???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Taísa Aparecida dos Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4176802063105605eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Renato Antonio Brandão Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5758033946288992eng
dc.contributor.referee1Afonso, Lucyanne de Melo Afonso-
dc.contributor.referee2Monteiro, Cláudia Guerra-
dc.date.issued2023-03-08-
dc.identifier.citationALMEIDA, Taísa Aparecida dos Santos. A percussão corporal e o ensino de Música: práticas criativas para a educação básica. 2023. 53 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9629-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo verificar como a percussão corporal se apresenta para os interesses da educação musical, em classes regulares de ensino. É uma realidade experimental, situada no município amazônico de Manicoré, cidade ribeirinha do Vale do Rio Madeira e potencial criativo da Região Norte. Por este caminho, passamos a perceber como teorias pedagógicas musicais foram preponderantes para o amadurecimento das ideias de construção de uma cartilha. Contendo orientações acerca da percussão corporal, como agente musicalizador, em ambientes privados, de muitos recursos materiais para o assunto. Foi uma ação desenvolvida em 24 meses para o Mestrado Profissional em Artes e teve como sustentação teórica, alguns autores relacionados ao fazer musical, pedagogia e construção de materiais didáticos interativos. Como conclusão, observa-se possibilidades inúmeras para a socio-criação de elementos básicos para o ensino da música, sobretudo, em localidades mais específicas como o interior do maior estado da federação.eng
dc.description.abstractThe present work is concerned with verifying how body percussion presents itself to the interests of music education in regular teaching classes. It is an experimental reality located in the Amazon municipality of Manicoré, a riverside city in the Madeira River Valley and creative potential of the northern region. Along this path, we began to realize how musical pedagogical theories were preponderant for the development of ideas for the construction of a booklet containing guidelines about body percussion as a musicalizing agent in environments deprived of many material resources for the subject. It is an action developed in 24 months for the Professional Master in Arts and had as theoretical support some authors related to music making, pedagogy and construction of interactive didactic materials. It concludes by observing innumerable possibilities for the socio-creation of basic elements for teaching music, especially in more specific locations such as the interior of the largest state of the federation.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68384/DISS_Ta%c3%adsaAlmeida_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopor
dc.subjectPrática musicalpor
dc.subjectRitmopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: MUSICAeng
dc.titleA Percussão corporal e o ensino de Música: práticas criativas para a educação básicaeng
dc.title.alternativeBody Percussion and Music Teaching: creative practices for basic educationeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userPercussão Corporalpor
dc.subject.userManicorépor
dc.subject.userEducação Musicalpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_TaísaAlmeida_PROFARTES.pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons