???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGurgel, Karla Francisca Margarido Braga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257590319800242eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773eng
dc.contributor.referee1Contreira, Andressa Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4455603006697690eng
dc.contributor.referee2Fernandes, Wania Ribeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479eng
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationGURGEL, Karla Francisca Margarido Braga. O que dizem os estudantes com altas habilidades/superdotação sobre suas relações no ambiente escolar?. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9549-
dc.description.resumoNesse estudo visamos conhecer a percepção de estudantes com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao seu ambiente escolar. Participaram 15 estudantes com características para as altas habilidades/superdotação, entre 6 e 16 anos, sendo cinco meninas. Como método para a recolha de dados utilizamos a técnica do grupo focal, que aconteceu em três encontros com duração média de 60 minutos. Os encontros foram realizados por seguimento escolar — Ensino Fundamental; Anos Iniciais; Anos Finais; e Ensino Médio. Para a análise de dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), com base nas seguintes categorias: (1) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto às suas relações com seus professores; (2) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto às suas relações com seus pares em duas subcategorias; e (3) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto à sua participação nas atividades escolares. Concluímos que na percepção dos estudantes com AH/SD, o ambiente escolar continua despreparado para acolhê-los, motivá-los e potencializar suas habilidades. De professores, passando pelos pares e chegando as atividades desenvolvidas, temos o uso de metodologias convencionais, o desconhecimento das AH/SD, a necessidade de negação de suas habilidades em troca da possibilidade de aceitação e não exclusão, e o desinteresse pelas atividades que não se mostram desafiadoras, eventos que tornam o ambiente escolar hostil, excludente e inadequado às necessidades educacionais dos estudantes com AH/SD.eng
dc.description.abstractIn this study, we aimed to know the perception of students with characteristics of high abilities/giftedness (AH/SD) in relation to their school environment. Participants were 15 students with characteristics for high abilities/giftedness, between 6 and 16 years old, five of whom were girls. As a method for data collection, we used the focus group technique, which took place in their meetings with an average duration of 60 minutes. The meetings were held by school follow-up – Elementary School; Early Years; Final Years; and High School. For data analysis, we used Discursive Textual Analysis (DTA), based on the following categories: (1) The perception of students with high abilities/giftedness regarding their relationships with their teachers; (2) The perceptions of students with high abilities/giftedness regarding their relationships with their peers in two subcategories; and (3) The perceptions of students with high abilities/giftedness regarding their participations in school activities. We conclude that in the perception of students with AH/SD, the school environment is still unprepared to welcome them, motivate them and enhance their skills. From teachers, passing through peers and arriving at the activities developed, we have the use of conventional methodologies, the lack of knowledge of AH/SD, the need to deny their skills in exchange for the possibility of acceptance and non-exclusion, and the lack of interest in activities that are not show challenges, events that make the school environment hostile, exclusive and inadequate to the educational needs of students with AH/SD.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/67632/DISS_KarlaGurgel_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectCrianças superdotadaspor
dc.subjectAdolescentes superdotadospor
dc.subjectSavants (Síndrome savant)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleO que dizem os estudantes com altas habilidades/superdotação sobre suas relações no ambiente escolar?eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoOs trâmites para depósito precisam ficar mais claro para os estudantes e serem repassados enquanto ainda estão no processo do mestrado.eng
dc.description.infoÉ trabalho inédito quanto as pesquisas dos estudantes com altas habilidades/superdotação na Faculdade de Educação.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1193-6029eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-2914-6607eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9331-3134eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5040-6293eng
dc.subject.userEducação Inclusivapor
dc.subject.userEducação Especialpor
dc.subject.userPercepção do Estudantepor
dc.subject.userInteração Escolarpor
dc.subject.userAlunos Superdotadospor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_KarlaGurgel_PPGE.pdf2.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.