???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9626
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de Climatologia na Geografia escolar do município de Tefé-AM
???metadata.dc.creator???: Moreira, Alexsandra Vieira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Aleixo, Natacha Cíntia Regina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rabelo, Francisco Davy Braz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fortes, Mírcia Ribeiro
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa teve como objetivo analisar conteúdos específicos e as metodologias integradas à prática docente. A investigação foi feita no recorte de ensino-aprendizagem da Climatologia para o ensino médio na cidade de Tefé/AM. A justificativa do estudo pautou-se nos desafios relacionados ao ensino dos conteúdos que abordam a Climatologia e a distância entre o que se é ensinado e a realidade vivida pelos alunos. Também as dificuldades que os profissionais encontram em construir esses conhecimentos para uma aprendizagem significativa. Na área de estudo no município de Tefé-AM, foram selecionadas escolas estaduais que atuam na modalidade do ensino médio. Ao todo foram investigadas seis escolas na zona urbana e duas na zona rural. As escolas rurais estão nas comunidades de: Missão e Distrito do Caiambé. As oito escolas estaduais fazem parte da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC. Em média, 15 profissionais, na área da Geografia, entre funcionários efetivos e contratados da referida instituição estiveram envolvidos. A investigação teve aporte teórico da Climatologia Geográfica; como os estudos de Monteiro (1971), Sant’Anna Neto (2008), Aleixo (2021), Monteiro (2021), entre outros e vinculadas ao ensino de Geografia; como as literaturas de Maia (2012), Paula (2009) e Steinke (2012). Os procedimentos metodológicos, primeiramente basearam-se na realização de Revisão Sistemática, utilizando bancos de dados científicos, como: os Periódicos da Capes, o Google Acadêmico e a Revista Brasileira de Climatologia. Essa investigação disponibilizou um resumo das evidências relacionadas a uma estratégia de intervenção específica; mediante a aplicação de métodos explícitos e sistematizados da busca, apreciação crítica e síntese da informação selecionada. Também foi possível evidenciar outras pesquisas realizadas a respeito da temática investigada. Posteriormente, foi empregada uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas com os docentes da rede de ensino, utilizando o Google Formulários e também de modo presencial. Assim, foi possível tecer observações nas escolas e nas salas de aulas e identificar na prática a realidade das aulas de Geografia. Além disso, foram feitas análises dos recursos didáticos disponibilizados, bem como o parecer dos docentes sobre alguns ambientes da escola. Os laboratórios de informática e bibliotecas permitiram expor a realidade da ausência de manutenção adequada para funcionamento destes locais. Nas entrevistas evidenciou-se as principais lacunas entre a teoria e a prática em relação ao ensino e aprendizagem em Climatologia. Compreende-se que, em Tefé, grande parte do ensino de Geografia Escolar é desenvolvido de modo teórico. Os docentes, em maioria, possuem dificuldades em abordar e relacionar os temas da Climatologia ao cotidiano onde atividades práticas são menos presentes. Muitos profissionais precisam e solicitam formações complementares para melhorar suas metodologias de ensino. Além disso, evidenciou-se que muitas escolas sofrem com o desconforto térmico e isso interfere no aprendizado e na qualidade dos trabalhos docentes; mostrando a precariedade das escolas públicas no interior do estado e a falta de recursos didáticos específicos da Geografia local. Portanto, os resultados da pesquisa contribuíram para caracterizar o perfil e a prática dos docentes que atuam na rede estadual e no ensino médio e apresentar as principais dificuldades no ensino-aprendizagem da Climatologia quando integrada ao cotidiano amazônida em seus aspectos físicos, sociais e culturais.
Abstract: This research aimed to analyze specific contents and methodologies integrated into teaching practice. The investigation was carried out in the teaching-learning clipping of Climatology for high school in the city of Tefé/AM. The justification for the study was based on the challenges related to the teaching of contents that address Climatology and the distance between what is taught and the reality experienced by the students. Also the difficulties that professionals find in building this knowledge for meaningful learning. In the study area in the municipality of Tefé-AM, state schools that practice the high school modality were selected. In all, six schools in the urban area and two in the rural area were investigated. The rural schools are in the communities of: Missão and District of Caiambé. The eight state schools are part of the State Secretariat for Education and Teaching Quality of Amazonas – SEDUC. On average, 15 professionals, in the area of Geography, including permanent employees and contractors of the institution participated. The investigation had theoretical support from Geographic Climatology; such as the studies of Monteiro (1971), Sant'Anna Neto (2008), Aleixo (2021), Monteiro (2021), among others and linked to the teaching of Geography; such as the literature of Maia (2012), Paula (2009) and Steinke (2012). The methodological procedures, which were experimented with, were based on carrying out a Systematic Review, using scientific databases, such as: Capes Periodicals, Google Scholar and the Brazilian Journal of Climatology. This investigation provided a summary of evidence related to a specific intervention strategy; through the application of explicit and systematized search methods, critical appreciation and synthesis of selected information. It was also possible to highlight other research carried out regarding the investigated theme. Subsequently, a qualitative approach was employed through interviews with teachers in the education network, using Google Forms and also in person. Thus, it was possible to make observations in schools and classrooms and identify in practice the reality of Geography classes. In addition, analyzes were made of the didactic resources available, as well as the opinion of the teachers about some school environments. The computer labs and libraries made it possible to expose the reality of the lack of adequate maintenance for the operation of these places. The interviews showed the main gaps between theory and practice in relation to teaching and learning in Climatology. It is understood that, in Tefé, a large part of the teaching of School Geography is developed in a theoretical way. The majority of professors have difficulties in approaching and relating Climatology themes to daily life, where practical activities are less present. Many professionals need and request additional training to improve their teaching methodologies. Furthermore, it was shown that many schools suffer from thermal discomfort and this interferes with learning and the quality of teaching work; showing the precariousness of public schools in the interior of the state and the lack of specific didactic resources of local Geography. Therefore, the research results contributed to characterize the profile and practice of teachers who work in the state network and in high school and present the main difficulties in teaching and learning Climatology when integrated into the daily life of the Amazon in its physical, social and cultural aspects.
Keywords: Climatologia - Estudo e ensino
Climatologia urbana - Metodologia
Geografia (Ensino médio) - Tefé (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Geografia
Climatologia Geográfica
Metodologias
Tefé-AM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: ALEIXO, Natacha Cíntia Regina. O ensino de Climatologia na Geografia escolar do município de Tefé-AM. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9626
Issue Date: 3-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AlexsandraMoreira_PPGEOG.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.