory and bibliographic in nature. The work consisted of three stages: in the first, we were concerned with contextualizing federal interventions in the Amazon region from the 1930s onwards, highlighting the governments of Getúlio Vargas and Juscelino Kubitschek, emphasizing the opening of the Belém-Brasília and Brasília-Brasília highways. Acre. In the second moment of the research, we discussed the relationship between the Military Dictatorship and the National Security Doctrine, the Amazon Operation and the opening of the BR-230 (Transamazônica), BR-163 (Cuiabá-Santarém), BR-319 (Manaus-Porto Velho) and BR-174 (Manaus-Boa Vista). In the third stage of the work, we present the results of the transport policy implemented in the Amazon between 1964 and 1985. Among them, we highlight accessibility, deforestation, population growth and occupation around the roads. Currently, the highways present in the region play a strategic role in the country's economy due to the flow of grain production.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/66772/DISS_RozanaSantos_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRodovias - Medidas de segurançapor
dc.subjectRodovias - Legislaçãopor
dc.subjectSegurança de fronteiraspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleSegurança nacional e desenvolvimento: a política rodoviária na Amazônia (1964-1985)eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userSegurança Nacionalpor
dc.subject.userDesenvolvimentopor
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userRodoviaspor
dc.subject.userIntegração Nacionalpor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RozanaSantos_PPGSCA.pdf5.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons