???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9647
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um estudo sobre a tipologia de usuários Hexad e sua relação com os elementos de jogos de uma plataforma de gamificação baseada em jogos RPG
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Rafaela Melo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, David Braga Fernandes de
First advisor-co: Bastos , Marcela Sávia Picanço Pessoa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Klock, Ana Carolina Tomé
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rodrigues, Luiz Antonio Lima
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nakamura, Fabíola Guerra
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos surgiram diversas pesquisas relacionadas ao uso de jogos e gamificação na educação, devido ao potencial para aumentar a motivação e o envolvimento dos estudantes nas disciplinas. Entretanto, cada indivíduo é motivado de maneira diferente e tem preferências no que diz respeito à utilização de elementos de jogos. Por isso, vê-se a importância de identificar tipos de usuários em jogos e sistemas gamificados, para que seja possível fornecer os elementos mais indicados para cada perfil e melhorar a experiência dentro do ambiente em questão. Na literatura, existem algumas tipologias que dividem os perfis por classes e apontam quais são os elementos preferidos por cada tipo de usuário. Uma dessas tipologias é o modelo Hexad, que abrange seis tipos: filantropos, espíritos livres, jogadores, disruptors, socializadores e conquistadores. Esta dissertação de mestrado tem como principal objetivo avaliar os elementos de jogos mais utilizados pelos tipos de usuários dentro plataforma de gamificação CodePlay, que está incorporada ao juiz on-line CodeBench; avaliar a viabilidade da identificação automática de perfil a partir dos dados de interação com a plataforma; e, avaliar a mudança de perfil ao longo do tempo. A metodologia de pesquisa abordada é o multimétodo, pois foram realizadas diferentes análises quantitativas de caráter exploratório para investigar aspectos referentes à gamificação e tipos de jogador. Alguns resultados foram: i) encontraram-se algumas diferenças com relação à preferência dos tipos de jogador segundo a literatura, por exemplo, o jogador não se interessou tanto por recompensas extrínsecas e o conquistador se interessou por elementos de competição; ii) foram encontrados novos achados com relação à mudança de perfil no decorrer do tempo, que estão de acordo com estudos recentes da área, como a predominância dos tipos conquistador, espírito livre e filantropo, além disso, novos estudos que indicam que o tipo conquistador tem tendência a mudar para o tipo filantropo e as principais mudanças aconteceram após o primeiro contato com a gamificação; e, iii) foi encontrada uma baixa acurácia nos modelos de aprendizagem de máquina, que pode ter sido influenciada pelo fator de mudança do perfil ao longo do tempo, trazendo uma nova perspectiva sobre a identificação automática de perfis com base em taxonomias como o Hexad. Os estudos realizados abrem espaço para novas possibilidades de pesquisa dentro da área de personalização de usuários.
Abstract: In recent years, several studies have emerged related to the use of games and gamification in education, due to the potential to increase student motivation and engagement in disciplines. However, each individual is motivated differently and has preferences when it comes to using game elements. Therefore, it is important to identify the user types in games and gamified systems, so that it is possible to provide the most suitable elements for each profile and improve the experience within the environment in question. In the literature, there are some typologies that divide the profiles by classes and point out which elements are preferred by each type of user. One of these typologies is the Hexad model, which covers six types: philanthropists, free spirits, players, disruptors, socializers and achievers. This master's thesis has as its main objective to evaluate the game elements most used by the types of users within the CodePlay gamification platform, which is incorporated into the CodeBench online judge; evaluate the feasibility of automatic profile identification based on platform interaction data; and, evaluate the profile change over time. The research methodology addressed is the multimethod, as different quantitative analyzes of an exploratory nature were carried out to investigate aspects related to gamification and types of player. Some results were: i) some differences were found in relation to the preference of player types according to the literature, for example, the player was not so interested in extrinsic rewards and the achiever was interested in elements of competition; ii) new findings were found regarding the change of profile over time, which are in line with recent studies in the area, such as the predominance of the achiever, free spirit and philanthropist types, in addition, new studies that indicate that the achiever type tends to change to the philanthropist type and the main changes happened after the first contact with gamification; and, iii) low accuracy was found in the machine learning models, which may have been influenced by the profile change factor over time, bringing a new perspective on the automatic identification of profiles based on taxonomies such as Hexad. The studies carried out open space for new research possibilities within the area of user personalization.
Keywords: Jogos educativos
Jogos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO
???metadata.dc.subject.user???: Gamficação
elementos de jogos
tipos de usuário
multimétodo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: FERREIRA, Rafaela Melo. Um estudo sobre a tipologia de usuários Hexad e sua relação com os elementos de jogos de uma plataforma de gamificação baseada em jogos RPG. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9647
Issue Date: 28-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RafaelaFerreira_PPGI.pdf8.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.