???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9627
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Percepção e memória do lugar: o nascer da comunidade do ramal Pic Bela Vista km 6, Iranduba - AM.
???metadata.dc.creator???: Moreira, Kamila Castro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Amélia Regina Batista
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Charlene Maria Muniz da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cruz, Manuel de Jesus Masulo da
???metadata.dc.description.resumo???: O mundo é percebido e entendido através da percepção do sujeito baseada na sua relação com o meio onde está inserido. Compreendemos que no processo de construção da memória a relação dos sujeitos com a Comunidade transcende a memória do lugar. Em vistas disso, baseados na sua percepção frente a relação com o meio ambiente e as novas formas que remodelam os aspectos físicos, sociais e econômicos, a comunidade apresenta-se não só como uma manifestação das relação de poder, mas de afetividade e identidade onde buscam reconhecimento e legitimação de sua apropriação com o solo. Logo, o proposito deste trabalho circunscreve em compreender a partir da percepção e memória dos habitantes da Comunidade do ramal Pic Bela Vista, do município de Iranduba, Amazonas, como nasceu a comunidade, como foi se constituindo e sendo institucionalizada, identificando as manifestações socioculturais, as atuais politicas públicas e a representação da comunidade percebida pelos sujeitos. Como metodologia de pesquisa, a História Oral enfatiza as narrativas do sujeito da história, permitindo revelar a trajetória de vida e do movimento de resistência em busca de reconhecimento e justiça social diante do cenário de exclusão vivenciado nas comunidades rurais. Soma-se ao trabalho, a produção dos mapas mentais como forma de representar as percepções da comunidade, nos quais, revelam que o lugar vivido esta em constante mudanças. Ao mesmo tempo em que a comunidade recebe influências urbanas, mantem traços de um campesinato típico amazônico. As narrativas carregadas de nostalgia e sentimentos de pertencimento retratam um passado e presente de resistência que luta pela sobrevivência e anseia ser reconhecida.
Abstract: El mundo es percibido y comprendido a través de la percepción del sujeto a partir de su relación con el medio donde está inserto. Entendemos que en el proceso de construcción de la memoria, la relación de los sujetos con la comunidad trasciende la memoria del lugar. Ante esto, a partir de su percepción de la relación con el medio y las nuevas formas que reconfiguran los aspectos físicos, sociales y económicos, la comunidad se presenta no sólo como una manifestación de la relación de poder, sino de afectividad e identidad donde buscan el reconocimiento y la legitimación de su apropiación con el suelo. Por lo tanto, el propósito de este trabajo es comprender a partir de la percepción y la memoria de los habitantes de la Comunidad del ramal Pic Bela Vista, en el municipio de Iranduba, Amazonas, cómo nació la comunidad, cómo se constituyó e institucionalizó, identificando las manifestaciones socioculturales, las políticas públicas actuales y la representación de la comunidad percibida por los sujetos. Como metodología de investigación, la Historia Oral enfatiza las narrativas del sujeto de la historia, permitiendo revelar la trayectoria de vida y el movimiento de resistencia en busca de reconocimiento y justicia social frente al escenario de exclusión vivido en las comunidades rurales. Además de la obra, la producción de mapas mentales como una forma de representar las percepciones de la comunidad, en la que revelan que el lugar vivido está en constante cambio. Al mismo tiempo que la comunidad recibe influencias urbanas, mantiene rastros de un campesinado típicamente amazónico. Las narrativas llenas de nostalgia y sentimientos de pertenencia retratan un pasado y un presente de resistencia que lucha por la supervivencia y anhela ser reconocido.
Keywords: Geografia humana
Geografia regional
Comunidades - Organização
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Geografia Humanista
Fenomenologia
Espaço Vivido
Paisagem
Mapas Mentais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: MOREIRA, Kamila Castro. Percepção e memória do lugar: o nascer da comunidade do ramal Pic Bela Vista km 6, Iranduba - AM. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9627
Issue Date: 27-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_KamilaMoreira_PPGEOG.pdf4.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons