???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarreto, Aline Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2105317287970161eng
dc.contributor.advisor1Poty, Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255eng
dc.contributor.referee1Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710eng
dc.contributor.referee2Pereira, Fábio Hoffmann-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8219210643690106eng
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.citationBARRETO, Aline Vasconcelos. A performance e o teatro do oprimido em sala de aula: discussões e criações artísticas sobre violência de gênero em uma escola cívico-militar de Manaus. 2023. 250 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9641-
dc.description.resumoEsta pesquisa utiliza da Performance e do Teatro do Oprimido para trabalhar questões de combate à violência de gênero em sala de aula e a partir disso realizar processos criativos-reflexivos com estudantes de uma escola cívico-militar em Manaus. Apresento aqui relatos dos encontros realizados com as estudantes-artistas, bem como os planejamentos destes encontros e registros de ações performáticas construídas no ambiente escolar. Referente a metodologia, trata-se de uma pesquisa autoetnográfica que busca relacionar as minhas vivências enquanto mulher-artista-performer às vivências das estudantes-artistas participantes da pesquisa. No que tange o quadro teórico, destaco Augusto Boal (2009) com o Teatro do Oprimido, Guacira Lopes Louro (2014) e os estudos sobre gênero, bell hooks (2022) e sua busca por uma educação libertadora, Michel Foucault (2009) e a relação entre escolas e prisões, Debora Frota Chagas (2016) mulher, arte-educadora que está inserida em uma escola cívico-militar e ajuda a refletir sobre como ser presença também em espaços opressores, Eleonora Fabião (2008), artista performer que ajuda a levar a performance para sala de aula e discuti-la, Naira Ciotti (2013) com reflexões em torno do híbrido professor‑performer, Gilberto Icle (2017) que nos apresenta suas práticas performativas em sala de aula e Cecília Salles (2011) que permeia todo o caminhar me auxiliando na reflexão dos processos criativos realizados com as estudantes. A partir das ações performáticas que praticamos juntas, percebo a potência que há na Performance ao ser levada para contexto educacional e as infinitas possibilidades de criação junto ao Teatro do Oprimido.eng
dc.description.abstractThis research uses Performance and Theate of the Oppressed to address issues of combating gender violence in the classroom, to engage in creative-reflexive processes with students from a civic-military school in Manaus. This paper presents reports of the meetings held with artist students, as well as the planning of these meetings and records of performative actions constructed in the school environment. Regarding the methodology, it is an autoethnographic research that seeks to relate my experiences as a woman-artist-performer to the experiences of the artist students participating in the research. In terms of the theoretical framework, Augusto Boal (2009) is highlighted with Theate of the Oppressed, Guacira Lopes Louro (2014) and gender studies, bell hooks (2022) and her search for a liberating education, Michel Foucault (2009) and the relationship between schools and prisons, Debora Frota Chagas (2016), an art educator who is inserted in a civic-military school and helps to reflect on how to be a presence in oppressive spaces, Eleonora Fabião (2008), a performer artist who helps to bring performance to the classroom and discuss it, Naira Ciotti (2013) with reflections on the hybrid teacher-performer, Gilberto Icle (2017) who presents us with his performative practices in the classroom, and Cecília Salles (2011) who supports me in reflecting on the creative processes carried out with the students. Through the performative actions that we practice together, I realize the power that Performance has when brought to the educational context and the infinite possibilities of creation together with the Theate of the Oppressed.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68471/DISS_Aline%20Vasconcelos_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectPerformance (Arte)por
dc.subjectArtes cênicaspor
dc.subjectArtistas - Educaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: TEATROeng
dc.titleA performance e o teatro do oprimido em sala de aula: discussões e criações artísticas sobre violência de gênero em uma escola cívico-militar de Manauseng
dc.title.alternativePerformance and theatre of the oppressed in the classroom: discussions and artistic creations about gender violence in a civic-military school in Manaus.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userPerformancepor
dc.subject.userTeatro do Oprimidopor
dc.subject.userGêneropor
dc.subject.userProcessos criativospor
dc.subject.userArte-educaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_Aline Vasconcelos_PROFARTES.pdf16.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons