???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9656
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A música na visão de uma mulher Kokama - Antropologia, Arte e Resistência
???metadata.dc.creator???: Cerqueira, Perpétua Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Montardo, Deise Lucy Oliveira
First advisor-co: Barreto, João Paulo Lima
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bruno, Ana Carla dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rubim, Altaci Côrrea
???metadata.dc.description.resumo???: RESUMO Esta dissertação pretende trazer presente a vivência ancestral do povo kukama e suas musicalidades. A história empírica do povo Kukama para além do limite, por meio da visão de uma indígena Kukama nascida e criada na aldeia Recreio no Alto Solimões onde também é o tuyuka nakatipa kakɨrɨ tsa ancestrais/nas terras onde estão morando os meus ancestrais, quero demonstrar que as melodias, os sussurros, os sons, as músicas eram utilizadas como forma de expressar a maneira como vivemos e convivemos.O objetivo deste projeto de pesquisa, constitui-se em analisar as músicas das mulheres Kukama, considerando que a música está articulada com a cosmologia e sociabilidade do povo e influencia as práticas cotidianas das mulheres. Modo feminino da cosmologia Kukama busca fazer uma análise das atividades desenvolvidas pelas escolas ancestrais com os anciões na formação de novas gerações indígenas, as entrevistas confirmam que a música indígena está inserida não somente no universo visível, físico, palpável, mas também no invisível, no espiritual. As músicas nos conectam com o firmamento, dentro dos rituais, além de contribuir na esfera relacional da sociedade, refletindo nos modos como nos organizamos e a suas diversas influências comunitárias. Estudei e compreendi a dinâmica da cultura, a qual quis preservar na conversa com a antropologia. Não para ser uma mera pessoa para levar a informação, queria explorar, observar, examinar todo que é abordado referente o povo kukama, com olhar de uma mulher kukama. Na minha dissertação não coloquei capítulos mas trouxe os três rios para explicar quem são os kukama. Palavras-chave: Música, Ancestralidade, Mulher, indígena, Rio
Abstract: IKUAKƗRATUPA Está kuatiaraka pretende trazer tamanu a kak +r+ ancestral do awa kukama e suas musicalidades. A história empírica do awa kukama para além do limite ,por yaka umi wepe tapua uwari ,e criada na aldeia Recreio no Alto Solimões makatsui riai é o tuyuka na katipa kak+ r+ tsa ancestrais. Nas tuyuka makatsui kak+r+ ta ancestrais ,tseta as melodias os sussurros,os sons,músicas eram utilizadas mania forma de kumitsara a maneira mania kak+ r+ e mukikak+ r+ .O objetivo deste projeto de pesquisa, constitui- se em analisar as músicas das waynas kukama considerando maritipa a música está vinculada muki a cosmologia kukama busvou yauki wepe análise das atividades desenvolvidas pela escola ancestrais muki os anciãos na formação de novas gerações,tapua, as entrevistas confimam maritipa a música tapua está inserida t+ma somente no universo visível, fisico,palpável, mas riai no invisível, no espiritual. As músicas nos conectam muki o firmamento, dentro dos rituais,além de contribuir na esfera relacional da sociedade, refletindo nos modos mania nos organizamos e nas diversas influências comunitária. Estudei e comprendi a dinâmica da cultura a makatipa quis preservar na kumitsara muki a Antropologia tɨma para ta wepe mera pessoa ta levar a informação tseta explorar, umi examanar upi na maritipa e abordado referente awa kukama muki umi de wayna kuama. Na ta dissertação tɨma coloquei capitulo mas trouxe os mutsapiruka parakanas para explicar aatipa são os kokama. Palavras-chave: Taicara, Ancestralidade, Waina,, Tapuia, Parana.
Keywords: Arte indígena
Mulheres indígenas
Indígenas - Música
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Antropologia
???metadata.dc.subject.user???: Música
Ancestralidade
Mulher
Indígena
Rio
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: CERQUEIRA, Perpétua Pereira. A música na visão de uma mulher Kokama - Antropologia, Arte e Resistência. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9656
Issue Date: 3-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_PerpétuaCerqueira_PPGAS.pdf6.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons