???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9657
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Práticas pedagógicas no contexto multisseriado da Educação Infantil em escolas do campo: Vila Pereira no Município de Barreirinha – Amazonas
Other Titles: Pedagogical practices in the multigrade context of Early Childhood Education in rural schools: Vila Pereira in the Municipality of Barreirinha - Amazonas
???metadata.dc.creator???: Vasconcelos, Simone Maria Oriente 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Franco, Zilda Gláucia Elias
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Tânia Regina Lobato dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo intitulado Práticas pedagógicas no contexto multisseriado da Educação Infantil em escolas do campo: Vila Pereira no município de Barreirinha – Amazonas, está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GPEDIN) do Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa buscou “analisar as práticas pedagógicas em classes multisseriadas na Educação Infantil em escolas do campo do município de Barreirinha - Amazonas”. Para alcançar o objetivo geral, traçamos os seguintes objetivos específicos: descrever a trajetória da Educação Infantil do Campo e sua legislação; conhecer e registrar as diferentes formas de organização do trabalho pedagógico desenvolvido pelas(es) educadoras(es) em turmas multisseriadas na Educação Infantil das escolas do campo localizadas no município de Barreirinhas, no Amazonas; proporcionar momentos de escuta e diálogos com as(os) educadoras(es) de duas escolas do campo sobre as práticas pedagógicas. Desta forma, optou-se por um estudo de caso, cuja abordagem é qualitativa com observações e utilização da técnica entrevista semiestruturada (roteiro de entrevista), tendo como sujeitos participantes: dois professores da Educação Infantil, um Pedagogo/ professor da escola, um Coordenador da Área do Campo e o Secretário Municipal de Educação. Adotou-se como método a análise dos conteúdos de Bardin (1997). Foram analisados livros de pesquisadores da área, textos, dissertações, documentos, regimentos, decretos a nível nacional, estadual e municipal que tratam sobre a Educação Infantil do Campo, das práticas pedagógicas e das classes multisseriadas. Os resultados da pesquisa apontam: escolas com infraestrutura precária; professores sem formação a nível superior; currículo escolar, é o mesmo utilizado nas escolas urbanas, portanto descontextualizado da cultura das crianças ribeirinhas; além de práticas pedagógicas desvinculadas da ambiência da região. O cenário constado durante as observações nas salas de aula, mostram a dificuldade dos professores ao elaborar os planejamentos e aplicar as atividades com as crianças em classes multisseriadas. O fato se agrava quando nos deparamos com a falta de equipamentos e recursos pedagógicos necessários para garantir educação de qualidade às crianças da Educação do Campo. Em virtude dessa carência, os docentes desenvolvem o trabalho baseado no tecnicismo, com repetição, memorização das letras e dos números, cerceando, assim, o direito a uma educação que valorize a identidade cultural das crianças residentes no campo e seja uma prática transformadora da vida delas. Apesar de tudo o que foi revelado no campo da pesquisa, ainda almejamos melhores dias, ao compreender que as escolas do campo também são capazes de construir conhecimentos através de práticas pedagógicas exitosas que contribuem na formação e educação das crianças do meio rural de Barreirinha-AM.
Abstract: The study, entitled Pedagogical practices in the multigrade context of early childhood education in rural schools in the: Pereira Village, city of Barreirinha, Amazonas, is linked to the Study and Research Group on Early Childhood Education (GPEDIN) of the Graduate Program in Science and Humanities Teaching at the Federal University of Amazonas (UFAM). The research sought to "analyze the pedagogical practices in multigrade classes in early childhood education in rural schools in the city of Barreirinha, Amazonas". To reach the general objective, we outlined the following specific objectives: to describe the trajectory of early childhood education in the field and its legislation; to get to know and record the different ways of organizing the pedagogical work developed by educators in multigrade classes in early childhood education in rural schools located in the municipality of Barreirinha, Amazonas; to provide moments of listening and dialogue with the educators from two rural schools about the pedagogical practices. This way, a case study was chosen, whose methodology is qualitative with observations and the use of the semi-structured interview technique (interview script), with the following as participant subjects: two kindergarten teachers, one pedagogue or teacher from the school, one field area coordinator, and the municipal secretary of education. The method adopted was Bardin's content analysis (1997). We analyzed books by researchers in the field, texts, dissertations, documents, regulations, and decrees at the national, state, and municipal levels that deal with early childhood education in the field, the pedagogical practices, and the multigrade classes. The results of the research indicate: schools with precarious infrastructure; teachers without higher education; a school curriculum the same as that used in urban schools, therefore out of context with the culture of the riverside children; in addition, pedagogical practices disconnected from the ambience of the region. The scenario observed during classroom observations shows the difficulty teachers face in developing lesson plans and implementing activities with children in multi-grade classes. The situation worsens when we encounter a lack of equipment and necessary pedagogical resources to ensure quality education for children in rural education. Due to this lack, teachers develop their work based on technical aspects, focusing on repetition and memorization of letters and numbers, thus curtailing the right to an education that values the cultural identity of the children living in the countryside and is a practice that transforms their lives. Despite all that was revealed in the research field, we still aim for better days by understanding that rural schools are also capable of building knowledge through successful pedagogical practices that contribute to the formation and education of children in the rural area of Barreirinha-AM.
Keywords: Educação rural - Barreirinha (AM)
Educação infantil
Classes multisseriadas - Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENSINO DE CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação do campo
Crianças do campo
Classe multisseriada
Identidade
Amazonas
Field education
Early childhood education
Multigrade class
Identity
Amazon
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: VASCONCELOS, Simone Maria oriente. Práticas pedagógicas no contexto multisseriado da Educação Infantil em escolas do campo: Vila Pereira no Município de Barreirinha – Amazonas. 2023.109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9657
Issue Date: 26-Apr-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SimoneVasconcelos_PPGECH.pdf3.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons