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dc.creatorFerreira, Janilce Negreiros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=329DB4F380E1C511188DBD06426AB9BEeng
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doeng
dc.contributor.referee1Lopes, Camila Ferreira da Silva-
dc.contributor.referee2Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee3Araújo, José Júlio César do Nascimento-
dc.contributor.referee4Nogueira , Sílvia Crisna Conde-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, Janilce Negreiros. O Programa Ensino Médio Inovador nas escolas públicas estaduais em Manaus: concepções em jogo e promessas não cumpridas. 2022. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9624-
dc.description.resumoEste estudo está inserido na linha 2 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, analisa o “Programa Ensino Médio Inovador”, no sistema estadual de ensino de Manaus, no período de 2012 a 2017. A pesquisa foi financiada pelo CNPq, teve como pressuposto epistemológico o materialismo histórico-dialético, no qual a compreensão da realidade histórica do homem é condição inicial de apreensão tanto da unidade, quanto da totalidade do fenômeno social estudado. Com base nos referenciais teóricos e nos marcos regulatórios, discutiu-se as políticas públicas para o ensino médio, trazendo a atuação dos organismos ou agências multilaterais no direcionamento da política educacional brasileira. Além disso, examinou-se os princípios e as diretrizes do ensino médio. Abordou-se as concepções acerca da educação integral, ressaltando a educação tecnológica ou politecnia como base formativa de educação integral para o ensino médio, destacando a omnilateralidade como processo concreto da emancipação humana. Debateu-se a implantação do “Programa Ensino Médio Inovador”, no sistema estadual de ensino do Amazonas, fundamentado em fontes documentais. Com isso, analisou-se os resultados da pesquisa empírica, realizada em duas escolas da rede pública estadual de Manaus, na qual confirmou-se a seguinte tese: o “Programa Ensino Médio Inovador", implantado no sistema público estadual de ensino do Amazonas não consolidou uma proposta de educação em tempo integral, tampouco de educação integral; talvez tenha alcançado a permanência e uma frágil melhoria dos índices de desempenho escolar dos alunos do ensino médio, da rede pública estadual do Amazonas.eng
dc.description.abstractThis study is inserted in line 2 – Education, Public Policies and Regional Development, of the Graduate Program in Education of the Federal University of Amazonas, analyzes the "Innovative High School Program", in the Manaus state education system, in the period from 2012 to 2017. The research had as epistemological presupposition the historical-dialectical materialism, in which the understanding of the historical reality of man is an initial condition of apprehension of both unity and the totality of the social phenomenon studied. Based on theoretical references and regulatory frameworks, public policies for high school were discussed, bringing the performance of multilateral agencies or agencies in the direction of Brazilian educational policy. In addition, the principles and guidelines of high school were examined. The conceptions about integral education were addressed, emphasizing technological or polytechnic education as a formative basis of integral education for high school, highlighting omnilaterality as a concrete process of human emancipation. The implementation of the "Innovative High School Program" in the state education system of Amazonas, based on documentary sources, was discussed. With this, we analyzed the results of the empirical research, carried out in two schools of the Manaus state public network, in which the following thesis was confirmed: the "Innovative High School Program", implemented in the state public system of Amazonas education did not consolidate a proposal for full-time education, nor full education; only achieved permanence and a fragile improvement in the school performance indexes of high school students, of the state public network of Amazonas.eng
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68380/TESE_JanilceFerreira_PPGE.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectEducação integral - Manaus (AM)por
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleO Programa Ensino Médio Inovador nas escolas públicas estaduais em Manaus: concepções em jogo e promessas não cumpridaseng
dc.title.alternativeThe Innovative High School Program in state public schools in Manaus: Conceptions at stake and unfulfilled promiseseng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1940-947eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3289-7708eng
dc.subject.userEnsino médiopor
dc.subject.userPolíticas públicas educacionaispor
dc.subject.userEducação integralpor
dc.subject.userEducação em tempo integralpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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