???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Davilla Vieira Odizio da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6269055855790517eng
dc.contributor.advisor1Almeida, Ronaldo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0825979297007065eng
dc.contributor.referee1Bastos , Wanderley Rodrigues-
dc.contributor.referee2Schropfer, Edivania dos Santos-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.citationSILVA, Davilla Vieira Odizio da. Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea. 2023. 52 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9540-
dc.description.resumoA água é um elemento essencial para a manutenção da vida na terra, algumas ações da humanidade vêm contribuindo para a degradação da biodiversidade, apesar da grande quantidade de pesquisas acerca da mitigação dos efeitos climáticos, apontando soluções, estudos comprovam que nem sempre a população se apropria destas informações, diante do exposto este trabalho vem contribuir com a comunicação entre a academia e população. Tendo como objetivo desenvolver material de ensino das ciências ambientais a partir da constatação de como os discentes dos cursos integrados do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea, compreendem o uso e conservação da água. Quanto a metodologia foi utilizada, a análise de conteúdo de BARDIN e estatística descritiva, os instrumentos de coleta foram, grupo focal, mapa falado e questionário. Por meio deste estudo foi possível identificar uma lacuna na literatura de pesquisas nessa temática, quanto a faixa etária de jovens, identificou-se a necessidade de melhorar a comunicação cientifica entre academia e comunidade, visto que grande parte dos participantes das pesquisas desconhecem as recomendações dos especialistas. Após a identificação da percepção ambiental dos educandos sobre a temática água, criou-se uma cartilha informativa para docentes abordando a temática água, composta de sugestão de planos de aula, guia de fontes de informação e modelo de plano de aula, o produto educacional foi criado na perspectiva de divulgação cientifica.eng
dc.description.abstractWater is an essential element for maintaining life on earth, some human actions have been contributing to the degradation of biodiversity, despite the large amount of research on mitigating climate effects, pointing out solutions, studies prove that the population does not always appropriates this information, in view of the above, this work contributes to the communication between the academy and the population. Aiming to develop teaching material for environmental sciences based on the observation of how the students of the integrated courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Lábrea, understand the use and conservation of water. As for the methodology used, the BARDIN content analysis and descriptive statistics, the collection instruments were, focus group, spoken map and questionnaire. Through this study, it was possible to identify a gap in the research literature on this subject, regarding the age group of young people, the need to improve scientific communication between academia and the community was identified, since most of the research participants are unaware of the recommendations of the experts. After identifying the students' environmental perception on the water theme, an informative booklet was created for teachers addressing the water theme, consisting of suggested lesson plans, a guide to information sources and a lesson plan model, the educational product was created from the perspective of scientific dissemination.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/67476/DISS_DavillaSilva_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/67478/Prod.Educ_DavillaSilva_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectÁgua - Conservaçãopor
dc.subjectÁgua - Pequisapor
dc.subjectÁgua - Qualidadepor
dc.subject.cnpqOUTROS: CIENCIASeng
dc.titlePercepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábreaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3974-490Xeng
dc.subject.userEnsinopor
dc.subject.userRecursos hídricospor
dc.subject.userCiências ambientaispor
dc.subject.userComunicação científicapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DavillaSilva_PROFCIAMB.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Prod.Educ_DavillaSilva_PROFCIAMB.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons